User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
mitologia:bottero:deuses:3.4

3.4 Magia

BOTTÉRO, Jean. Au commencement étaient les dieux.

A magia e a medicina reinam na Babilônia

1. Cada civilização e cada época têm suas doses de racional e irracional, mistura particularmente visível na luta contra o mal, que não é apenas contrariante, mas absurdo, sem que a geometria de Euclides jamais tenha conseguido explicá-lo nem a lógica eliminá-lo, paradoxo de que a antiga Mesopotâmia oferece um exemplo surpreendente em sua medicina, a luta organizada contra o mal físico, a doença.

2. Dessa medicina, praticamente desconhecida fora do círculo dos assiriólogos, resta um dossiê considerável, do alto III milênio até o desaparecimento dessa velha cultura pouco antes da era cristã, com vários milhares de documentos técnicos mais ou menos extensos e preservados e um impressionante acúmulo de dados alusivos de todos os setores da literatura, que permaneceram quase incompreendidos até se perceber que os mesopotâmicos haviam construído, com a mesma intenção terapêutica, duas técnicas muito diferentes pela inspiração e pela aplicação: uma medicina de médicos e uma medicina de magos.

3. Em todas as culturas aprendeu-se muito cedo a combater o mal físico com os meios disponíveis, a medicina empírica, conhecida na Mesopotâmia desde a primeira metade do III milênio, pouco depois do início da escrita, sobretudo por meio de seu especialista e técnico, o médico, em acádio asû, palavra de sentido radical ignorado.

A tosse, a febre e as dores de cabeça

1. Formados por um mestre praticante ou em alguma escola célebre, como a Faculdade da cidade de Isin, os médicos aparecem por toda parte nos textos, apresentando-se os mais distintos, segundo um conto bastante irônico, em trajes próprios, de cabeça raspada, pomposos e afetados, portando seu estojo e admirados pelos curiosos, e por vezes se especializavam, como um médico dos olhos conhecido, havendo até raras mulheres-médicas atestadas.

2. Os asû serviam-se sobretudo de remédios, bultu, isto é, o que restitui a vida, extraídos de todas as ordens da natureza, mas principalmente das plantas, por isso chamados genericamente simples, shammû, usados frescos ou secos, inteiros ou pulverizados e geralmente misturados para multiplicar seus efeitos, além de produtos minerais, como sais e pedras, e animais, como sangue, carne, pele, ossos e excrementos, drogas registradas em intermináveis catálogos com dados de identificação e uso específico, preparadas pelos próprios médicos, já que não havia boticários, e administradas em inúmeras formas, como imersões, decocções, poções, loções, unguentos, cataplasmas, envoltórios, pílulas, supositórios, lavagens e tampões, ao lado de gestos e manobras manuais ou instrumentais sobre as partes doentes, como fumigações, bandagens, massagens, palpações e intervenções diversas, e o código de Hamurábi mostra o médico reduzindo fraturas e usando a lanceta para incisões até na região dos olhos.

3. Segundo o gênio de um país há muito conquistado pela tradição escrita, esses métodos, receitas e tratamentos eram registrados em verdadeiros tratados, mais ou menos extensos e especializados, contra a tosse, a febre, as dores de cabeça, as afecções dos olhos ou dos dentes e as doenças internas, nos quais se nomeavam e descreviam os males estudados, alinhando para cada um fórmulas, por vezes numerosas, entre as quais o praticante devia escolher.

4. Uma carta escrita em 670 a.C. ao rei assírio Assaradon (680-669) por seu médico frequente Urad-Nanâ, depois de votos de saúde invocando os deuses curadores Ninurta e Gula, responde à insistência do rei, grande doente cujo copioso dossiê patológico levou um assiriólogo a sugerir, com certa candura médica, um lúpus eritematoso disseminado, explicando que, se antes se confessara incapaz de identificar o mal, agora envia uma carta selada, propõe confirmação pela aruspicina, prescreve uma loção à base de óleo, já preparada duas ou três vezes, que fará cair a febre, aplicável no mesmo dia ou no seguinte, eventualmente a portas fechadas, com sillibânu, talvez raiz seca de alcaçuz, para provocar suor, e acrescenta saquinhos porta-amuletos a pendurar no pescoço e um unguento para fricção em caso de crise.

