5 A Natureza do Mal

BIRZER, Bradley J. J. R. R. Tolkien’s Sanctifying Myth: Understanding Middle Earth. New York: Regnery Publishing, 2023.

1. Em 1942, C. S. Lewis publicou uma ficção teológica sobre dois demônios, um aprendiz e um tentador experiente, que trocam cartas sobre suas tentativas de impedir um jovem de se tornar cristão, e dedicou Cartas de um Diabo a seu Aprendiz a Tolkien em agradecimento por treze anos de amizade, como pagamento simbólico de uma grande dívida, dedicatória que irritou profundamente o amigo, perturbado pelo livro e convencido de que nem bons cristãos deveriam mergulhar tão fundo nas artes do Inimigo, pois o diabo é poderoso demais para que um homem brinque com ele ou escreva demais a seu respeito, mal-estar agravado quando outro professor de Oxford lhe perguntou qual dos demônios fictícios de Lewis ele era.

2. O mal é imediato e manifesta-se de dois modos possíveis, o primeiro dos quais, predominante na pré-história ou no mito, é como entidade física ou espiritual, de modo que O Senhor dos Anéis mostra o mito passando à História do Domínio dos Homens, pois a Sombra voltará a se erguer em certo sentido, como Gandalf prevê, mas nunca mais, salvo talvez antes do grande Fim, um demônio maligno se encarnará como inimigo físico, passando antes a dirigir os homens e todas as complicações de meios-males, bens defeituosos e crepúsculos de dúvida quanto aos lados, situações que ele mais aprecia.

3. Melkor e Sauron são as duas manifestações mais explícitas do mal na mitologia, embora abundem muitas outras no legendário, como Balrogs, dragões, lobisomens, orcs, gobelins, meio-orcs, Espectros do Anel, cousas tumulares, cães infernais, vampiros, wargs, lobos e trolls, enquanto o segundo modo de manifestação do mal é indireto, pelas mentiras, pelo orgulho e pela desconfiança gerados e espalhados por Melkor e por seu principal servo Sauron, que, sem poder mudar a natureza de uma raça ou espécie inteira, podem corromper indivíduos pelas mentiras e enganos que deixam atrás de si, sendo Morgoth, como Satanás, mentiroso e pai da mentira.

4. A pessoa virtuosa deve compreender que o mal existe, mas pouco mais deve reconhecer ou fazer a respeito, pois, como explica Elrond sobre a renúncia de Saruman aos votos dos Istari, é perigoso estudar a fundo demais as artes do Inimigo, para o bem ou para o mal, e, como Gandalf explica a Frodo, o orgulho de Saruman cresceu com seu conhecimento, de modo que até imitar o mal pode alterar irrevogavelmente a compreensão que o virtuoso tem do mundo, razão pela qual Cartas de um Diabo a seu Aprendiz pareceu uma experiência arriscada, em que Lewis penetrou demais na mente do Inimigo, com perigo para si e talvez para todos os Inklings, agindo demais como Charles Williams, o feiticeiro.

5. A recusa de explorar ou explicar o mal em profundidade valeu a Tolkien a acusação de simplismo e infantilidade, como a do escritor de horror Fritz Leiber, para quem ele não explora nem parece interessar-se pela mentalidade, pela consciência e pela vida interior de seus principais vilões, meros sorrateiros, valentões e covardes ressentidos, e sobretudo a do escritor de fantasia Michael Moorcock, que vê em Sauron um mal não tão mau, compara os corajosos heróis a coronéis reformados enfim levados a escrever uma carta ao The Times, duvida que Sauron e companhia sejam tão maus quanto se diz, já que quem odeia hobbits não pode ser de todo ruim, e afirma que Tolkien só leva o leitor à beira do Abismo para lhe mostrar uma excelente casa de chá no fundo, com degraus escavados no penhasco e corrimãos um pouco bambos.

