3 Cidade e Universidade

PACHTER, Henry M. Paracelsus: Magic into Science. New York: Henry Schuman, 1951. (The Life of Science Library, 20).

CONTROVÉRSIAS DO SÉCULO XVI

1. Em 1507, aos catorze anos, Theophrastus trocou a jaqueta fuliginosa do trabalhador de metais por um chapéu de veludo e uma faixa amarela, o traje do estudante viajante, e com outros scholares perambulou de escola em escola, mas nenhuma universidade lhe deu o conhecimento que ansiaba, pois em Heidelberg achou os estudantes mais inclinados ao prazer que ao saber, Freiburg era uma casa de indecência, em Ingolstadt sentiu-se frustrado pela instrução dogmática de seus escolásticos ortodoxos e em Colônia impacientou-se com o obscurantismo que logo se tornaria o motivo de riso da Europa humanista, comparando a educação acadêmica a um cão sendo treinado a saltar através de um aro.

2. Por dois anos vagou por terras alemãs sem nunca criar raízes, e naqueles dias os scholares vagabundos enxameavam pelo país, seguindo um professor famoso ou buscando instrução, alguns viajando em multidões, bebendo e gracejando, muitas vezes dificilmente distinguíveis de saqueadores, e Lutero pregava contra sua ignorância e devassidão, pois para viver cantavam em estalagens, arrancavam dentes, adivinhavam o futuro pelas estrelas, vendiam drogas e mendigavam, divertindo-se com os burgueses, os desprezados filisteus, e brincando com suas filhas e criadas.

3. Como os estudantes eram isentos da lei local, sua conduta fora do campus era difícil de controlar, e cidadãos pacíficos não tinham meios legais de frear o vandalismo que fazia da universidade uma praga, e não uma honra, para uma cidade, e em Viena as guildas finalmente se uniram contra os estudantes e os derrotaram em uma batalha campal, a famosa Guerra Latina, que durou vários dias e causou considerável dano à propriedade.

4. Em Paris, a faculdade teve de lembrar aos estudantes que não era apropriado trazer namoradas para as salas de aula ou actum Veneris exercere in publico, e também era explicitamente proibido atirar pedras ou esterco durante as aulas, precaução esta que pode ter sido necessária porque as polêmicas entre facções teológicas e doutrinas rivais haviam degenerado em troca de lama entre os próprios professores.

5. Quando a retórica era uma das três artes principais que um estudante tinha de dominar, os debates eram tão populares no campus quanto o futebol é hoje, mas para o jovem Theophrastus eles eram chocantes, pois ele viera à universidade como um filho fiel da Igreja, ansioso por aprender A Verdade dos lábios de seus guardiões designados, e em vez disso ouviu professores denunciando uns aos outros como hereges.

6. Ele havia assumido ingenuamente que toda a Verdade é uma e que a Razão, o mais precioso dom de Deus ao homem, se usada corretamente, nunca poderia estar em desacordo com a Fé, mas agora aprendia que a verdade é dupla, e todos os grandes doutores da Igreja, por todo seu amor e labor, haviam sido incapazes de transpor o abismo que separa a Fé da Razão, e em Wittenberg um monge agostiniano, o Professor D. Martinus Luther, ensinava que a Razão é a prostituta do Diabo.

7. A orgulhosa e gélida arquitetura da filosofia medieval havia caído em ruínas durante os séculos XIV e XV, e quando os humanistas falavam da Idade das Trevas tinham em mente o declínio do saber naquelas gerações da Peste Negra, da Guerra dos Cem Anos, do Cisma da Igreja, da fome, da guerra civil e do declínio das guildas, e as faculdades estavam despovoadas, e os professores apenas imitavam as subtilezas dos grandes pensadores do século XIII, e os grandes mestres do século XVI os criticavam.