5. O médico age por si mesmo e diretamente sobre o doente com drogas escolhidas, preparadas e combinadas depois de tentar identificar a natureza do mal pelo exame de suas manifestações, como a febre e os incômodos relatados pelo rei, podendo hesitar e até declarar-se incompetente, mas, uma vez decidido, tão seguro de si que propõe como contraprova uma consulta oracular pelo exame das entranhas de uma vítima sacrificial, técnica de adivinhação dedutiva tida então por científica e infalível, sem nomear nem explicar o mal ao augusto paciente e limitando-se ao essencial, a prescrição de um específico preparado por ele, uma loção de ação natural e imediata por sudorese abundante para baixar a febre, acrescida de porta-amuletos e de um unguento para eventual crise aguda, linguagem e comportamento de ofício que constituem os rudimentos da medicina atual.

O exorcista

1. A outra terapêutica, a dos magos, profundamente enraizada num sistema de pensamento muito distante do atual, exige algumas explicações preliminares.

2. Para os mesopotâmicos, os males físicos e as doenças eram apenas uma das manifestações desse parasita onipresente da existência que se poderia definir como mal de sofrimento, tudo o que contraria o legítimo desejo de felicidade, e a questão de sua origem, de onde vêm as doenças do corpo, do espírito e do coração, as dores, os pesares, as privações e as desgraças que atravessam, escurecem ou interrompem brutalmente a vida antes da hora, questão tão velha quanto o homem, recebeu em cada cultura respostas ajustadas a seus parâmetros.

3. Na busca das causas não imediatas nem evidentes, sumérios e babilônios não dispunham da lógica conceitual moderna, com seu arsenal de análise e dedução rigorosa das ideias, e recorriam à ficção orientada e calculada, à construção imaginária de personalidades ou acontecimentos articulados ao mesmo tempo aos agentes invocados e à disposição dos fenômenos a explicar, apresentados como seus efeitos: os mitos.

4. Para dar sentido ao mundo e à própria existência postulou-se uma sociedade sobrenatural de deuses à imagem humana elevada ao superlativo, infinitamente mais fortes, mais sábios e de vida sem fim, que, para obter na ociosidade e despreocupação abundância de todos os bens úteis e agradáveis, fabricaram os homens como trabalhadores, produtores e servidores e comandavam toda a sua vida, e, como seria insensato imputar a esses deuses-patrões os males que assaltavam seus servidores e freavam seu zelo e rendimento, forjou-se outra série de personalidades, inferiores aos criadores e soberanos do Universo, mas superiores às suas vítimas, capazes de provocar livremente as desgraças que envenenam a existência: os demônios.

5. Num primeiro momento, os ataques demoníacos pareciam espontâneos e imotivados, como os de cães agressivos que de repente mordem, e, como eram incessantes e não poupavam ninguém, elaborou-se contra eles uma verdadeira técnica, um conjunto de procedimentos tradicionais considerados eficazes contra doenças e outras desgraças, extraídos dos dois grandes setores da capacidade humana de agir sobre os seres, a manipulação e a palavra, pois basta saber comandar para ser obedecido e há por toda parte elementos, instrumentos e forças capazes de transformar as coisas, como a água para lavar ou afogar, o fogo para purificar ou aniquilar e outros produtos para afastar, modificar ou dissolver, além de constantes ou leis às quais submetê-las, como a atração dos semelhantes, a repulsão dos contrários ou o contato que transmite o mesmo fenômeno de um sujeito a outro.

As forças sobrenaturais

1. Assim foram elaboradas, como nos diversos setores da técnica, inclusive a medicina empírica, numerosas receitas tidas como capazes de expulsar os demônios, defender contra suas agressões e afastar os males inoculados em suas vítimas, e é a esse nível da luta contra o mal, em que a atividade caprichosa das forças sobrenaturais era diretamente contrariada pela ação ou palavra eficazes das vítimas, que se deveria reservar o nome de Magia, tantas vezes empregado a torto e a direito.