6. Tais críticas provavelmente pouco incomodariam Tolkien, pois o mal não consiste em assustar com monstros, mas é muito real e perigoso, nos contos de fadas, nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial ou nos gulags soviéticos, sendo os monstros da ficção e dos pesadelos meras manifestações do mal verdadeiro e original, a perversão e o escárnio da criação divina, e, por ser em sua essência sempre derivado e perverso, o mal é, afinal, banal, como Hannah Arendt explicou, a ponto de Sauron não passar de pobre substituto de Morgoth, cujas operações naturalmente e inevitavelmente imitava ou repetia.

7. Há algo de brilhante nessa recusa de discutir o mal em profundidade, pois, ao situá-lo no pano de fundo de O Senhor dos Anéis, cria-se um mal francamente ameaçador, que parece estar em toda parte, permeando toda a paisagem da Terra-média e cercando a Sociedade do Anel por todos os lados, a ponto de até as aves e as montanhas parecerem corrompidas, vigiando e denunciando cada movimento da Sociedade e forçando-a, por exemplo, a tomar o caminho de Moria e enfrentar o Balrog.

8. O mal aparece em todo o legendário em suas formas direta e indireta e torna-se ainda mais aterrador porque a história é contemplada da perspectiva dos hobbits, isto é, do homem comum, deixando à imaginação do leitor, e não à do escritor, conceber o pior diante do mal vagamente descrito, mas onipresente, que avança sobre o coração da Terra-média, representação platônica do mal em que os malfeitores não são figuras completas, mas complementos, sendo Saruman o lado sombrio de Gandalf, Boromir o de Aragorn, Língua de Cobra quase literalmente a fraqueza do rei Théoden e Gollum a sombra de Frodo, como observou Ursula Le Guin em 1977, de modo que é pela bondade dos heróis que se compreende o mal a que se opõem, e tornar o bem interessante talvez tenha sido, segundo Peter Kreeft, a maior contribuição dos Inklings.

9. Como Lewis, Tolkien era um Velho Homem Ocidental perplexo com a direção presente da civilização, para quem a história era uma longa derrota com vitória só no fim, e ainda assim alcançada apenas por Deus e por meio dele, e, embora as crises do século XX tenham penetrado e moldado a mitologia, o mal desse mundo não corresponde a nenhum mal específico do mundo primário, nem O Senhor dos Anéis é alegoria da bomba de hidrogênio ou da ascensão de Stálin ou Hitler, pois, como Russell Kirk bem observou, os fabulistas do século souberam afastar-se da ideologia numa era de religiões políticas, e, embora alguns identifiquem o poder maligno da obra com as dominações nazista ou comunista, ela não pretende prender-se aos confrontos ideológicos de ontem ou de hoje, retratando a luta perpétua entre o bem e o mal e a embriaguez corruptora do poder.

10. Um pequeno conhecimento de história deprime pelo sentimento do peso eterno da iniquidade humana, e, se o século XX se destacou pelo volume de sangue e horror, o mal sempre esteve e sempre estará presente no mundo, de modo que a presença, ainda que apenas nas fronteiras, do terrível é o que confere verossimilhança ao mundo imaginado, já que uma terra encantada segura é falsa para todos os mundos.

11. Num poema celebrando a conversão de Lewis ao cristianismo, afirma-se que o mal não está no quadro de Deus, mas nos olhos tortos, não na fonte, mas na escolha maliciosa, não no som, mas na voz desafinada, pois Deus nada faz de mau e tudo o que faz é bom, e, como declara Elrond em seu Conselho, nada é mau no princípio, nem mesmo Morgoth, a figura diabólica da mitologia, criado por pura bondade e amor e mais agraciado por Ilúvatar do que qualquer outro ser, mas que, ávido de mais, quis criar por conta própria e tornar-se deus em vez de cantar a canção de Ilúvatar, arruinou-se pelo orgulho, tornou-se o Diabolus e passou a prosperar na destruição e na escravidão, tendo como maior desejo corromper ou destruir tudo o que surgia novo e belo e como domínio o tormento, ao lado de Ungoliant, outra figura estritamente diabólica e uma das criaturas mais assustadoras da mitologia, que se alimenta de vida e de luz absorvendo tudo à sua passagem, como monstruoso e demoníaco buraco negro.

