User Tools

Site Tools


esoterismo:hanegraaff:2026:2

2 Conhecimento rejeitado

HANEGRAAFF, Wouter J. Esotericism in Western culture: counter-normativity and rejected knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 2026.

Uma Breve História do Conhecimento Rejeitado

1. A epígrafe de Michel Foucault sobre Nietzsche afirma que o desenvolvimento da humanidade é uma série de interpretações.

2. O panorama das correntes, tradições e personalidades mais importantes para o campo do esoterismo constitui apenas um mapa preliminar de orientação, necessariamente limitado e seletivo, pois, como num mapa digital em que cada aproximação revela ruas, casas e indivíduos com mundos próprios, a história humana tem níveis infinitos de profundidade e complexidade, e o mapa não é o território.

3. Não se pretende estabelecer um cânone esotérico nem demarcar o que está dentro ou fora do campo, mas, ao contrário, romper as restrições dos cânones tradicionais e dissolver as fronteiras artificiais pelas quais grandes partes da cultura ocidental foram excluídas e marginalizadas, agenda não canônica que está no coração desse campo.

Gnose e Prática Espiritual na Cultura Helenística Tardia

1. As origens do esoterismo encontram-se na cultura helenística posterior às conquistas de Alexandre, quando o grego, como língua franca, difundiu conceitos filosóficos e religiosos que interagiram com as tradições do Egito, da Pérsia, da Mesopotâmia e da Índia, e o platonismo se desenvolveu não só como investigação racional, mas como paideia, caminho de vida religioso, mítico e ritual voltado para uma gnose salvífica capaz de libertar a alma da matéria, fundado na crença de que a filosofia de Platão derivava de antigas sabedorias orientais persas, egípcias e hebraicas, concepção designada como orientalismo platônico, distinta do platonismo racionalista socrático.

2. Entre as tradições médio-platônicas voltadas para a gnose destaca-se o hermetismo egípcio helenístico, atribuído ao lendário Hermes Trismegisto, fusão de Hermes e Thoth, cujos textos, datáveis dos séculos II e III, incluem o “Corpus Hermeticum”, o “Asclépio”, o tratado copta “O Oitavo e o Nono” de Nag Hammadi, sentenças armênias e fragmentos recolhidos por João Estobeu, e, embora discutam a natureza de Deus, do homem e do cosmo, subordinam a filosofia à busca da salvação espiritual, devendo ter sido usados em pequenas comunidades de prática espiritual e ritual.

3. Os devotos herméticos cultivavam por exercícios meditativos o potencial do noûs, termo que designa não o intelecto, mas a suprema Luz divina e a capacidade humana de percebê-la, de modo que a noēsis era percepção direta da Luz, única via para atravessar as ilusões dos sentidos e alcançar a gnose da realidade tal como ela é.

4. Transcendendo a experiência sensível e a compreensão racional, os praticantes herméticos buscavam libertação e salvação já nesta vida, por um renascimento literal num corpo espiritual de luz noética, culminando na ascensão e na união extática com as potências divinas de Luz e Vida emanadas da Fonte, após romper o domínio das paixões administradas por entidades demoníacas ligadas ao zodíaco e descobrir a presença universal do divino ou mesmo que nada é real senão a Luz espiritual.

5. A busca da gnose, presente no hermetismo pagão, difundiu-se também entre cristãos, sendo usada positivamente por Clemente de Alexandria, mas associada sobretudo ao gnosticismo, apresentado pelos heresiólogos Irineu, Hipólito e Epifânio como a heresia das heresias, religião dualista em que centelhas divinas aprisionadas na matéria buscam escapar da tirania do demiurgo, deus ignorante ou mau identificado ao Deus do Antigo Testamento, e de seus arcontes, pela gnose de sua verdadeira identidade.

6. A descoberta da biblioteca de Nag Hammadi em 1945 tornou muito mais complexa essa imagem, mostrando que o cristianismo dos primeiros séculos era heterogêneo e incluía variantes mais ou menos gnósticas, e que a concepção do demiurgo aprisionador pertence a uma tradição específica, o setianismo, levando a maioria dos especialistas a substituir o conceito monolítico de gnosticismo por uma visão da diversidade cristã primitiva.

7. Uma terceira tendência do helenismo tardio é a teurgia, cujos primeiros testemunhos são os Oráculos Caldeus atribuídos a Juliano, o Teurgo, florescente tanto nos meios herméticos egípcios quanto no neoplatonismo fundado por Plotino, tendo como fonte principal a resposta de Jâmblico a Porfírio, conhecida desde Ficino como “De mysteriis”.

8. Apresentada por Jâmblico como caminho de Hermes fundado na sabedoria egípcia, a teurgia era uma prática cerimonial de alteração da consciência em que os deuses apareciam como entidades luminosas que possuíam beneficamente o corpo dos praticantes para curar suas almas, opondo-se à concepção de Plotino e Porfírio de uma ascensão extática pela contemplação filosófica, pois visava incorporar as energias divinas no mundo por um rito que ultrapassava a compreensão e as palavras, e, por intermédio de Proclo e do Pseudo-Dionísio Areopagita, o neoplatonismo influenciou profundamente a cultura ocidental até o Renascimento.