8. Erasmo escreveu que eles passam o tempo questionando, dividindo, distinguindo e definindo, dividem a primeira parte em três, das quais a primeira parte por sua vez é dividida em quatro, e assim por diante, e as correntes de Vulcano não podem amarrá-los, pois cortam o elo com uma distinção como com um machado, e dirão através de que fenda o Pecado se insinuou para corromper o homem e como Cristo se formou no ventre de uma virgem, e explicarão como Deus pode ser uma mulher ou um asno, pode assumir a substância do Diabo ou de uma abóbora, e se assim for, como tal abóbora pode pregar um sermão, operar milagres ou ser crucificada.

9. Era uma crise da ciência, tão profunda quanto a de hoje, com filosofias de dúvida e desespero refletindo uma crise de cultura e sociedade, e pensadores eminentes chegaram à conclusão de que a Razão já não podia lidar com a complexa realidade da vida, e a erudição acadêmica e a filosofia falhavam em acalmar os escrúpulos de sua consciência.

PLATÃO E A BUSCA DA CERTEZA

1. Quando Theophrastus chegou a Tübingen, a Alma Mater de seu pai, testemunhou uma discussão animada, pois a universidade tinha uma faculdade dupla, de professores da velha escola e de modernos ocupados em provocar uns aos outros, e como todo estudante era obrigado a inscrever-se em uma das duas facções rivais, Theophrastus juntou-se à velha escola e, conforme o costume, jurou lealdade vitalícia a seus professores.

2. Esse juramento fatídico o colocou em desacordo com os líderes do movimento da Reforma, pois Lutero, Calvino e quase todos os seus seguidores estavam no campo oposto, e Paracelsus nunca pôde suportá-los, e a maioria dos reformadores seguia a filosofia de um frade franciscano, William de Occam, 1290-1350, que pode ser chamado de discípulo crítico de Aristóteles, enquanto Theophrastus, por outro lado, seguia a escola de Duns Scot, 1265-1308, outro franciscano, cujos princípios básicos eram mais próximos de Platão.

3. Os occamistas acreditavam na Predestinação, Paracelsus no Livre Arbítrio, eles apoiavam os poderes particularistas dos novos estados nacionais e citadinos, ele favorecia um Governo Mundial sob um Imperador, eles sustentavam que somente a Fé podia salvar a alma de um homem, ele esperava encontrar Sócrates e Platão, redimidos por suas obras imortais e amor, no céu cristão.

4. Platão e o Scot eram considerados mais conservadores, e sua filosofia implicava que, no conjunto, o mundo era racional e harmonioso, e entre os famosos escotistas Dante provavelmente é o mais conhecido, e o pensamento de Theophrastus foi formado pela visão de mundo austera que ainda admiramos em sua Divina Comédia, enquanto a maioria dos avanços na ciência, ao contrário, havia sido conduzida sob auspícios aristotélicos.

5. O aristotélico contemporâneo achava difícil reconciliar Fé com Razão, essência com existência, alma com intelecto, e sua filosofia atraía aqueles que sentiam que a teologia cristã precisava de ajuste às condições mutáveis da vida, daí a afinidade dos movimentos da Reforma e das classes médias urbanas pela filosofia crítica de Occam, além disso, a lógica e a metafísica de Aristóteles pareciam fornecer uma boa base para os empreendimentos científicos da época, coletando e classificando dados e encontrando de algum modo um nicho para cada criatura na Criação.

6. Tal progresso laborioso dificilmente atraía o radicalismo de Theophrastus, e como Vesalius, Giordano Bruno e Galileo depois dele, ele se sentiu atraído por Platão, por seus voos utópicos, sua assertividade especulativa, seu idealismo, e seu problema não era o dos empiristas, pois ansiava por evidência de que o homem não é um estranho no Universo, mas tem o poder de compreendê-lo através da Luz da Natureza.

7. Ele desejava encontrar certeza, não sobre fatos particulares, mas sobre a essência de todas as coisas, e em sua obstinada mente suíça não havia espaço para a sutil distinção de Occam entre ser e essência, e com Duns Scot estava interessado em evidência, e com Platão gostava de pensar que o que é bom e belo também é racional e real.

8. Tal filosofia podia fortificar o indivíduo na crença de que seu julgamento pessoal do bom e do sublime era a autoridade suprema, que ele tinha a Luz da Natureza diretamente de Deus, o que os luteranos occamistas negavam, contendendo que o homem estava constantemente em erro.