12. As tentativas do Mal de criar resultam em escárnio pervertido da criação de Ilúvatar, cujo exemplo mais evidente são os orcs, nome que em anglo-saxão significa demônio, concebidos como Elfos corrompidos por Morgoth e Sauron, servos de poderes incapazes ou indispostos a produzir seres vivos e, por isso, necessariamente corrupções, pois os Elfos aprisionados por Melkor foram corrompidos e escravizados por lentas artes de crueldade, gerando a raça hedionda dos orcs por inveja e escárnio dos Elfos, e, se Morgoth os tivesse realmente criado do nada, agiriam antes como marionetes cheias à distância da mente e da vontade do criador ou como formigas sob o comando de uma rainha, desprezando mesmo assim, como corrupções do que antes era bom, a individualidade própria das criaturas de Deus, o que se reflete em seu culto da mecanização, ódio à luz e desprezo pela beleza, pois são cruéis, perversos e maus de coração, não fazem coisas belas, mas muitas engenhosas, escavam e mineram quase tão bem quanto os anões mais hábeis, fabricam ou mandam escravos fabricar até morrerem sem ar e luz martelos, machados, espadas, punhais, picaretas, tenazes e instrumentos de tortura, e talvez tenham inventado algumas das máquinas que desde então afligem o mundo, sobretudo os engenhosos dispositivos para matar muitos de uma vez, já que rodas, motores e explosões sempre os deleitaram.

13. Os orcs não devem ser pensados em termos excessivamente fantásticos nem julgados com rigor demais, pois são fundamentalmente uma raça de criaturas racionais encarnadas, horrivelmente corrompidas, mas não mais do que muitos homens que se encontram hoje, e, como todas as criaturas sencientes exceto o diabo, são em última instância redimíveis, embora tenham caído muito, a ponto de o lembas eucarístico aterrorizá-los e de comerem avidamente carne humana quando Saruman lha oferece.

14. A criação dos Anões estranhamente se assemelha à tortura e à perversão dos Elfos em orcs por Morgoth, mas o Vala Aulë os fez com alegria, desejando partilhar com eles toda a criação de Ilúvatar e ser seu mestre nos ofícios e habilidades terrenas, até ser repreendido por Ilúvatar por ter excedido a autoridade delegada ao criar os sete Anões, reconhecendo de imediato o erro e, envergonhado ao saber que eles só poderiam agir como marionetes por lhe faltar poder para dar-lhes livre-arbítrio, tentando matá-los em obediência, como Abraão com Isaac, quando Ilúvatar impede a destruição por já lhes ter dado consciência independente e livre-arbítrio, devendo a raça, porém, aguardar sob a terra, apartada dos Elfos e das criaturas da superfície, até que Elfos e homens entrem no Tempo.

15. O tema da queda percorre toda a mitologia e figura entre suas preocupações mais importantes, pois quase sem exceção o orgulho precede a queda, e o desejo de ser mais do que Deus ou do que Deus pretendia pode corromper até o melhor dos seres, seja o orgulho angélico de Morgoth e Sauron, seja o orgulho individual de Isildur, que não destruiu o Um Anel quando pôde após o êxito da Última Aliança, seja o orgulho de uma raça inteira, como a dos homens, cuja Queda ocorre fora de cena e sobre a qual Andreth se recusa a falar a Finrod, por ser assunto que os homens não tratam com estranhos e sobre o qual os que falam discordam, sabendo apenas que irritaram gravemente Ilúvatar num passado remoto, enquanto uma história existente conta que os homens trocaram a independência por maior conhecimento, logo perderam ambos e passaram a rezar a Morgoth, que, ao contrário de Ilúvatar, só os atendia mediante feitos e obras a seu serviço, e por isso lamentam a queda, desde então afligidos por cansaço, fome e doença, com a Terra e todas as coisas voltadas contra eles, o fogo e a água rebelados, aves e feras a evitá-los ou atacá-los, plantas a envenená-los e o medo das sombras sob as árvores.