9. Os chamados papiros “mágicos” gregos, demóticos e coptas do Egito romano até o século XII, designação problemática porque a magia egípcia (heka) não tinha as conotações pejorativas da magia romana, contêm informações preciosas sobre práticas espirituais privadas numa cultura em transição para o cristianismo e o islã, rituais para fazer aparecer divindades e experiências visionárias como a “Liturgia de Mitra”, ascensão extática induzida por substâncias psicoativas e encantamentos até o encontro com Hélio Mitra, que fascinou estudiosos e esoteristas modernos como Jung e se tornou, com os demais papiros, fonte importante para ocultistas desde a Golden Dawn e Crowley.

As Ciências Ocultas: Magia, Astrologia e Alquimia no Ocidente Latino

1. O esoterismo sempre esteve ligado ao estudo das leis ocultas da natureza, já que antes da modernidade religião e ciência mal se distinguem, pois uma natureza criada por Deus ou dele emanada participaria da esfera divina, destacando-se no mundo latino a magia, a astrologia e a alquimia, agrupadas desde o século XVI como ciências ocultas, termo adotado com reservas por sugerir uma unidade numa filosofia oculta e por desafiar as definições modernas de ciência e sua separação da religião.

2. A magia é a mais difícil de definir, sendo usada por estudiosos modernos para designar técnicas universais de enfrentamento de problemas cotidianos, mas o termo é problemático por suas conotações pejorativas e por seu papel no discurso ocidental do conhecimento rejeitado, sobretudo desde Tylor e Frazer, cuja tríade magia-religião-ciência gera simplificações anacrônicas e implicações imperialistas e racistas de uma evolução da magia primitiva à religião cristã e à ciência europeia, quando a história dos termos mageia e magia revela concepções muito diversas.

3. Uma dessas concepções, a magia demoníaca, herdeira das polêmicas judaicas, cristãs e islâmicas contra a idolatria pagã, reduz toda magia ao contato com demônios, interpretando como malignos os daimones gregos, outrora ambivalentes, e fundamentou a perseguição às bruxas no início da era moderna, embora já na Idade Média se tentasse borrar a fronteira entre demônios e anjos, reinterpretando até a necromancia e a nigromancia como práticas piedosas de comando dos demônios em nome de Jesus ou de magia revelada por anjos ou pela Virgem.

4. Uma concepção inteiramente diversa, a magia natural, surgiu no Ocidente por volta do século XI, quando a Reconquista, sobretudo após a queda de Toledo em 1085, deu aos cristãos acesso às bibliotecas muçulmanas e às traduções árabes de textos antigos de filosofia natural, provocando uma revolução científica medieval em que intelectuais cristãos passaram a explicar naturalmente fenômenos maravilhosos atribuídos aos demônios, numa tentativa sistemática de subtrair o estudo da natureza ao controle teológico.

5. A magia natural estudava as qualidades ocultas, como o magnetismo, a influência da lua nas marés, as radiações astrais, os poderes da imaginação e o mau-olhado, procurando explicá-las cientificamente, mas assim conferia realidade a forças que os críticos cristãos consideravam sobrenaturais e demoníacas, vendo nas ciências helênicas recebidas do árabe um cavalo de Troia da idolatria pagã, batalha que se prolongou no Renascimento e fez da magia uma categoria ambígua entre demonismo e ciência natural.

6. Contrariamente à sua reputação pós-iluminista de falsa ciência supersticiosa, a astrologia clássica fundava-se numa lei natural universal e imutável, desenvolvida no Egito do século II a.C. como modelo causal rigoroso que explicava as mudanças sublunares pelas rotações celestes, sendo considerada a mais abrangente teoria científica da Antiguidade, baseada na física aristotélica dos quatro elementos inertes movidos pelos astros vivos e inteligentes por meio da quintessência, ou numa harmonia preestabelecida entre o alto e o baixo.

7. Difundida entre pagãos, judeus e cristãos antes de Constantino, a astrologia foi suprimida pela Igreja como superstição pagã por divinizar os astros e ameaçar o livre-arbítrio, retornando no século XI pelas fontes árabes como componente central da magia natural, enquanto no mundo islâmico se tornava teoria política e tecnologia dominante dos grandes impérios, e floresceu no Renascimento e na revolução científica, sobretudo como magia astral capaz de canalizar as virtudes celestes por imagens e cerimônias, até declinar com a derrota da filosofia oculta diante de protestantes e iluministas e renascer após a Segunda Guerra em formas psicologizadas inspiradas na sincronicidade de Jung.

8. A alquimia ocidental surgiu no Egito helenístico como prática laboratorial de transmutação, fundada na teoria aristotélica de uma matéria-prima comum a todos os elementos que permitiria transformar qualquer substância em outra, incluindo o ouro, e já em Zósimo de Panópolis os procedimentos técnicos se combinavam com visões de morte e renascimento iniciáticos em linguagem alquímica, ligadas à crença hermética de um renascimento espiritual.