9. Assim, uma filosofia originalmente conservadora tornar-se-ia o instrumento de um afastamento radical nas mãos de Paracelsus, e a Luz da Natureza, ele esperava demonstrar, estava nos corações dos homens, não nos livros, e esse novo sentimento deu um novo giro a velhas ideias, pois se nós humanos conhecêssemos nosso coração, Gemith, em verdade, nada na terra nos seria impossível.

10. Gemith é uma experiência pessoal que o indivíduo desfruta através da Natureza, não através da erudição, e a velha filosofia escolástica assumia que o estudante era ignorante do que a Natureza era, e ele tinha de ser ensinado a natureza da Natureza, mas agora os estudantes sentiam que eles mesmos sabiam o que a Natureza significava para eles, e virando o conceito de Natureza ao contrário, converteram o que outrora fora uma corrente de ortodoxia em uma arma de crítica e pensamento livre, sustentando que a Natureza podia ser conhecida fora da teia das doutrinas teológicas, pois era o livro que Deus mesmo escreveu, sem escritura e sem engano.

11. Na mesma linha, no limiar dessa era, Nicolau de Cusa, 1401-64, escreveu em seu livro Idiota, O Leigo, significando o homem iletrado, um diálogo no qual o orador pergunta como o leigo pode ser conduzido de sua ignorância à ciência, e o leigo responde que não através dos livros do orador, mas dos de Deus, e quando perguntado quais são, responde que são aqueles que Ele escreveu com Seus próprios dedos, e quando perguntado onde podem ser encontrados, responde que em toda parte.

12. A filosofia de de Cusa teve uma influência duradoura sobre Theophrastus, e o leigo que se fez protagonista desses novos conceitos exigia reconhecimento para um novo estilo de vida, e uma nova intelligentsia surgia entre as classes médias, indiferente às subtilezas do escolasticismo monástico, mas ansiosa por usar poderes intelectuais de maneiras mais criativas, e quando estudavam a liberdade e a elegância da antiga Atenas ou o vigor da antiga Roma, a disciplina pontual e a dignidade pesada da erudição medieval pareciam pedantismo sem propósito, nas palavras de Luis Vives, um irmão de armas espanhol de Paracelsus, ortodoxia defendendo a cidadela da ignorância.

HUMANISMO

1. Tendo rejeitado a ciência monástica, Theophrastus procurou outras orientações, e felizmente um amigo de seu pai havia sido elevado a altas dignidades acadêmicas, pois Vadianus, Joachim von Waadt, 1484-1551, outrora professor de humanidades em Villach e agora famoso humanista, tornara-se presidente, Reitor, da Universidade de Viena, e era natural que tomasse o jovem Hohenheim sob sua asa, e vinte anos depois ele novamente estenderia sua hospitalidade ao caçado Paracelsus.

2. A faculdade de ciências de Viena era uma das melhores da Europa, e seus especialistas em calendário haviam lançado as bases para a reforma copernicana da astronomia, e ali, na escola de artes, Theophrastus, com dezesseis anos, matriculou-se em 1509 para aprender as quatro artes superiores, aritmética, geometria, música e astrologia, pois assim como hoje se exige que ele estude química, então um estudante de medicina tinha de começar seus estudos com astrologia, as supostas harmonias das esferas celestes com o mundo sublunar.

3. Os cientistas então acreditavam que os membros do corpo humano são governados pelos planetas, e Theophrastus foi ensinado a determinar o destino de um homem a partir da constelação das estrelas, mas rebelou-se contra tais visões esquemáticas, negando a submissão do homem a regras que pareciam abstratas e contrárias à sua natureza, dizendo que a sabedoria humana é tão grande que fez as estrelas, o firmamento e o zodíaco sujeitos ao homem, e que o céu deve obedecer-lhe como um cãozinho.

4. Toda a sua obra futura seria um protesto contra a servidão ao destino e as limitações da intuição, e a Natureza, como ele a entendia, era toda a filosofia de que precisava, pois o que é a natureza senão filosofia.