16. A queda do homem não pode ter resultado apenas da ação de Morgoth, que não tem poder de criar nem de destruir ou corromper totalmente, podendo seduzir mentes e vontades individuais, mas não tornar isso hereditário nem alterar, contra a vontade e o desígnio de Eru, a relação de um povo inteiro com o Tempo e com Arda, mudança que só o Criador, o Primeiro Motor, poderia operar e apenas em razão de alguma ação mal escolhida de suas criaturas, cabendo a Morgoth tão somente explorar a inquietação já existente nos homens, sobretudo o medo da mortalidade, já que Ilúvatar lhes deu vidas breves como dom, sem pretender que temessem a morte, mas que a inquietude os levasse a aceitar e desejar a vida eterna com ele, intenção que, pela desordem introduzida por Morgoth antes do nascimento do homem, foi mal compreendida, gerando o medo da morte.

17. A queda mais explícita e em certos aspectos mais fascinante, embora pouco desenvolvida, é a de Númenor na Segunda Era, o Akallabêth, terra própria, Andor, dada por Ilúvatar aos Edain que combateram Morgoth no fim da Primeira Era em vez de sucumbir à sua vontade pervertida, onde os númenorianos viveram longamente, criaram belas obras de arte e se tornaram os maiores marinheiros que o mundo já viu, protegidos pelas águas do Vala Ulmo e vigiados de vários modos pelos demais Valar, mas sujeitos a duas restrições, a mortalidade, própria de sua natureza e que os Valar não tinham autoridade nem desejo de alterar, e a Interdição, que lhes vedava navegar até o Reino Abençoado e contemplar a vida dos imortais para não interpretarem mal o dom da mortalidade nem sofrerem inveja, como os primeiros homens, tendo erguido o Meneltarma, o Pilar do Céu, templo de louvor a Ilúvatar onde só o rei, também sacerdote, podia falar, sendo o primeiro rei, Elros, filho de Eärendil e irmão de Elrond, governante sábio por mais de quatro séculos.

18. À medida que cresciam em habilidade, ofício e sabedoria, os númenorianos ampliaram suas explorações para o leste, chegando às costas da Terra-média, onde encontraram povos atrasados, homens que haviam permanecido neutros ou servido Morgoth na última grande guerra e viviam numa profunda idade das trevas, e, por piedade, agiram como missionários, ensinando-lhes a agricultura e a vida bem ordenada, até que esses homens os julgaram divinos e os númenorianos, com orgulho egoísta, passaram a concordar, certos de sua superioridade e, na arrogância, a perguntar-se por que os Valar lhes haviam imposto a mortalidade e a Interdição.

19. Quanto mais remoíam essas suspeitas, maior se tornava o orgulho dos númenorianos, que passaram a ressentir-se dos Valar e a temer a morte como maldição, e não dom, tentando prolongar ao máximo a vida mortal e construindo túmulos onde o pensamento da morte ficava encerrado nas trevas, enquanto a obra missionária degenerava em colonização imperialista, explorando os recursos naturais e o trabalho da Terra-média, minerando prata e ouro e exigindo tributo dos que diziam ajudar, sonhando com a glória de Númenor e o poder de seus reis e buscando pontos de apoio para domínio mais amplo, e, quando Sauron começou a reassumir forma física, endureceram o coração em ira e despeito contra os Valar em vez de detê-lo, chegando os reis a usurpar o título blasfemo de Senhor do Oeste, reservado a Manwë, e a proibir o uso das línguas élficas.

20. Quando enfim enfrentaram Sauron e seu poder crescente, os númenorianos o fizeram por vaidade e zelo pelo próprio poder, e não por misericórdia pelos povos da Terra-média, incapazes de partilhar o mundo conhecido com uma potência igual ou superior, e suas forças navais e terrestres esmagaram de tal modo Sauron que o lugar-tenente de Morgoth se humilhou enganosamente diante do rei, pedindo perdão e oferecendo seus serviços como profeta e homem de grande saber, sendo aceito como conselheiro pelo rei iludido pela lisonja.