9. Esquecida no Ocidente latino durante a Alta Idade Média e redescoberta pelas fontes árabes, a alquimia medieval e moderna fundava-se em procedimentos laboratoriais, mas sua linguagem da transmutação prestava-se a narrativas religiosas de renascimento espiritual, a ponto de Cristo ser descrito como pedra filosofal, interpretações que floresceram nos séculos XVI e XVII, com ou sem prática laboratorial, sendo então inseparáveis alquimia e química, o que justifica o termo “quimia” e explica o envolvimento de Boyle e Newton em experiências alquímicas.

10. Expulsa da ciência oficial no século XVIII e tida como pseudociência até o século XX, a alquimia foi reabilitada após a guerra por junguianos e tradicionalistas que enfatizaram seus aspectos espirituais com base em crenças esotéricas, mas deve ser compreendida como fenômeno histórico multifacetado irredutível a uma disciplina, definido por procedimentos de transmutação que funcionam tanto como ciência quanto como narrativa religiosa, filosófica ou psicológica, sendo, segundo Mike Zuber, não um dos times no cabo de guerra entre ciência e religião, mas a própria corda.

Esoterismo Judaico

1. A visão de Ezequiel no exílio babilônico, com quatro criaturas aladas de faces humanas, de leão, touro e águia, rodas dentro de rodas cobertas de olhos e um trono de safira ocupado por uma figura humana radiante, conhecida como Ma'aseh Merkavah, tornou-se modelo de numerosas experiências visionárias judaicas e cristãs, como as dos livros de Enoque, que narram a ascensão celeste do patriarca, a queda dos anjos que se uniram às filhas dos homens e a visão de Deus em seu trono com a transformação do visionário em anjo, tradição prolongada em outros apocalipses, no Apocalipse de João, em Qumran e em Fílon.

2. Na literatura rabínica posterior à destruição do Segundo Templo, a visão de Ezequiel tornou-se objeto de exegese, sendo contestado se inspirou práticas extáticas, e os rabinos advertiam contra a exegese desqualificada da Merkavah e da criação, mas o esoterismo judaico impressiona justamente por dar livre curso à imaginação exegética, como na Mishná Hagigá, fonte das tradições sobre a luz primordial oculta, os sete céus e os quatro sábios que entraram no Pardes.

3. A literatura dos Hekhalot descreve a perigosa “descida” à Merkavah através de palácios celestes sucessivos guardados por anjos terríveis, transposta com selos, nomes e adjurações mágicas até o palácio interior onde o adepto participa da união litúrgica celeste e pode ser transformado em anjo, como Enoque convertido em Metatron, chamado “o YHWH menor”.

4. O protocabalístico “Sefer Yetzirah” introduziu o sistema das sefirot, originalmente os dez números primordiais que, com as vinte e duas letras hebraicas, serviram a Deus para criar o mundo e que, sob a influência do “Sefer ha-Bahir”, passaram a ser interpretados como dez essências, luzes ou emanações divinas da estrutura metafísica da criação, representadas como árvores e centrais na Cabala.

5. A expressão mais famosa da Cabala é o “Zohar”, atribuído a Simeão bar Yochai, mas composto por Moisés de León e outros autores espanhóis dos séculos XIII e XIV, sistema mítico-simbólico de especulação teosófica muitas vezes expresso em linguagem erótica, como na passagem em que a Torá é comparada a uma dama oculta em seu palácio que se revela gradualmente a seu amante até falar-lhe face a face de todos os seus segredos.

6. Ao lado da Cabala teosófico-exegética, a Cabala profética ou extática de Abraão Abulafia, fundada no “Sefer Yetzirah” e em Maimônides, enfatizava técnicas de alteração da consciência capazes de produzir fenômenos visionários e extáticos, como a guematria e as permutações de letras combinadas com a recitação de nomes divinos, gestos rituais, respiração rítmica e contemplação imaginal, conhecidas também pelo relato de um discípulo anônimo.

7. A Cabala, ativa no sul da França nos séculos XII e XIII e depois centrada na Península Ibérica, foi profundamente afetada pela expulsão dos judeus da Espanha em 1492, que levou cabalistas à Itália e ao contato com intelectuais cristãos, e no século XVI formou-se em Safed um novo centro em torno de Cordovero, Isaac Luria e Hayim Vital, cuja Cabala luriânica introduziu os conceitos de tsimtsum, contração divina para abrir espaço à criação, shevirah, quebra dos vasos, e tikkun, retificação, além de práticas como os yichudim, os tikunim e as kavanot.

8. Fundada num mito de exílio e redenção ressonante com a história traumática judaica, a Cabala luriânica tornou-se central no movimento messiânico sabateano, em torno de Sabbatai Zevi, que se proclamou Messias e depois se converteu ao islã, deixando seguidores que o abandonaram, racionalizaram sua apostasia ou se converteram também, os Dönme, cuja religião misturou Cabala e sufismo, seguindo-se um século depois Jacob Frank, que se dizia reencarnação de Sabbatai e liderou um movimento antinomista.