2. Enquanto tal, a Magia quase não está atestada no enorme dossiê, pois em data indeterminável, o mais tardar no alto III milênio, foi assumida numa atitude completamente diferente, religiosa e teocêntrica, em que, talvez em acordo com o movimento de devoção que produziu uma primeira sistematização do panteão, o domínio dos deuses se estendeu a todo o Universo e os demônios, perdendo sua liberdade primitiva, passaram a seu controle, e em que, por analogia com os soberanos terrenos, se imputou aos deuses a responsabilidade de todas as obrigações e proibições religiosas, sociais, administrativas, jurídicas e políticas, de modo que toda infração a qualquer norma, interditos imemoriais, imperativos costumeiros ou prescrições do direito e das autoridades, tornava-se ofensa aos deuses, falta, pecado, a ser reprimida com castigos, os males e desgraças da existência, agora infligidos pelos demônios não mais por capricho, mas por ordem divina, como executores da sanção, integrando o mal de sofrimento e a doença ao sistema religioso do Universo e dando-lhes justificativa, explicação e razão de ser última.

3. Esse sistema forneceu também o antídoto, pois a técnica contra as forças más foi conservada materialmente inalterada da Magia primitiva, feita das mesmas palavras e gestos, ritos orais e manuais antes tidos como atuantes diretamente sobre os demônios hostis e agora incorporados ao culto sagrado como sua parte sacramental, em cerimônias por vezes da dimensão de liturgias solenes, das quais restam surpreendentes quantidades de rituais, nas quais se pedia aos soberanos do Mundo que ordenassem aos demônios e forças maléficas não se aproximar dos solicitantes ou retirar-se deles com os males que lhes haviam infligido: o Exorcismo propriamente dito.

4. Obtinha-se assim outra medicina, não específica, mas universal, por ter como objeto a expulsão do mal de sofrimento enquanto tal, fundada não no empirismo, mas num verdadeiro sistema de pensamento mitológico e teológico de dependência dos deuses e recurso a seu poder, cujo especialista já não era o asû, mas um clérigo, o exorcista, em acádio âshipu, algo como conjurador dos males ou purificador das impurezas tidas como causa de sua irrupção.

“A dimîtu subiu do Inferno”

1. A atuação do exorcista e a diferença entre seu comportamento diante da doença e o do médico asû aparecem nas instruções de um diretório para a expulsão ritual de uma doença chamada dimîtu, nome hoje opaco que, na nosologia nebulosa e imprecisa da época, provavelmente designa antes uma família de afecções que um mal unívoco.

2. O primeiro passo apresenta a doença e lembra suas origens: a dimîtu subiu do Inferno, e os demônios que a traziam, caindo sobre o paciente abandonado pelo deus protetor que ele ofendera, envolveram-no nela como num manto.

3. O segundo passo descreve o estado miserável do doente para comover os deuses, com o corpo infectado, braços e pernas paralisados, o peito esgotado em acessos de tosse, a boca cheia de catarro e o paciente mudo, deprimido e prostrado.

4. O terceiro passo sublinha a origem sobrenatural do remédio, para garantir sua eficácia e indicar que o oficiante agirá apenas em nome dos grandes mestres divinos do Exorcismo, Ea e Marduk, narrando como Marduk, ao ver o doente, procurou o pai Ea, descreveu-lhe a condição do enfermo e confessou ignorar sua falta e o modo de curá-lo, ao que Ea respondeu que o filho tudo sabia tanto quanto ele.

5. O quarto passo apresenta o tratamento como instruções de Ea a Marduk, cujo papel o exorcista desempenha: tomar sete pães de farinha grossa unidos por um laço de bronze, esfregá-los no doente e fazê-lo cuspir sobre as migalhas caídas, pronunciando sobre ele uma Fórmula de Eridu, conjuração ou prece especial de eficácia reputada, depois de levá-lo à estepe, a um lugar afastado, ao pé de uma acácia selvagem, e confiar o mal, sob a forma dos pães esfregados e das migalhas, a Nin-edinna, deusa padroeira da estepe, para que Ninkilim, deus padroeiro dos pequenos roedores selvagens, faça estes contraírem a doença ao roer esses restos.