21. Assim como os primeiros homens foram tentados pelo conhecimento, também os númenorianos o foram, pois Sauron, admitido em sua confiança, ofereceu uma interpretação gnóstica do que restava da teologia tradicional, apresentando Ilúvatar como o falso deus, Deus das Trevas, e Melkor como o verdadeiro, Doador da Liberdade aos homens, à maneira dos antigos escritos gnósticos que descrevem a alma miserável perdida num labirinto de tormento, buscando escapar do caos amargo sem saber como, de modo que Sauron se apresenta como o salvador gnóstico que afasta os númenorianos do labirinto do tempo e do espaço de Ilúvatar rumo ao verdadeiro deus Melkor.

22. Sauron seguiu o caminho de todos os tiranos, começando bem, ao menos no sentido de que, desejando ordenar todas as coisas segundo a própria sabedoria, ainda considerava de início o bem-estar econômico dos demais habitantes da Terra, mas foi além dos tiranos humanos em orgulho e ânsia de domínio por ser originalmente um espírito angélico imortal, explorando lentamente as fraquezas e a desordem das almas númenorianas e dilacerando por dentro sua cultura orgulhosa com inversões gnósticas, perseguindo e levando à clandestinidade a pequena minoria dos Amigos-dos-Elfos ou Fiéis, cortando a Árvore Branca, símbolo da aliança entre Valar e númenorianos, para oferecê-la como primeiro sacrifício a Melkor em seu próprio templo, logo seguida da queima de homens fiéis, enquanto os númenorianos, adorando as Trevas, tornavam-se ainda mais poderosos, ricos e, significativamente, industriais e tecnologicamente hábeis, chegando a escravizar os homens da Terra-média.

23. Com o orgulho no auge, a Terra-média subjugada e Sauron como sumo sacerdote e profeta, os númenorianos decidiram invadir o Reino Abençoado, julgando-se os maiores seres de Arda e indignados por os Valar e os Elfos gozarem da imortalidade enquanto seus superiores sofriam, e Sauron proclamou-se deus, oferecendo um holocausto humano no coração do Meneltarma, verdadeiro templo de Ilúvatar, deificação aceita pelos númenorianos.

24. Indignado com a blasfêmia de Sauron e dos númenorianos, Ilúvatar interveio diretamente no mundo, passando por cima até dos Valar, seus regentes, transformando a terra plana em esfera, abrindo no mar entre Númenor e as Terras Imortais um grande abismo que engoliu a frota númenoriana e destruindo completamente a Terra da Dádiva, quando o fogo irrompeu do Meneltarma, veio um vento poderoso e um tumulto da terra, o céu cambaleou, as colinas deslizaram e Númenor afundou no mar com todos os seus filhos, esposas, donzelas e damas orgulhosas, salvando-se da ira divina, como Noé e os seus, apenas os Amigos-dos-Elfos, partidos em nove navios pouco antes da tentativa de invasão, levando tudo o que podiam, inclusive um rebento da árvore branca Nimloth, livros de história e as sete palantíri, e fundando Gondor e Arnor, onde devolveram os remanescentes da sociedade númenoriana a uma cultura bem ordenada.

25. Pela graça de Ilúvatar, esse remanescente prosperou e o Mal fugiu, pois na destruição de Númenor Sauron perdeu sua agradável forma encarnada, atravessou até a Terra-média como vento negro e voltou a tomar forma em Barad-dûr como o Olho Sem Pálpebra, enquanto uma cultura númenoriana revivida floresceu por centenas de anos na Terra-média, preservando a reta razão e a paz em Gondor e Arnor, embora os homens ali continuassem decaídos e facilmente suscetíveis ao pecado do orgulho.