9. Nos séculos XVIII e XIX, o hassidismo fundado pelo Baal Shem Tov absorveu elementos cabalísticos, deslocando a ênfase para a ética e a santidade encarnadas no Tzadik, sem abandonar práticas extáticas e o uso mágico dos nomes divinos, enfrentando a oposição do Gaon de Vilna e dos Misnagdim, enquanto Shalom Sharabi criava em Jerusalém uma escola luriânica ainda ativa, e a Haskalah rejeitava a Cabala e o hassidismo, dando origem, com a Wissenschaft des Judentums, ao estudo filológico hostil da Cabala, contra o qual Scholem fundou seu estudo moderno com métodos semelhantes, mas em perspectiva positiva.

10. As formas populares hassídicas e outros movimentos cabalísticos continuaram a florescer nos séculos XX e XXI, longamente negligenciadas pelos historiadores, que viam na Cabala tradicional o autêntico, até que estudos recentes passaram a examinar a integração da Cabala a ideologias modernas, como o sionismo religioso de Abraham Isaac Kook e o anarcocomunismo religioso de Yehuda Ashlag, os círculos cabalísticos de Jerusalém, o movimento Habad-Lubavitch, as interações com o ocultismo não judaico e as formas Nova Era como o Bnei Baruch e o Kabbalah Centre, que atraem celebridades como Madonna.

Esoterismo Islâmico

1. Após o triunfo do cristianismo, as tradições pagãs helenísticas declinaram no Ocidente latino, simbolizado pelo fechamento da Academia de Atenas em 529, mas a rápida expansão do islã no século VII deu aos intelectuais muçulmanos, judeus, cristãos e zoroastristas acesso a vastos acervos de manuscritos gregos, persas e sânscritos, de modo que as tradições helenísticas tardias se tornaram decisivas para o desenvolvimento cultural do islã, cujas culturas, da África ocidental à Índia setentrional, conheceram vários renascimentos em que o esoterismo e as ciências ocultas foram centrais enquanto a Europa cristã atravessava sua Idade Média, abrangendo no início da era moderna cerca de um terço da população mundial.

2. O xiismo duodecimano começou como forma esotérica de especulação e prática voltada para a gnose, fundada na faculdade espiritual do ʿaql, equivalente ao nous platônico e hermético, chave da sabedoria divina encarnada pelos doze imames sucessores do Profeta, precedidos por profetas de Adão a Jesus, e na distinção entre o sentido exterior (ẓāhir) e o interior (bāṭin) do Corão, depois estendida a toda a realidade.

3. O esoterismo imamita primitivo desenvolveu mitologias da disseminação da Luz divina e da luta entre entidades de luz e de trevas, apresentando o imame como guia, mestre e taumaturgo detentor do conhecimento esotérico, cuja alma subia ao trono celeste como os descendentes da Merkavah e que dominava a ciência dos números e das letras, até que no século X a escola de Qumm foi vencida pelo racionalismo mutazilita e pela escola de Bagdá, caindo esse esoterismo no esquecimento, ao passo que grupos ghulāt, crentes na transmigração das almas, deram origem na Síria aos Nuṣayriyya.

4. Os ismaelitas, segundo ramo do xiismo, ainda mais esotéricos e por isso perseguidos como bāṭiniyya, dominaram nos séculos X e XI o califado fatímida e fundaram sua visão na distinção entre o exotérico mutável e o esotérico imutável, comum ao judaísmo, ao cristianismo e ao islã e revelado apenas a iniciados, desenvolvendo a hermenêutica do taʾwīl, “reconduzir à fonte”, apoiada nas propriedades ocultas das letras e números, cosmologias de inspiração helenística, judaica, cristã e gnóstica e a expectativa messiânica do Mahdī, em cuja era a verdade oculta se tornaria manifesta a todos.

5. Contemplativos e ascetas voltados para a vida interior existiam desde o tempo do Profeta e podem ser vistos como precursores do sufismo, tradição sobretudo sunita, mas também xiita, de grande importância para o esoterismo islâmico.

6. Após protossufis como al-Ḥasan al-Baṣrī e a asceta Rābiʿa al-ʿAdawiyya, destacaram-se no século IX o egípcio Dhū l-Nūn, natural de Panópolis, cidade de Zósimo, provável transmissor de uma tradição hermética que unia alquimia e busca espiritual, e seu discípulo Sahl al-Tustarī, elos de uma cadeia de ouro que, segundo Suhrawardī, ia de Hermes, Empédocles e Pitágoras até ele mesmo.

7. Em Bagdá, centro da chamada idade de ouro do islã até o saque mongol de 1258, al-Junayd expôs uma ciência da unicidade divina combinada com estados alterados rituais, a literatura sufi desenvolveu uma especulação erótica sobre o amor divino, com visionários extáticos como al-Bisṭāmī e al-Ḥallāj, crucificado em 922 por declarar-se o Real, e figuras negligenciadas como al-Niffarī, al-Tirmidhī e o pitagórico Ibn Masarra mostram-se relevantes para o esoterismo, sendo al-Ghazālī a figura mais famosa do sufismo clássico, com forte interesse por temas esotéricos e hostilidade aos ismaelitas.