6. O quinto passo é um rito oral em forma de invocação final, pedindo que a deusa curadora Gula, capaz de devolver a vida aos moribundos, restabeleça o doente pelo toque de sua mão e que Marduk compassivo pronuncie a Fórmula que o libertará de seu sofrimento.

7. Não se trata de uma iniciativa do operador, como no caso do médico de Assaradon, mas de um ritual fixado de antemão e imutável, no qual o exorcista apenas executa o cerimonial autoeficaz e se apaga diante dos deuses que representa, verdadeiros curadores, sendo o mal concebido como realidade material trazida de fora, do Inferno, pelos demônios e depositada no corpo do doente, exposto sem defesa por seu deus ofendido, que o entregava aos executores de sua vingança, e o tratamento, cuja receita se atribui a Ea, inventor de todas as técnicas, aplicado pelo exorcista na pessoa de Marduk, baseia-se na lei do contato e da transferência, por meio dos pãezinhos em número sagrado de sete esfregados no corpo para captar o mal, e na lei da repetição que reforça a eficácia de palavras e atos, pelo cuspe sobre as migalhas recolhidas, realizando-se fora do espaço socializado, em plena estepe, para afastar o mal do paciente e dos outros homens, junto a um arbusto do deserto ao qual se atribuía, por razões ignoradas, virtude purificadora, onde se abandona o pão portador do malefício para que os animaizinhos selvagens, impelidos pelas divindades locais, o devorem e levem consigo a doença retirada do paciente, sendo esse o meio pelo qual os deuses invocados devem curar o doente.

8. Resta uma prodigiosa quantidade de exorcismos contra todos os males e desgraças que podiam atingir os homens em sua situação, coração, espírito e corpo, dos quais apenas as duas últimas categorias pertencem, do ponto de vista moderno, à terapêutica exorcística, distinguindo-se das outras somente pelo objeto imediato, já que todos seguem o mesmo esquema essencial, variando apenas, conforme o fim e as circunstâncias, os ritos manuais, o conteúdo das preces, o recurso a leis diferentes e os ingredientes, tomados como na medicina das diversas ordens da natureza, mas muito menos diversificados pelo número reduzido de poderes exploráveis, como purificação, expulsão e evacuação, e que, ao contrário dos remédios médicos, tinham com os males apenas uma relação mística e imaginária, como a acácia selvagem, servindo não como específicos de virtude própria, mas como suportes e reforços das preces destinadas a decidir os deuses a agir.

9. Na medicina exorcística só os deuses agiam, limitando-se o exorcista a implorá-los aplicando um ritual tradicional tido como capaz de influenciá-los mais seguramente, terapêutica articulada sobre ficções, mitos e forças incontroláveis e portanto propriamente irracional, ao passo que na medicina empírica o operador era o próprio médico asû, que examinava o doente, decidia aqui e agora o tratamento, preparava-o com as próprias mãos e escolhia manipulações e simples por sua virtude natural de frear ou deter o mal, com causas e efeitos proporcionados e da mesma ordem, terapêutica racional.

10. As origens dos dois métodos perdem-se nas trevas da pré-história, mas, irredutíveis um ao outro por sua constituição e espírito, seria imprudente querer a todo custo que um tivesse saído do outro ou representasse progresso ou regressão, já que ambos sobreviveram juntos durante toda a longa história do país, vendo-se do início ao fim exorcistas e médicos atuando lado a lado, muitas vezes à cabeceira dos mesmos pacientes.