26. A história da Segunda Era ficou em grande parte por desenvolver com a morte de Tolkien, conservada sobretudo em “A Estrada Perdida”, “Uma Descrição da Ilha de Númenor”, “A Esposa do Marinheiro” e “A Linhagem de Elros”, e talvez por isso pareça tão fascinante, exigindo que a imaginação complete o que foi dado, além de soar mais familiar do que qualquer outra era, revelando mesmo em forma bruta vários temas importantes, como a incorporação do mito da Atlântida, fundamental à história mítica tenha ou não base na realidade e retomado por Lewis na Trilogia Espacial e em As Crônicas de Nárnia, o vívido e perturbador Sonho da Onda partilhado com um dos filhos e com Faramir, a loucura do orgulho e a narrativa da queda do homem, que comove porque, criados à imagem de Deus, ansiamos pelo Éden, e a arrogância e os perigos do imperialismo, da exploração e da industrialização, comentário sobre o caráter da modernidade em que o desejo divinamente inspirado de beleza se converte em diabólica ânsia de poder, como descreve um Amigo-dos-Elfos ao relatar que Sauron revelou primeiro segredos de ofício e ensinou a fazer coisas poderosas e maravilhosas que pareciam boas, navios que andam sem vento, de metal que corta rochas ocultas e não afundam, mas já não são belos, torres cada vez mais fortes e altas que deixam a beleza para trás, fortalezas inexpugnáveis sem inimigos, armas multiplicadas como para uma guerra secular, homens que deixam de pôr amor e cuidado na feitura das coisas de uso ou deleite, escudos impenetráveis, espadas irresistíveis e dardos como trovões que atravessam léguas sem errar.

27. Como bem descreve uma mulher númenoriana o resultado último do reinado de Sauron, não se pode habitar no tempo que há de vir sob pena de perder o agora por um fantasma de nosso próprio desígnio, observação claramente destinada a descrever a modernidade.

28. No plano narrativo, o mito númenoriano liga a Primeira e a Terceira Eras, revelando a origem da animosidade entre homens e Elfos, entre os descendentes de Númenor e os homens nativos da Terra-média e entre os próprios númenorianos exilados, em cujo sangue correm a fé e a blasfêmia, mostrando como Sauron se tornou o Olho Sem Pálpebra e explicando a importância do retorno do rei Aragorn, com quem o culto a Deus seria renovado.

29. No legendário, a invocação de magia por uma personagem costuma ser sinal da presença do mal, embora a magia ocupe papel central em toda literatura fantástica, já que um conto de fadas é aquele que toca ou usa o Reino Encantado, seja qual for seu propósito principal, sátira, aventura, moralidade ou fantasia, e o Reino Encantado talvez se traduza mais aproximadamente por Magia, mas, ao contrário da maioria dos escritores de fantasia, que usam a magia como poder bruto vindo da própria personagem ou de uma força espiritual aliada, a magia no sentido de poder é, para um católico romano, má.

30. A história de Simão, o Mago, nos Atos dos Apóstolos, prova suficientemente a realidade da magia, pois Simão praticava magia em toda a Samaria, julgando, com muitos, que seu dom vinha do Deus cristão, e, ao ver Pedro e João receberem poder do Espírito Santo, quis comprá-lo, sendo repreendido por Pedro com a maldição de que sua prata perecesse com ele por pensar obter com dinheiro o dom de Deus, o que mostra que tal dom só se obtém pela fé e pela decisão soberana de Deus de concedê-lo gratuitamente, sem compra nem barganha, como também mostra o episódio em que São Paulo, por Deus, cega temporariamente o mago Elimas, demonstrando a superioridade do milagre sobre a magia.

31. Assim como o Novo Testamento descreve dois tipos de poder sobrenatural, o que se costuma chamar de magia existe em duas formas, a magia, entendida em geral como encantamento, e a goeteia, poder de origem demoníaca destinado a dominar os outros e privá-los do livre-arbítrio, divisão evocada por Galadriel diante de seu espelho encantado ao observar que os hobbits chamam de magia o que ela faz, mas usam a mesma palavra para os enganos do Inimigo, sendo o ofício élfico uma forma de encantamento, processo e resultado de uma subcriação sem orgulho, glorificação do mundo de Deus e realização de seus desejos para a criação, que, incorrupta, não busca ilusão, enfeitiçamento ou domínio, mas enriquecimento partilhado, com parceiros no fazer e no deleite, e não escravos.

