====== Jâmblico ====== //La Puerta. Sufismo.// **JÂMBLICO E OS MISTÉRIOS DO EGITO** 1. O neoplatônico Jâmblico nasceu em Cálcis, na ilha de Eubeia, na segunda metade do século II de nossa era, e morreu por volta do ano 330. 2. Foi aluno de Anatólio, um dos discípulos de Porfírio, e mais tarde do próprio Porfírio. 3. Além dos Mistérios do Egito foi autor de numerosas obras, a maioria delas perdidas, das quais, no entanto, se conservam alguns extratos. 4. Estobeu, por exemplo, nos deixou citações importantes da Teogonia Caldeia, assim como do De Anima. 5. A primeira tradução latina de Os mistérios do Egito deve-se a Marsílio Ficino, que a realizou em 1497, a partir de um manuscrito copiado por volta de 1460. 6. Os Mistérios do Egito dividem-se em dez livros que são uma resposta à carta de Porfírio a Anebón e uma solução das dificuldades que nela se encontram. 7. Essa resposta parece ter gozado de certa popularidade, mesmo em meios cristãos, pois Eusébio a cita em sua Preparação Evangélica e Santo Agostinho em sua Cidade de Deus, X-XI. 8. Na carta em questão, Porfírio atacava a Teurgia e certas formas de adivinhação que Jâmblico se esforça por defender baseando-se nos ensinamentos dos Mistérios egípcios e caldeus. 9. Os extratos escolhidos desses dez livros procedem especialmente do livro I, que trata de várias questões apelando à sabedoria caldeu-egípcia, do livro V, que se ocupa dos sacrifícios e ressalta a importância da oração, do livro VII, que trata da mistagogia simbólica dos egípcios, e do livro VIII que, em grandes linhas e com consideráveis lacunas, expõe algumas ideias sobre a teologia e a astrologia. 10. Foram traduzidos a partir da edição de Edouard des Places. 11. Como outros muitos filósofos gregos, Jâmblico não é em realidade um elaborador de sistemas novos ou originais, pois para ele os fundadores da Teurgia, tema central dos Mistérios do Egito, são sempre os sacerdotes egípcios, a que muito frequentemente chama os antigos. 12. Os ensinamentos que aparecem em sua obra procedem destes, atuando Jâmblico como um autêntico transmissor da sabedoria egípcia no que se refere a Deus, ao intelecto e à alma. 13. Deus é esse fogo supraceleste que tira sua claridade de si mesmo, que não nasceu, que é incorpóreo e imaterial. 14. O intelecto, a centelha divina no homem cujo despertar permite sua regeneração, é aquilo que em nós há de divino, inteligente e uno, que se desperta manifestamente na oração, e, despertando-se, esse elemento aspira superiormente ao elemento semelhante e se une a ele na perfeição em si. 15. A oração e, sobretudo, o louvor eram uma parte importante das práticas religiosas egípcias, e isso o demonstra a imensa quantidade de hinos que hoje em dia se conservam. 16. A função eminentemente litúrgica desses hinos não os priva, mas muito ao contrário, de um extraordinário valor poético. 17. A oração era para os egípcios algo natural no homem caído e não só tinha o poder de orientá-lo para Aquele a quem ora, mas também o de aproximá-lo d'Ele. 18. Num hino a Amon lê-se que Ele ouve as orações daquele que grita para ele, e que num instante vem de longe para aquele que o invoca. 19. Ter consciência de nosso nada é o que nos impele a orar, e pela súplica nos elevamos pronto até o Ser a quem suplicamos, tornamo-nos semelhantes a Ele por sua frequência contínua e de nossa imperfeição chegamos pouco a pouco à perfeição divina. 20. Na oração consideram-se três graus, que Jâmblico explica com detalhe e que, além de serem digno objeto de ensino, fazem com que a ciência dos deuses se aperfeiçoe. 21. O primeiro grau de oração nos leva ao contato com o divino e nos permite conhecê-lo, o segundo grau estabelece uma comunhão e uma conformidade de sentimentos que atrai os dons que os deuses enviam de cima mesmo antes de tomarmos a palavra e mesmo antes de pensarmos, e no terceiro se sela uma união inefável que funda sobre os deuses toda a sua eficiência e faz com que nossa alma repouse perfeitamente neles. 