11. O enfermiço Assaradon, que se confiava a seu arquiatra Urad-Nanâ, recorria ao mesmo tempo aos exorcistas, entre eles Marduk-shâkin-shumi, de quem restam umas trinta respostas às consultas do rei, uma delas contemporânea da carta de Urad-Nanâ e aparentemente relativa à mesma crise, de tom e ótica muito diferentes, que, após votos invocando Nabû e Marduk, atribui à febre persistente a falta de forças nos braços e pernas e a incapacidade de abrir os olhos, assegura que nada é grave, que os deuses Assur, Shamash, Nabû e Marduk providenciarão a cura e que basta esperar, podendo o rei e seu círculo comer o que quiserem, otimismo que pressupõe que o exorcista tenha realizado os rituais e exorcismos necessários para obter o favor divino sem risco de indispor os deuses pela violação de algum interdito alimentar, de modo que médico e exorcista tratavam simultaneamente a mesma doença e o mesmo paciente, cada um a seu modo.

Duas terapêuticas

1. Quando o tratamento de um se mostrava infrutífero, recorria-se ao outro, como prevê um tratado médico sobre a febre que, diante de uma dor persistente nas têmporas atribuída à intervenção de um fantasma, manda o médico massagear o doente com um unguento depois de o exorcista ter agido sem resultado, e o médico também conhecia fracassos, como as recaídas apesar de sua intervenção, havendo até receitas para insucessos sucessivos de médico e exorcista, sem que tais falhas abalassem a confiança nas duas terapêuticas e em seus representantes, pois o asû era falível como todos e os deuses permaneciam livres para não atender às preces, existindo rituais de recurso para os casos de recusa divina, de modo que, para os pacientes, nem a coexistência nem os fracassos das duas terapêuticas eram escandalosos, já que se completavam e sempre havia excelentes razões para explicar suas falhas, o que permitiu que a medicina empírica e a exorcística persistissem juntas, sem revolução nem progresso fundamental apreciável, enquanto durou a civilização do país.

2. Com o tempo as duas medicinas chegaram a contaminar-se mutuamente, de modo que se encontra irracional exorcístico na medicina e racional médico na prática dos âshipu.

3. Quando o médico Urad-Nanâ, para reforçar a virtude sudorífica de sua loção ou atenuar seus efeitos violentos, envia ao rei porta-amuletos para pendurar no pescoço, comporta-se como um praticante moderno devoto que aconselhasse ao doente uma medalha milagrosa, pois esses saquinhos, chamados melû, pertenciam exclusivamente aos exorcistas, que os preparavam com peles ritualmente tratadas e neles encerravam, com orações e manipulações devotas, talismãs destinados a afastar as forças maléficas.

4. Certas doenças eram correntemente definidas não por termos próprios, como dimîtu ou di'u, nem por descrições, como ferida com escorrimento, mas por nomes de divindades, demônios ou outros agentes sobrenaturais maléficos tidos como seus causadores, falando-se de intervenção ou captura do deus Shamash, do deus Sîn, da deusa Ishtar, de um demônio râbisu ou de um fantasma, ficções explicativas de origem exorcística provavelmente tomadas ao pé da letra pelos exorcistas na escolha do tratamento sobrenatural, enquanto os médicos, que por vezes as emprestaram, como a intervenção de fantasma, provavelmente as viam apenas como designações de estados mórbidos ou síndromes mais ou menos definidas, como a intervenção de fantasma, que parece ter designado um estado patológico relativo antes aos nervos ou ao psiquismo que ao organismo propriamente dito.

5. O contágio merece atenção, pois numa carta de cerca de 1780 a.C. o rei de Mari, Zimri-Lim, em viagem, adverte a esposa de que a senhora Nannamé, apesar de atingida por uma doença purulenta da pele, literalmente ferida com escorrimento, frequenta o Palácio e muitas mulheres, ordenando que ninguém se sente em sua cadeira nem se deite em sua cama e que ela deixe de conviver com elas, porque sua doença se pega, e numa segunda carta fragmentária manda isolá-la num cômodo à parte para evitar a propagação, documentos que constituem provavelmente o mais antigo testemunho médico sobre o contágio e mostram que, para os médicos, uma doença podia passar por contato, mesmo indireto, de um sujeito a outro, lição que não exigia gênio sobre-humano num país assolado desde tempos imemoriais por epidemias mortíferas, mas que reaparece em contextos indubitavelmente exorcísticos, como no grande diretório chamado Combustão, Shurpu, que, ao examinar como o paciente pode ter contraído o portador de desgraça que devasta seu espírito, coração ou situação, conjectura um contato mediato com alguém já atingido, por ter dormido em sua cama, sentado em sua cadeira, comido em sua tigela ou bebido em seu copo, exemplo de contaminação muito antiga do Exorcismo pela medicina.