32. Quem invoca a goeteia despreza o mundo de Deus tal como é e quer subjugá-lo e manipulá-lo segundo uma imagem estranha, produzindo ou fingindo produzir uma alteração no Mundo Primário, seja praticada por fada ou mortal, não como arte, mas como técnica, cujo desejo é o poder neste mundo, o domínio das coisas e das vontades, usada para aterrorizar e subjugar e constituindo a perversão da arte em poder, a única forma de magia que Sauron, corrompido a ponto de compreender apenas o poder, ainda entende na época da Guerra do Anel, incapaz de arte por ter perdido a imaginação moral e habituado ao pecado como estado desordenado de corpo, mente e alma, enfurecendo-se diante da ideia de povos livres e alegres em qualquer parte, usando a terra e os dons de Deus, como os hobbits do Condado.

33. As máquinas, a industrialização e a ciência moderna são variantes da goeteia, por buscarem controlar os outros e reordenar o mundo segundo a imagem finita do homem, e não segundo a imagem infinita e incompreensível de Deus, e O Senhor dos Anéis trata de três coisas intimamente ligadas, a Queda, a Mortalidade e a Máquina, ocorrendo a perversão e a Queda quando o subcriador quer ser Senhor e Deus de sua criação particular, rebelando-se contra as leis do Criador, sobretudo contra a mortalidade, o que conduz ao desejo de Poder, de tornar a vontade mais rapidamente eficaz, e daí à Máquina ou à Magia, ao passo que o encantamento élfico é Arte e não Poder, subcriação e não domínio e reforma tirânica da Criação, enquanto o Inimigo, em suas sucessivas formas, interessa-se naturalmente pelo puro Domínio e é por isso Senhor da magia e das máquinas, classificação dupla que ecoa a de Romano Guardini para a técnica, que pode penetrar, mover-se dentro e conviver com a natureza ou desmontá-la, despedaçá-la, compartimentá-la, apoderar-se dela e dominá-la, ganhando esta última vida própria e absorvendo o homem, destrutiva por escapar ao controle humano e avançar como forças desencadeadas ainda não dominadas nem dotadas de forma viva e espiritual.

34. A revolução científica pós-medieval produziu, segundo os estudos de Eric Voegelin sobre o gnosticismo moderno, a maior orgia de poder da história da humanidade, causada por uma gigantesca explosão de imaginação mágica após o colapso da forma intelectual e espiritual da alta civilização medieval, processo visível na corrupção de Saruman, cada vez mais dependente das máquinas e dos orcs servis e cada vez mais confiante no próprio poder, mas, como Merry observa após ver os Ents arrasarem suas máquinas, sem muita fibra nem coragem simples quando sozinho num aperto sem escravos e máquinas, pois, julgando-se senhor da máquina, tornara-se seu escravo e era quase impotente sem ela.

35. O símbolo supremo da magia e da máquina é o Um Anel, forjado por Sauron na Montanha da Perdição e impregnado de grande parte de seu espírito e vontade para dominar os demais anéis de poder, os três dos Elfos, os sete dos Anões e os nove dos homens, com o único propósito de reordenar o mundo à imagem de Sauron, escarnecendo, corrompendo e pervertendo a criação de Ilúvatar, e, dos dezenove portadores de anéis menores, só os élficos perceberam as maquinações de Sauron e escaparam a seu controle, embora todas as obras produzidas e preservadas com os três anéis permanecessem sujeitas ao Um, que, se recuperado, reduziria suas subcriações a pó, não estando nem os Elfos livres do orgulho, já que a imortalidade lhes trouxe tristeza e tornou sua arte antiquária, um esforço de embalsamamento.

36. Num nível, o Um Anel representa a máquina, pois ambos servem ao desejo de controlar os outros, mas, num nível mais fundamental, representa o próprio pecado, especificamente o primeiro, o de ser como deuses, tornando invisível como o anel de Giges de Platão e conferindo poder segundo a estatura de quem o usa, consumindo Gollum, para quem é seu precioso, e habituando seu portador ao pecado em vez da bondade, do decoro e da virtude, de modo que quem o usa desvanece até tornar-se permanentemente invisível, caminhando no crepúsculo sob o olhar do poder sombrio que o rege e sendo cedo ou tarde devorado, como Gollum, outrora hobbit e agora casca desfigurada, esticado além do que a natureza ou Ilúvatar pretendiam, e como Bilbo, que aos cento e onze anos aparenta cinquenta, preservado pelo Anel que começa a possuí-lo sutilmente, até Gandalf adverti-lo a deixá-lo ir para ser livre, recusando-se o próprio Gandalf a tocá-lo por saber que o caminho do Anel até seu coração seria a piedade pela fraqueza e o desejo de força para fazer o bem, tentação que alcança também Galadriel, que resiste, Boromir e Denethor, que sucumbem e se arruínam, e até Frodo, que quase se proclama Senhor do Anel.