5. Seu otimismo anticientífico fez Theophrastus voltar as costas ao aprendizado acadêmico e, após graduar-se no bacharelado, ele vagou adiante, pois para receber o grau de mestre teria sido necessário ficar mais dois anos, mas em 1511 a peste eclodiu em Viena e a matrícula na Universidade caiu a zero, e além disso Theophrastus percebeu que a ciência disponível não podia ensinar-lhe o que considerava digno de valor.

6. Em seus menosprezos dos estudos escolásticos, ele não isentava Viena, dizendo que Deus criou o maldito mestre-escola, procurador, boticário e monge para serem médicos, isso não é verdade, pois foram criados em Tübingen, Leipzig, Viena e Ingolstadt.

7. Insatisfeito com a filosofia e determinado a encontrar outra abordagem ao aprendizado, Theophrastus continuou suas andanças na companhia dos chamados Irmãos Rol, que eram um rebento dos Irmãos do Lot Comum, scholares que cultivavam uma nova forma de piedade muito congenial a Theophrastus, e eles também acreditavam na espontaneidade da vontade e ensinavam que o homem pode justificar sua existência através do amor, não através da fé, como pensava Lutero.

8. Muitos admiravam de Cusa como seu pai espiritual e Erasmo como seu líder, e também rejeitavam o dogmatismo e a divisão teológica de fios de cabelo, pregavam a tolerância, organizavam classes populares de Bíblia, viviam em comunidades fraternas e desenvolviam instituições de caridade, representando ideias democráticas sob a aparência do cristianismo apostólico, e duas citações das obras de Erasmo ilustram seus modos de pensamento, a primeira dizendo que o jugo de Cristo seria doce se pequenas instituições humanas não tivessem acrescentado ao fardo, e a segunda desejando que as pessoas deixassem Cristo reinar através do comando de Sua palavra, e não tentassem construir sua tirania com decretos humanos.

9. Theophrastus, ver-se-á, tomou essas doutrinas muito literalmente, e em Erfurt encontrou os humanistas mais avançados da Alemanha, o brilhante Eobanus Hessus e o licencioso Crutus Rubianus, que eram sofisticados zombadores de Deus e dos homens e os mais duros bebedores a serem encontrados em qualquer universidade, e Theophrastus mesmo não apenas amava o vinho, mas era um conhecedor.

10. Eles sabiam os autores pagãos de cor, e seu professor, Rufus Mutianus, havia advogado a irmandade de todos os homens, com o espírito de Cristo sendo impartido a judeus, gregos, turcos e alemães igualmente, e Paracelsus aprendeu com ele a não adular o casaco ou a barba de Cristo, pois o verdadeiro Deus vivo não tem barba nem casaco, e Mutianus também era amigo de Pico della Mirandola, o cabalista florentino cujas doutrinas Paracelsus ecoaria em suas obras.

11. Como outros humanistas, fossem estudiosos piedosos ou pagãos, eles odiavam o fanatismo e a ignorância, e na época em que Theophrastus estava em Erfurt, Eobanus Hessus e Crutus Rubianus estavam escrevendo aquela sátira imortal sobre o clero, as Cartas dos Homens Obscuros, mas tal licença e irreverência trouxeram os humanistas de Erfurt a má reputação, e em 1513 uma multidão sitiou a universidade, expulsou os professores e destruiu a biblioteca, que consideravam a fonte de todas as influências malignas.

12. Os geniais companheiros de bebida de Erfurt dificilmente poderiam ter saciado a sede metafísica do jovem adepto, pois seu aprendizado não continha chave para os mistérios da Natureza, e as fontes antigas às quais pretendiam retornar provaram ser tão secas quanto os livros dos teólogos, e sua crítica era literária e não científica, e seu aprendizado produzia eloqüência e não conhecimento.

13. Aos dezenove anos, o jovem Fausto já tinha o bastante da filosofia, e resumindo sua experiência com as universidades alemãs, disse que em todas as escolas alemãs não se pode aprender tanto quanto na Feira de Frankfurt.