6. Último reflexo, e dos mais significativos, dessa interpenetração das duas terapêuticas é a obra mais notável sobre as doenças, verdadeira obra-prima composta o mais tardar há quase trinta e cinco séculos e intitulada por seu editor Tratado de diagnósticos e prognósticos médicos, distribuída em quarenta tabuletas com cerca de cinco ou seis mil linhas, das quais resta a metade, construída segundo o modelo dos manuais de adivinhação dedutiva para reunir todos os sinais e sintomas mórbidos observados e deles tirar conclusões sobre a natureza e a evolução do mal, classificando-os da terceira à décima quinta tabuleta, estando perdida a décima sexta, numa ordem que percorre o corpo da cabeça aos pés e considera em cada parte todas as apresentações medicamente significativas, como coloração, volume, aspecto, temperatura, sensibilidade, presença de dados adventícios e atitudes gerais do doente concomitantes.

Século XVIII a.C.

1. A propósito do nariz, por exemplo, o Tratado enumera casos de sangramento, ponta úmida, ponta alternadamente quente e fria, ponta amarela e erupções vermelhas, brancas, vermelhas e brancas ou negras, e a nona tabuleta, dedicada ao rosto, alinha setenta e nove observações, cada uma seguida de seu diagnóstico e frequentemente de seu prognóstico, favorável, isto é, viverá, ou fatal, morrerá, ou ainda do número de dias até a cura ou a morte, enquanto as tabuletas XVII a XXVI reúnem não sinais isolados, mas dados semiológicos concomitantes de diversas doenças em seu desencadeamento e evolução, as tabuletas XXVII a XXXIV estão perdidas e as últimas, XXXV a XL, tratam da gravidez e da patologia das grávidas e dos lactentes.

2. A obra impressiona por sua dominante empírica, evidentemente fundada em centenas de observações e casos cuja descrição soube afastar os traços acidentais para conservar apenas o medicamente significativo, curiosidade aliada a grande cuidado de discernimento, análise, reunião e comparação dos dados nosológicos que remonta provavelmente a época muito antiga, como mostra um pequeno florilégio divinatório de cerca do século XVIII a.C. que, a partir de um estrabismo bilateral, diagnostica um traumatismo craniano com perda da razão, e são análises desse tipo que forneceram ao Tratado a maior parte de suas proposições médicas, como o diagnóstico de doença venérea diante de bolhas vermelhas da cabeça aos pés com pele lívida, o prognóstico fatal para o doente que já não reconhece os próximos ou que tem o rosto paralisado e o tronco bloqueado por um ataque de paralisia, a descrição de uma crise de malária, aparentemente atribuída ou assimilada a uma insolação, com acessos remitentes de febre, calafrios e suores, chamada febre di'u intermitente, com cura em sete dias, e a de uma crise de epilepsia, em que o doente cai de repente para a frente ao caminhar, com os olhos dilatados e incapaz de mover braços e pernas.

3. Outro dado de ordem médica é a prudência e o realismo empírico dos prognósticos, ainda mais evidentes na comparação com os tratados de adivinhação dedutiva fisiognomônica, que extraíam previsões das diversas apresentações do rosto e do corpo dos consulentes e chegavam, por uma lógica particular, a predições extravagantes em relação aos sintomas e projetadas a um, dois, três anos ou mais, ao passo que o Tratado nunca vai além do mês seguinte à observação, prazo medicamente plausível, e prevê o que tem relação direta e admissível com os sintomas, como mostra o rosto lívido, do qual o fisiognomonista deduz morte pela água, consequência de um Perjúrio ou, segundo outra interpretação, vida longa, enquanto os médicos do Tratado anunciam simplesmente morte próxima, previsão mais racional e lógica diante de um rosto exangue, sugestivo de anemia, hemorragia interna ou causa análoga.