8. A cultura imperial abássida estudou intensamente as ciências ocultas, sobretudo na Casa da Sabedoria de Bagdá, onde muçulmanos, judeus e cristãos traduziram do grego e do siríaco para o árabe textos esquecidos no Ocidente, como a “Teologia de Aristóteles”, paráfrase de Plotino, o “Segredo dos Segredos” e o hermetismo pseudoaristotélico, e floresceram o astrólogo Abu Maʿshar, o filósofo al-Kindī, autor do “De radiis”, as “Epístolas dos Irmãos da Pureza” de base neopitagórica e o “Ġāyat al-ḥakīm”, atribuído a Maslama al-Qurṭubī e conhecido no Ocidente como “Picatrix”.

9. O iraniano Suhrawardī, fundador do iluminacionismo neoplatônico, após uma visão de Aristóteles, convenceu-se de que o verdadeiro conhecimento exigia a experiência direta da Luz espiritual, o “conhecimento por presença”, transmitida por uma cadeia iniciática de Hermes até ele, exemplificando a continuidade e a expansão do orientalismo platônico no mundo islâmico, da África ocidental ao Sudeste Asiático, com adaptações locais ainda inexploradas.

10. O andaluz Ibn ʿArabī, “o Mestre Supremo”, emigrado para o Oriente pela Reconquista e morto em Damasco, teorizou a santidade em relação à profecia e ao império e deixou uma obra imensa sobre prática sufi, metafísica, alma, tempo, profecia, poesia, sonhos e visões, cuja fusão com o iluminacionismo se tornou a forma dominante de neoplatonismo no mundo persa, sendo sua passagem sobre o mundus imaginalis, popularizada por Henry Corbin nos anos 1970, apenas um aspecto de uma obra deliberadamente inacessível aos não iniciados.

11. Ibn ʿArabī e al-Būnī introduziram no Oriente islâmico a ciência das letras e dos nomes, ou letrismo, gêmea da Cabala judaica, cuja importância só recentemente foi reconhecida, atribuindo-se a al-Būnī o grimório “Shams al-maʿārif al-kubrā”, ícone da magia islâmica até hoje, e após 1258 o letrismo tornou-se central numa revolução científico-oculta difundida entre os séculos XIV e XVII, idade de ouro de um humanismo oculto islâmico neopitagórico e neoplatônico anterior e paralelo ao humanismo italiano e à revolução científica europeia, ainda amplamente inexplorado.

12. Esses intelectuais viam-se como novos Irmãos da Pureza inspirados por pseudoepígrafos como o “Segredo dos Segredos”, destacando-se Ibn Turka, filósofo oculto pitagórico do Irã timúrida, al-Bisṭāmī no Império Otomano e Dihdār Shīrāzī, principal autor letrista do século XVI a serviço dos safávidas, figuras influentes nas cortes que moldaram as culturas imperiais islâmicas do início da era moderna.

13. A prática das ciências ocultas nesses meios combinava-se com regimes espirituais de pureza ritual, reclusão, privação sensorial e de sono, mantras, jejum e dieta vegetariana para alcançar estados alterados em que novas ciências eram reveladas por visões e sonhos, foco mantido no iluminacionismo, como nas experiências extracorpóreas descritas pelo filósofo neoplatônico Mīr Dāmād.

14. Grimórios populares atribuídos a Mīr Dāmād ainda circulam hoje, mas o esoterismo islâmico moderno permanece pouco estudado por causa do descrédito das ciências ocultas no orientalismo pós-iluminista, nas polêmicas missionárias e em certos reformismos, embora outros movimentos reformistas tenham sido abertamente ocultistas e práticas esotéricas sigam vivas nas sociedades islâmicas, como na espiritualidade de tipo Nova Era do Irã contemporâneo, enquanto o sufismo, difundido na Europa e na América desde o século XIX e influente na Teosofia, no tradicionalismo, em Gurdjieff e na Nova Era, assumiu novas formas em grandes movimentos como a Qādiriyya Būdshīshiyya, a Shādhiliyya Darqāwiyya Alāwiyya aberta ao mundo não muçulmano, a Naqshbandiyya-Ḥaqqāniyya de tom Nova Era e a antimodernista Aḥmadiyya-Idrīsiyya fundada pelo guenoniano Pallavicini.

O Renascimento Europeu

1. Na segunda metade do século XV, pensadores criativos empreenderam a síntese do platonismo e de outras filosofias pagãs antigas com a Cabala judaica recém-descoberta e as ciências ocultas cultivadas no mundo islâmico, sob a superioridade presumida da teologia cristã, constituindo o corpus referencial básico do esoterismo na cultura europeia moderna.

2. Essa onda de exploração intelectual foi efeito colateral de conquistas militares e mudanças geopolíticas entre as três religiões monoteístas, pois, depois das traduções árabes propiciadas pela Reconquista, o avanço otomano e a queda de Constantinopla em 1453 levaram manuscritos gregos à Itália e desencadearam o renascimento platônico e hermético, enquanto a política antijudaica e antimuçulmana dos Reis Católicos culminava nas expulsões de 1492 e 1609 e trazia cabalistas à Itália, de modo que o esoterismo renascentista resultou do empenho cristão em integrar a literatura pagã e judaica, mas não islâmica, num quadro neoclássico grego enraizado na teologia católica.

