U. G. Mind is a Myth: Conversations with U.G.. Edited by Terry Newland. Goa: Dinesh Vazirani, 1988. (Reedição: New Delhi: Penguin Books, 2003).
O Corpo como Cadinho
U.G.: A investigação parte de inúmeras suposições, a primeira delas a de que todos os seres humanos são exatamente iguais, quando na verdade não existem dois indivíduos idênticos, o que torna autodestrutiva toda tentativa de chegar ao máximo denominador comum.
Q: Do ponto de vista científico, interessa descobrir se há uma singularidade por trás das semelhanças aparentes entre as pessoas, e os iogues e líderes religiosos parecem oferecer casos de pessoas realmente excepcionais e únicas, dignas de estudo.
U.G.: Recorrer a iogues e pretendentes que oferecem sua mercadoria no mercado é um caminho equivocado, pois os de segunda categoria podem submeter-se ao escrutínio, mas o autêntico (the real McCoy), se existir, jamais aceitará testes, e figuras como J. Krishnamurti, Sai Baba ou Muktananda não cooperam, enquanto as cobaias disponíveis existem às dúzias.
Q: Resta saber, então, como encontrar a base da transformação interior.
U.G.: Não há resposta para isso, cabendo apenas a recomendação de não dar crédito algum às alegações dessas pessoas e de submeter tudo a testes.
Q: O propósito é justamente encontrar uma forma de testar a credibilidade dessas alegações em bases científicas.
U.G.: Mesmo cogitar dar alguma consideração às alegações dessas pessoas constitui um erro terrível, e tudo deve ser testado.
Q: O único material de trabalho disponível são as estatísticas e os dados daquilo que se chama normalidade.
U.G.: As respostas a esse problema, como a todos os outros, precisam vir do próprio pesquisador e não de iogues e meditadores, pois não existe relação objetiva com os dados e conhecimentos coletados, já que a interpretação constante implica envolvimento com o objeto estudado, sendo o intérprete o fator de maior importância.
Q: Ainda assim, estudar o homem parece não só possível como necessário.
U.G.: O homem precisa primeiro compreender a si mesmo, e do ponto de vista do conhecimento não há modo de fazê-lo, pois isso exige não acúmulo de dados, mas um salto quântico, já que a natureza busca criar indivíduos únicos sem usar modelos, e a imposição de modelos como Jesus, Buda ou Krishna destruiu essa possibilidade.
Q: A mera presença de um indivíduo único e plenamente florescido poderia ajudar os outros, não como modelo, mas como possível desencadeador de mudança e singularidade.
U.G.: Isso não ocorre, porque o indivíduo único, incapaz de reproduzir-se física ou espiritualmente, é descartado pela natureza como inútil, já que ela só se interessa pela reprodução e ocasionalmente produz um espécime excepcional (sport), que, sem poder reproduzir-se, está acabado para a evolução e não se interessa em servir de modelo a ninguém.
Q: Esse lançamento de singularidade pela natureza poderia ser entendido como o florescimento da singularidade no próprio indivíduo.
U.G.: Isso tende a ocorrer em indivíduos que, por acaso ou acidente, se libertam do fardo de todo o passado, restando, eliminado o conhecimento e a experiência coletivos da humanidade, um estado primordial e primevo sem primitivismo, inútil para a sociedade e sem qualquer missão de ajudar a humanidade.
Q: Nenhuma abordagem científica, iogue ou meditativa teria, portanto, relação com a singularidade e a liberdade em questão.
U.G.: A experiência pessoal mostra que o ioga, praticado por sete anos no Himalaia com Sivananda Saraswati e retomado após a calamidade de 1967 com Desikachar e seu pai, Krishnamacharya, contraria o funcionamento natural do corpo, e quando o organismo se liberta do domínio do pensamento, qualquer tentativa de produzir paz e harmonia gera desarmonia e violência.
Q: Não interessa propriamente uma grande explosão, mas apenas alguma sabedoria e serenidade.
U.G.: O faminto contenta-se com migalhas e logo deseja o pão inteiro prometido pelos vendedores sagrados, mas a fome precisa consumir-se sem conhecer satisfação, pois a própria fome e a busca são o problema, e descartados os modelos fictícios de santos resta o arranjo biológico natural, no qual as células cooperam por pura sobrevivência.
Q: Por trás dessa cooperação biológica e do florescimento da individualidade haveria algo transcendental tentando manifestar-se.