“Por que eu?”

1. Tanto nos diagnósticos quanto nos prognósticos, o Tratado revela uma preocupação de verossimilhança e de verdade positiva e constatável, na linha de um esforço racional e propriamente médico de análise dos dados factuais e de reflexão sobre o que neles se pode descobrir numa perspectiva nosológica, constituindo uma obra de medicina.

2. Em meio a esse bom senso, a esses juízos ponderados e a essa competência confiável surgem, porém, aqui e ali, traços perfeitamente irracionais vindos diretamente do Exorcismo, não tanto os frequentes diagnósticos do tipo intervenção de tal deus, demônio ou força maléfica, provavelmente tomados como formulações de síndromes nosológicas, mas sim casos plenamente inseridos no sistema teológico do Mal, como as dores na bacia atribuídas à intervenção do deus Shulak porque o doente se deitara com a irmã, com morte após algum tempo, ou as têmporas doloridas e os olhos velados porque amaldiçoara seu próprio deus ou o deus de sua cidade.

3. São sobretudo as duas primeiras tabuletas que mergulham o Tratado no universo mitológico e irracional do Exorcismo, convidando apenas o âshipu a observar os sinais fortuitos que lhe aparecerem a caminho da casa do doente, dos quais poderá deduzir, antes mesmo de examiná-lo, diagnóstico e prognóstico, como a hidropisia anunciada por um porco rosado visto no caminho ou o prognóstico fatal anunciado por um porco negro.

4. Por falta de manuscritos suficientes e bem distribuídos no tempo, escapa a história, provavelmente secular, da composição de um Tratado tão complexo, no qual intervieram muitas mãos e muitos séculos, história que talvez explicasse como se chegou a encabeçar uma obra tão francamente médica com tabuletas tão manifestamente concebidas em espírito exorcístico, mas, quaisquer que tenham sido as circunstâncias desse acréscimo, é claro que se quis oferecer aos usuários uma visão das duas medicinas como aliadas.

5. Como essa junção não modificou em nada as características essenciais de cada medicina, sua utilidade pode ser vista em duas vantagens, a primeira delas, no plano terapêutico, fundamental, o incentivo a aplicar conjuntamente as duas técnicas, multiplicando as chances de êxito, uso já corrente que o Tratado assim avalizava.

6. A segunda vantagem, ainda mais capital, está em que a medicina empírica, embora fornecesse remédios, programas de cuidados, chances de cura, nomes e descrições de doenças e, após o diagnóstico, previsões sobre sua evolução, só apresentava causas imediatas, como um choque, uma relação com uma mulher ou excesso de sol, ao passo que a medicina exorcística, sistematizada e ligada diretamente à perspectiva teocêntrica, a única universalmente válida e esclarecedora naquele país e tempo, vinculava a doença, como todo mal de sofrimento, à causa que explicava o desencadeamento da causa próxima, a vontade punitiva dos deuses, sendo a única capaz de dar o porquê último do mal e de tranquilizar completamente o espírito, respondendo à verdadeira questão final que atormentava e ainda atormenta doentes e infelizes, por que isso aconteceu justamente comigo, resposta necessariamente apriorística, imaginária e irracional, mas da qual o homem parece ter real necessidade, ainda que não possa controlá-la nem demonstrá-la.

7. A persistência atual do sentimento religioso e da crença num mundo sobrenatural qualquer e, em sentido completamente diferente, o sucesso de métodos curativos deliberadamente irracionais, quando não estapafúrdios e ineptos, sugerem que, no fundo, as coisas não mudaram tanto desde a antiga Babilônia.

mitologia/bottero/deuses/3.4.txt · Last modified: by 127.0.0.1