3. Entre as figuras fundadoras destaca-se o bizantino Jorge Gemisto Pletão, que chegou a Florença em 1437 para o Concílio de Ferrara e Florença e impressionou os humanistas com seu conhecimento direto de Platão e Aristóteles e sua exaltação dos Oráculos Caldeus, que atribuía erroneamente a Zoroastro, aparecendo como encarnação viva do orientalismo platônico, cristão por obrigação, mas provavelmente pagão helenístico de coração, e inaugurando um longo fascínio por Zoroastro como autoridade suprema da sabedoria antiga.

4. Marsilio Ficino, descoberto por Cosimo de Médici, impressionado por Pletão, traduziu para o latim os diálogos de Platão, concluídos em 1468, apresentou no “De amore” o platonismo como compatível com o cristianismo e lançou as bases de um amplo renascimento do orientalismo platônico fundado na prisca theologia, traduzindo também Plotino e Jâmblico e publicando uma “Teologia Platônica” que fazia do platonismo a chave da reforma cristã e de Platão uma autoridade para os teólogos.

5. Ficino traduziu também os catorze primeiros tratados do “Corpus Hermeticum”, publicado em 1471 e reeditado ao longo do século XVI, dando aos cristãos acesso ao que se julgava a mais antiga fonte da sabedoria egípcia, embora mantivesse Zoroastro como o mais antigo mestre e só mais tarde, sobretudo no “De vita coelitus comparanda”, desse grande atenção a Hermes como mestre de uma magia astral voltada para a cura médica e psicológica.

6. Os tratados restantes do “Corpus Hermeticum” foram traduzidos por Lodovico Lazzarelli, que identificava o Pimandro hermético com o Logos encarnado em Jesus e retornado na pessoa do pregador apocalíptico Giovanni da Correggio, o “Cristo hermético”, e escreveu o “Crater Hermetis”, influente sobre Agrippa, obras publicadas por Lefèvre d'Étaples e Champier, num contexto em que muitos autores, como Agostino Steuco, autor do tratado sobre a filosofia perene de 1540, e Francesco Patrizi, cuja “Nova de universis philosophia” foi condenada em 1594, afirmavam a unidade entre sabedoria pagã oriental, platonismo, hermetismo e teologia cristã.

7. Giovanni Pico della Mirandola causou sensação em 1486 ao propor um debate público sob a presidência do papa sobre novecentas teses que abarcavam todas as tradições eruditas, inclusive a sabedoria pagã, as ciências ocultas árabes e, de modo inovador, a Cabala judaica, projeto frustrado pela censura e posterior condenação de Inocêncio VIII, sobretudo das teses que renovavam erros pagãos ou acalentavam enganos judaicos.

8. Pico pretendia resolver todas as disputas filosóficas e teológicas numa sinfonia de sabedoria universal e sustentava que as doutrinas cristãs se encontravam ocultas nas tradições pagãs e sobretudo na Cabala revelada a Moisés no Sinai, visando demonstrar a superioridade católica e a conversão dos judeus, e seu discurso inaugural, publicado postumamente como “Oração sobre a Dignidade do Homem”, célebre como manifesto da mentalidade renascentista e liberal, deve muito mais aos valores cristãos tradicionais e à espiritualidade hermética do que admitiram seus admiradores.

9. Pico está na origem da tradição de simbolismo numérico, distinta da numerologia divinatória, que, de base neopitagórica combinada com a Cabala e o letrismo, atribuía significados qualitativos aos dez primeiros números como constitutivos da realidade e atraía os intelectuais da revolução científica em busca de uma hermenêutica universal capaz de decifrar a escrita de Deus na Escritura e na criação.

10. A Cabala cristã, outra tradição nascida de Pico, aplicou a sistemas cristãos conceitos e técnicas cabalísticas como as sefirot e a guematria para revelar estruturas ocultas na Escritura e na natureza, os dois livros da revelação, tendo como principal pioneiro Johannes Reuchlin, que no “De verbo mirifico” de 1494 leu no Tetragrama o nome oculto de Jesus pela inserção do shin e no “De arte cabalistica” de 1517, a “bíblia dos cabalistas cristãos”, fez de um cabalista judeu fictício um mestre de sabedoria, contra o antijudaísmo da época.

11. A Cabala cristã interessou grandes pensadores dos séculos XVI e XVII, como Guillaume Postel, profeta messiânico que julgava ter descoberto o messias encarnado numa mulher, Christian Knorr von Rosenroth, autor da influente “Kabbala Denudata”, e Francis Mercury van Helmont, ligado a redes que iam de Anne Conway e Henry More a Locke e Leibniz.

12. A tentativa mais famosa de integrar as tradições antigas num quadro cabalista cristão foi o “De occulta philosophia” de Heinrich Cornelius Agrippa, de 1533, mais que um compêndio enciclopédico, cujos três livros tratavam dos três mundos do cosmo ptolomaico, o sublunar dos quatro elementos, o intermediário das esferas planetárias e o angélico e divino além do globo cósmico, este dominado pela Cabala cristã, sendo Agrippa, lembrado como mago negro e modelo do Fausto, na verdade um cristão piedoso que buscava, sob influência de Lazzarelli, um caminho de ascensão da alma até o renascimento e a união com o divino.