37. Se o poder tenta até os bons, acaba por consumir os maus, e a ânsia de poder de Sauron causou sua ruína, cegando-o e tornando-o incapaz de compreender os motivos do bem, já que supunha que o Anel seria usado como arma contra ele e, embora compreendesse perfeitamente a corrupção e a cobiça de Saruman, Maia corrompido como ele, cujos passos antecipava enquanto o dominava e acelerava sua corrupção, julgava erroneamente que os Istari eram emissários dos Valar buscando restabelecer seu poder perdido e colonizar a Terra-média, como imperialistas derrotados sem conhecimento ou sanção de Eru, e não conseguia entender que Gandalf, Maia de poder e inteligência um pouco inferiores aos seus e aos de Saruman e um pouco superiores aos de Radagast, preferisse destruir o Anel a usá-lo como novo poder dominador, percebendo o erro só no momento final, quando Frodo se proclama novo senhor nas Fendas da Perdição, razão pela qual Frodo e Sam entram em Mordor sem serem vistos nem esperados, onde o Senhor Sombrio jamais pensaria procurá-los.

38. Todos os males secundários, árvores corrompidas, aranhas, orcs ou Balrogs, parecem controlados ou ao menos fortemente influenciados pelas vontades de Morgoth, Sauron ou Saruman, este último, aliás, inconscientemente controlado por Sauron, o que inverte ou ao menos reinterpreta as noções metafísicas aristotélicas de amor, ordem e das motivações do Primeiro Motor, que lança seu amor e o chama de volta a si, pois Morgoth aparece como imagem invertida do Amor Divino, mal grotesco que chama todo o mal de volta a suas fortalezas no Norte, relação que Sauron e seus males secundários reproduzem, já que Mordor atrai todas as coisas perversas e o Poder Sombrio dobrava toda a sua vontade para reuni-las ali.

39. No fim dos anos 1950 ou início dos 1960, Tolkien começou uma continuação de O Senhor dos Anéis em forma de suspense, intitulada “A Nova Sombra”, logo abandonada por ser extraordinariamente deprimente, da qual resta um fragmento centrado num misterioso encontro em que segredos seriam revelados.

40. “A Nova Sombra” passa-se cerca de um século após a morte de Aragorn, quando os homens da Terra-média de novo se entediaram com a bondade e a beleza, e a inquietação inevitável desordenou governantes e jovens, os novos reis preocupando-se apenas com o poder e os jovens formando gangues violentas à imitação dos orcs, com a tese enunciada pela personagem principal, Borlas, de que as raízes do Mal são profundas e sua seiva negra é forte, de que essa árvore jamais será morta e brotará de novo assim que os homens a derrubem e se afastem, não devendo o machado ser pendurado na parede nem mesmo na Festa da Derrubada, em consonância com a advertência de Gandalf, antes da derrota de Sauron, de que outros males podem vir, pois o próprio Sauron é apenas servo ou emissário, e de que não cabe dominar todas as marés do mundo, mas fazer o que está ao alcance em socorro dos anos em que se vive, arrancando o mal dos campos conhecidos para que os que vierem depois tenham terra limpa para cultivar, sem governar o tempo que farão, embora Tolkien não se sentisse capaz de escrever outra história que confirmasse essas afirmações.

41. Essa relutância é compreensível, e Leiber e Moorcock têm razão ao notar que o interesse maior recai sobre as sutilezas do Bem, e não sobre as complexidades sombrias do mal, já que é o Bem que pode legitimamente reivindicar a verdadeira posse da imaginação, e, embora o mal continue a manifestar-se, o Bem é em última instância mais poderoso e acabará, com o tempo, vitorioso.