U.G.: Não há nada transcendental, mas algo altamente individual em sentido diverso do cultural, e o controle do corpo pelo pensamento destruiu a possibilidade de os humanos se tornarem humanos completos, sendo dispensável a noção, hoje tão difundida, de que a consciência atenta (awareness) produz mudança qualitativa, pois o potencial já existe, mas a humanidade tomou o caminho errado e parece não haver saída.
Q: Diante desse florescimento da individualidade, insiste a pergunta sobre por que não acontece com quem pergunta.
U.G.: Não há chance nem nada a fazer, e o negócio sagrado não ajudará em nada, talvez apenas geneticistas e microbiologistas encontrem respostas, com o risco de o Estado usar a engenharia genética para eliminar os últimos vestígios de liberdade, enquanto a inteligência extraordinária do organismo, já programada como um computador ligado, bastaria para viver bem se o pensamento não interferisse.
Q: Tudo o que restaria praticar, se cabe o termo, seria a não interferência.
U.G.: Tentar não interferir implica esperar que algo maravilhoso aconteça, e essa espera impede qualquer acontecimento, conforme a própria experiência de quarenta e nove anos buscando um homem chamado U.G., desviado pela cultura e por gurus mortos e vivos, até perceber a inutilidade da busca e que o inimigo era o próprio eu, quando todo o conhecimento e a busca foram expulsos do sistema.
Q: Não haveria, então, nenhuma obrigação de ajudar os outros a compreender isso.
U.G.: Não se trata de mercadoria comercializável, mas apenas da ausência de uma falsa exigência implantada pela sociedade e pela cultura, sendo que a exigência de mudar a si mesmo e a de mudar o mundo saem juntas do sistema, sem que isso implique ser antissocial ou grato à sociedade, nem sentir dever algum de desempenhar papel ou ajudar os semelhantes, ideias que não passam de disparate (balderdash).
Q: Querer mudar o mundo, por mais nobre que pareça, seria então uma atividade egocêntrica e egoísta.
U.G.: Quem tenta libertar-se do mundo ou do chamado mal é o mais egoísta dos homens, e a percepção devastadora que enfim surge é a de que o ego não existe, constatação que tudo explode com força tremenda e que não é experiência compartilhável, mas uma calamidade na qual experiência e experimentador terminam, deixando alguém sem fuga da realidade, sem romantismo e sem noções humanistas de salvar o mundo, pois sabe que toda tentativa só lhe acrescenta impulso.
Q: Ainda assim é preciso viver e agir, restando conceber uma ação que não acrescente impulso ao caos social.
U.G.: Essa é apenas mais uma ideia, pois ações e consequências formam um único acontecimento, ao qual o pensamento lógico de causa e efeito impõe uma sequência, e como tempo e espaço não existem fora das respectivas ideias, criação e destruição, nascimento e morte ocorrem simultaneamente, não havendo morte alguma que possa ser experimentada.
Q: Nesse estado natural haveria ainda entidades psicológicas, personalidades, egos, eu ou identidade.
U.G.: Não há pessoas nem espaço interior para criar um eu, restando, depois que a continuidade do pensamento se desfaz, uma série desconexa e independente de interações, sem divisão entre o que ocorre no ambiente e no interior, e removida a armadura surge uma sensibilidade extraordinária que responde às fases da lua, às estações e aos movimentos dos planetas, apenas a pulsação da vida, como numa água-viva.
Q: Cabe descrever um pouco esse processo de morte recorrente.
U.G.: O processo desafia a descrição, mas nele a respiração comum cessa e o corpo respira por outros meios fisiológicos, morrendo e renovando-se diariamente sem volição, e o verdadeiro ioga é a habilidade do corpo de retornar da morte clínica com movimentos rítmicos naturais, como os de um recém-nascido, e não posturas e exercícios respiratórios.
Q: Essa respiração sem pulmões seria epifenomênica em relação ao processo de morte, uma espécie de atração secundária.
U.G.: Não necessariamente, pois às vezes surge de repente uma falta de ar semelhante ao segundo fôlego que iogues buscam por técnicas e corredores alcançam ao atravessar a barreira da exaustão, mas isso também passa, e por fim a respiração cessa e o corpo dispensa os pulmões, respirando apenas com sua pulsação, fenômenos que se deixa acontecer quando não há ninguém com quem conversar.
Q: Médicos ocidentais teriam tentado descrever as alterações glandulares que acompanham esse processo de morte.
U.G.: A medicina ocidental pouco compreende disso, embora um estudo do Dr. Paul Lynn destaque o funcionamento diferente do timo, sendo afetadas também a pineal, a hipófise e outras glândulas, que com os plexos nervosos assumem o funcionamento do organismo quando a estrutura separativa do pensamento morre, num processo doloroso, não desejado nem pelos mais fervorosos praticantes, resultado não da vontade, mas de um concurso fortuito de átomos.