13. Agrippa, influenciado pelo abade Tritêmio, pioneiro da criptografia, da demonologia e da magia angélica, inspirou praticantes como John Dee, que, com Edward Kelley, combinou ciências naturais e invocações angélicas por meio da vidência num espelho negro, produzindo a língua “enoquiana”, fascinante para ocultistas até hoje, e Heinrich Khunrath, sintetizador da filosofia oculta, da alquimia e da Cabala cristã no ilustrado “Amphitheatrum Sapientiae Aeternae”.

14. A síntese de Agrippa assentava ainda no cosmo geocêntrico, mas as descobertas de Copérnico, publicadas em 1543, substituíram o mundo fechado medieval por um universo infinito com infinitos sistemas solares, abalando a autoridade dos antigos que haviam pressuposto o modelo pré-copernicano.

15. Giordano Bruno, talvez o mais brilhante dos pensadores renascentistas, compreendeu que um universo infinito exigia repensar Deus e sua relação com o homem e o cosmo, pois, se para Agrippa bastava subir pelas esferas planetárias para alcançar o céu angélico além do cosmo, no universo infinito pós-copernicano a alma viajaria eternamente sem jamais sair do cosmo, não restando lugar para Deus e seus anjos.

16. A vasta obra de Bruno repensa radicalmente todas as tradições filosóficas e científicas, apresentando a divindade como realidade feminina universal invisivelmente presente no mundo sensível nos “Heroicos furores”, os deuses gregos reordenando as constelações no “Spaccio”, a magia no “De vinculis in genere” e a arte da memória ligada a Llull, e, recusando deter-se nas verdades da ortodoxia, foi preso em 1592 e queimado no Campo de' Fiori em 1600, mostrando que o caminho do conhecimento rejeitado podia custar a vida.

Naturphilosophie e Teosofia Cristã

1. Ao contrário dos eruditos renascentistas italianos e católicos, que comentavam autoridades antigas e medievais em latim, uma segunda grande tradição do esoterismo moderno, dominada por alemães, sobretudo luteranos, que escreviam em sua língua materna, desenvolveu visões especulativas originais fundadas na experiência vivida e em três fontes de conhecimento, a Bíblia, a Natureza como segundo livro escrito por Deus numa linguagem simbólica secreta e a oração silenciosa e meditação pelas quais Deus se revela no coração por visões, vozes e iluminações.

2. O autor fundador dessa tradição, designada como Teosofia e Naturphilosophie, é Paracelso, médico e pioneiro químico suíço que, influenciado pela alquimia e pela medicina popular, atacou a medicina galênica livresca, exigiu o aprendizado direto da natureza por investigação experimental, acrescentou aos quatro elementos a tríade mercúrio, enxofre e sal e escreveu também sobre religião em alemão, sendo chamado “Lutero da medicina”, e sua filosofia química, difundida na Alemanha, França e Inglaterra, tornou-se força inovadora na medicina, na quimia e na espiritualidade, sem a qual o esoterismo moderno seria impensável.

3. A partir de 1600 o paracelsismo tornou-se também corrente religiosa dissidente, o weigelianismo, que via em Paracelso um visionário inspirado restaurador de uma tradição apostólica, e o sapateiro silesiano Jacob Böhme, após iluminações em 1600 e 1610 motivadas pela questão de como um Deus bom criara um mundo tão cheio de mal, fundou a teosofia cristã com uma cosmogonia em que Deus nasce do Ungrund e seu corpo, a Natureza Eterna, une um núcleo sombrio e colérico associado ao Pai e a força de Luz e Amor do Filho.

4. Na cosmogonia de Böhme, Lúcifer, criatura perfeita de Luz, ao tentar renascer como Deus, renasceu como criatura das Trevas, destruindo a harmonia do mundo divino e originando o mundo material do Terceiro Princípio, natureza caída sob o tempo e o espaço onde a Cólera do Primeiro Princípio combate a Luz do Segundo, cabendo aos homens, nascidos pecadores nesse mundo, renascer como criaturas de Luz por uma transmutação interior que inverte a Queda e participa da Reintegração universal, restaurando o próprio corpo de Deus.

5. Escritas num alemão estranho e poético, as obras de Böhme difundiram-se ainda em vida, causando-lhe problemas com as autoridades luteranas, e inspiraram dissidentes como Abraham von Franckenberg, Seidenbecher e o milenarista Friedrich Breckling, cujas redes formaram nos Países Baixos comunidades teosóficas em torno de Breckling, Überfeld e Gichtel, este à frente dos “Irmãos Angélicos”, conhecidas por intensas experiências extáticas coletivas expressas em linguagem erótica, como o casamento espiritual da comunidade com a Sofia divina.