22. A oração é, pois, um instrumento valiosíssimo nas mãos do homem que quer recuperar seu estado de união com o divino, que alimenta nossa alma e que revela aos homens os segredos divinos. 23. Para os egípcios, a criação, a natureza ou o mundo das aparências não são senão símbolos de outra realidade, do mesmo modo que seus hieróglifos e sua mitologia também se referem a ela, podendo-se confundi-los, tal como tende a fazer o profano, com meros símbolos da natureza. 24. Faziam uma distinção entre a natureza e a vida natural que dela depende, a vida psíquica e a intelectual, estando os planos psíquico e intelectual acima do natural, e a fatalidade ou o destino que atua sobre o natural e sobre o psíquico não chega a alcançar o intelectual. 25. Essa ideia não era de modo algum uma mera concepção ou consideração teórica, pois, segundo Jâmblico, os sacerdotes egípcios recomendam ascender pela Teurgia hierática às regiões mais elevadas, mais universais, superiores à fatalidade. 26. Trata-se de uma via ensinada por Hermes, que o profeta Bytis interpretou ao rei Amon depois de a ter descoberto, gravada em hieróglifos num santuário de Sais, no Egito. 27. Para os sacerdotes egípcios, o homem tem duas almas, uma das quais participa da natureza divina, que é intelectual, e outra introduzida em nós a partir da revolução dos corpos celestes. 28. Essa alma intelectual é superior ao ciclo dos nascimentos e graças a ela, libertados da fatalidade, nos remontamos para os deuses inteligíveis. 29. A grande ensinança dos egípcios, transmitida nos hieróglifos e de que Jâmblico se faz eco, seria pois a resposta a como se livrar da Fatalidade, e a Teurgia o sistema que nos propõem. 30. A fatalidade é o estado do homem caído, submetido à corruptibilidade e submetido aos astros. 31. Jâmblico declara que o homem, concebido como divinizado, unido outrora à contemplação dos deuses, deslizou em outra alma combinada à forma especificamente humana e por isso se encontra preso nos laços da necessidade e da fatalidade. 32. A verdadeira Teurgia é, para Jâmblico, uma mistagogia sagrada, e não é nosso pensamento que opera esses atos teúrgicos, pois sua eficácia seria então intelectual e dependeria de nós, e nem uma nem outra coisa são verdadeiras. 33. Sem que nos demos conta disso, são com efeito os próprios signos, por si mesmos, que operam sua própria obra, e o inefável poder dos deuses a quem concernem esses signos reconhece suas próprias cópias por si mesmo sem necessidade de ser despertado pela atividade de nosso pensamento. 34. O que desperta propriamente o poder divino são os próprios signos divinos, e assim o divino é determinado pelo divino e não recebe dos seres inferiores outro princípio senão sua própria ação. 35. Vê-se que nada tem a ver com a feitiçaria ou com o poder mental. 36. Hermes é a helenização do deus egípcio Toth, e não se sabe com certeza quem foi Bytis, mas alguns autores creem que é o mesmo sacerdote de que fala o alquimista Zósimo em seus Comentários sobre a letra Ômega, referindo-se a ele com o nome de Bytos. 37. Trata-se da difícil distinção entre o espírito e a alma pura, a centelha divina no homem, estando o primeiro à mercê do destino astrológico e sendo a segunda, por ser uma emanação da divindade, eterna, referindo-se a ela um papiro deste modo, em que se diz que minha alma é Deus e minha alma é eternidade. 38. Sirva esta breve exposição para nos centrar na motivação profunda que impeliu os egípcios a inventar uma série de divindades, cada uma das quais tem, como irá advertindo o leitor, um significado concreto e preciso. 39. Todo o seu panteão, todos os seus mistérios e todo o seu curiosíssimo sistema de mumificação não apontam senão para ensinar o caminho da incorruptibilidade à ressurreição. {{tag>Paradejordi Jâmblico neoplatonismo Egito}}