Q: Um sobrevivente desse processo total de morte, uma espécie de mutante, talvez pudesse mudar o rumo do destino humano.
U.G.: As alegações de afetar a totalidade da consciência humana não têm fundamento, pois essa consciência é algo formidável, com impulso próprio poderoso, e os que falam disso conhecem apenas a consciência criada pelo pensamento, que só pode ser afetada por propaganda, persuasão ou drogas, produzindo mudanças dentro do velho enquadramento e, portanto, inúteis, restando sem resposta se a mudança é necessária e para quê.
Q: Parece necessário um certo solo para o crescimento desses mutantes, já que todos são criados em solo estéril, medíocre e pouco nutritivo, e outro solo talvez ajudasse.
U.G.: A sensibilidade permanece apesar do solo pobre, e o projeto inteiro (blueprint) já está presente, como numa planta que morre se não for regada e nutrida, nada estando perdido para a humanidade, mas tentar desenvolver novas composições de solo, como se fez com árvores e plantas até poluir o planeta, teria o mesmo efeito na tentativa de cultivar uma linhagem humana melhor.
Q: A descrição sugere uma mudança radical na fonte da identidade após o colapso da estrutura separativa, restando saber se algum eu permanece depois da explosão e se o eu está apenas no cérebro.
U.G.: Não existe eu, apenas um pronome pessoal da primeira pessoa do singular, símbolo da totalidade dos pensamentos, sentimentos, experiências e esperanças da humanidade e produto do passado, assim como não existe mente individual, apenas a palavra mente, que criou a todos para manter sua continuidade e corrompeu o mecanismo natural de sobrevivência do corpo, de modo que a sobrevivência da estrutura separativa garante a destruição final do organismo físico.
Q: Cabe perguntar por que essas palavras não desencadeiam alguma ação radical nos ouvintes.
U.G.: A oportunidade que poderia haver já se perdeu, pois tudo o que foi dito foi apropriado pelo velho enquadramento, a suposta sensibilidade não é profunda e os obstáculos permanecem, até fortalecidos pela conversa, já que o eu usa qualquer coisa para perpetuar-se, nada sendo sagrado, e mesmo a tentativa de demolir o que existe visa construir nova superestrutura.
Q: Não está claro o fundamento dessa suposição.
U.G.: É simplesmente assim que o processo funciona.
Q: Supondo haver seriedade e alguma forma de descobrir isso…
U.G.: Suposições não cabem, pois o ocorrido foi acausal e aconteceu apesar de todos os esforços, lutas e intenções, constituindo o milagre dos milagres, impossível de provocar ou duplicar, já que atinge num tempo e lugar jamais tocados pela vida, não sendo experiência comunicável, transmissível ou compartilhável, mas uma ave rara que só se pode pôr num museu para observar.
Q: Assusta pensar em viver sem centro, sem eu, sem ponto de referência.
U.G.: O ponto de referência, o eu, não pode ser eliminado por vontade, sendo em última análise um programa geneticamente predeterminado, um roteiro (script), e libertar-se desse destino genético exige rejeitar tudo o que é oferecido por qualquer um, sem método, com uma bravura anterior à coragem e em total desamparo, pois qualquer ação é fragmentária, enquanto o estado descrito é um funcionamento fisiológico simples, assustador e desconcertante, sem nada de místico.
Q: Seria necessário, então, rejeitar tudo.
U.G.: Não se trata de rejeitar, pois o rejeitado e a rejeição não têm relevância para o modo real como o organismo funciona, e visto isso nada resta a renunciar, já que só se rejeita para obter algo; contrariamente aos Upanishads, que fazem disso o objeto do desejo mais elevado, o próprio desejo precisa terminar, pois é a busca que perturba, e dispensado o desejo dos desejos os demais perdem importância.
Q: A impossibilidade de apreciação científica plena desse acontecimento não implicaria que eventos, coisas e pessoas comuns não possam ser plenamente apreciados.
U.G.: Dentro desse enquadramento tudo é relativamente válido, mas a realidade estudada é montada pela psique ou pelo eu, ambos negados, de modo que a busca de realidade, autenticidade psicológica e autorrealização é produto de pessoas amedrontadas, e a própria trajetória mostra que a frustração total diante da pergunta sobre a existência da iluminação criou uma intensidade em que a questão se queimou e desapareceu.