O DHIKR POR MEIO DO TAHLÎL

IBN-AL-ʿARABĪ. Le Coran et la fonction d’Hermès. Les trente-six attestations coraniques de l’unité. Tradução: Charles-André Gilis. Paris: Editions de l’Oeuvre, 1984.

É o dhikr por meio da Atestação da Unidade (Tawhîd) pela negação de tudo o que não é Ele. Mas isso não corresponde a nada efetivo! Se isso não corresponde a nada e se você nega a própria negação, na realidade você está afirmando. Allâh — que seja exaltado! — disse: «E o teu Senhor decretou desde toda a eternidade que só O adorareis… » (Cor., 17, 23). Portanto, nada é adorado no que é adorado, a não ser Allâh.

Este Tawhid compreende trinta e seis Atestados, ou seja, mencionados no Alcorão, pois ele é a Palavra de Allâh.

Entre elas, está o Tawhid do Único. Por essa razão, o ponto de vista de alguns sábios “divinos” 1 2 é que foi Ele, Alá, quem declarou único o Único. Sem Sua própria Atestação da Unidade do Único, não haveria Alguém a quem pudéssemos chamar de Único! Portanto, foi Sua própria Unicidade (wahdâniyyatu-Hu) que manifestou o Único.

Entre elas, há o Tawhîd de Allâh 3. É o Tawhîd da “Qualidade divina” (Ulûhiyya).

Entre elas, há ainda o Tawhîd da Ipséité (Huwiyya).

Mencionaremos tudo isso nesta seção, bem como os Nomes divinos que intervêm no Tahlîl; não acrescentaremos nada ao que é mencionado expressamente no Alcorão nesses trinta e seis lugares.

Trata-se do décimo dos graus da Esfera, pelos movimentos da qual Allâh existe os seres produzidos de vários tipos: pertencentes ao mundo dos espíritos, ao dos corpos, aos mundos da luz e das trevas. Esses trinta e seis são o Direito de Allâh (Haqq Allâh) atingindo os seres existencializados produzidos no mundo. Eles estão presentes na própria pronúncia que o Homem faz do Alcorão 4.

É, portanto, como o dízimo do que o Céu proferiu (ou “colocou em circulação”). Trata-se do Céu que é chamado de “o mais elevado” em Sua Palavra “Louve a Transcendência do seu Senhor, o mais elevado! ” (Cor., 87, 1). O Tahlîl é, assim, o décimo do “Dhikr”. É também a sua “esmola legal” (zakât), pois é o Direito de Allâh! Trata-se, portanto, do dízimo dos trezentos e sessenta graus!


COMENTÁRIO