6. Dionysius Andreas Freher transmitiu a teosofia böhmiana à Inglaterra com obras e imagens impressionantes, usadas por William Law na edição inglesa padrão de Böhme, e ali a Sociedade Filadélfica de John Pordage e Jane Leade, exemplo precoce de liderança feminina, cultivou experiências visionárias de forte dimensão erótica e de gênero, cujo caso extremo foi o grupo alemão de Eva von Buttlar, em que os homens praticavam sexo cerimonial com a “Mãe Eva” para reencenar o casamento com a Sofia celeste.

7. Friedrich Christoph Oetinger, o mais importante teósofo cristão do século XVIII, pastor luterano alarmado com o racionalismo de Leibniz e Wolff, opôs à razão desencarnada a doutrina da Encarnação, desenvolvendo uma teosofia encarnacional baseada em Böhme e na Cabala cristã e luriânica, interessando-se por Swedenborg até descobrir que este defendia o idealismo pós-cartesiano que combatia, e radicalizando a corporeidade espiritual böhmiana.

8. A teosofia cristã viveu uma segunda idade de ouro no final do século XVIII e no Romantismo e Idealismo alemão, com Louis-Claude de Saint-Martin, o “filósofo desconhecido”, e Franz von Baader, que reinterpretaram Böhme à luz do idealismo e do sonambulismo mesmérico e produziram clássicos da resistência esotérica ao racionalismo, pois a própria época das Luzes foi de intensa atividade esotérica, em que à luz da Razão dos philosophes se opunha a iluminação espiritual, tradições cuja pesquisa permanece quase só em francês e alemão.

Sociedades Iniciáticas

1. A transmissão da sabedoria antiga através dos tempos, crença central do esoterismo ocidental, só passou a exigir uma organização iniciática em 1614, com o primeiro manifesto rosacruz, a “Fama Fraternitatis”, que descreve uma irmandade fundada antes de Lutero por “C.R.”, depois Christian Rosenkreutz, iniciado nas ciências ocultas em Damcar, no Egito e em Fez, cujos membros se espalharam pela Europa curando gratuitamente os doentes e transmitindo seu saber a sucessores numa cadeia ininterrupta.

2. Cem anos depois, a descoberta do corpo incorrupto de Rosenkreutz numa cripta teria levado a irmandade a revelar-se publicamente, seguindo-se em 1615 a “Confessio Fraternitatis”, que anunciava uma nova e pacífica Reforma integrando as ciências herméticas ao luteranismo, e em 1616 as “Núpcias Químicas de Christian Rosenkreutz”, alegoria alquímica e numerológica da transformação e do renascimento espiritual cristão.

3. Não há prova histórica da existência da irmandade nem de Rosenkreutz, sendo os manifestos atribuídos ao teólogo luterano Johann Valentin Andreae e seu círculo de Tübingen, mas suscitaram enorme número de respostas, de céticos que viam uma fraude a crentes e críticos que denunciavam hereges diabólicos, e levaram autores como Robert Fludd e Michael Maier a declarar-se rosacruzes, exemplo seguido desde então por esoteristas que reivindicam saberes ocultos.

4. Fludd e Maier são conhecidos por sua imagística simbólica, combinada em Maier com poesia e música na “Atalanta Fugiens”, e, após indícios vagos de grupos alquímicos rosacruzes, a primeira organização rosacruz incontestável foi a Ordem dos Rosacruzes de Ouro, florescente na Alemanha na segunda metade do século XVIII, quando a separação entre Igreja e Estado permitiu novas organizações religiosas, multiplicando-se desde então grupos iniciáticos rosacruzes que reivindicam os verdadeiros segredos da sabedoria antiga.

5. Essas ordens inspiraram-se na maçonaria, nascida na Escócia no final do século XVI da transformação das guildas medievais de pedreiros em organizações com rituais de admissão e lendas sobre a antiguidade do ofício, que, com a admissão de “maçons cavalheiros” no século XVII, converteram seu repertório numa linguagem simbólica de aperfeiçoamento interior e de Deus como Grande Arquiteto, sendo os maçons vistos até o início do século XVIII como rosacruzes e alquimistas possivelmente detentores da pedra filosofal.

6. Sob o Iluminismo, a maçonaria inglesa, a partir da Grande Loja de 1717, afastou-se desses interesses e tornou-se organização social racional e humanitária, modelo dominante no mundo anglófono, ao passo que em outros países, sobretudo na França, ideias alquímicas e herméticas floresceram em sistemas de altos graus repletos de simbolismo esotérico, tornando a maçonaria o caminho natural para quem buscava mistérios antigos.

7. As especulações teosóficas böhmianas ganharam popularidade nesses altos graus, fenômeno chamado iluminismo, sobretudo no Rito Escocês Retificado de Willermoz e na ordem dos Élus Coëns de Martinez de Pasqually, formando-se uma rede europeia de “homens de desejo” contrária ao racionalismo, cujas tradições, ditas martinismo, foram reivindicadas por ocultistas posteriores, sendo o Rito Retificado ainda praticado na França.

8. Nas lojas do século XVIII, o sistema de classes era suspenso, tornando a maçonaria espaço seguro para experimentar ideias igualitárias e democráticas, e sua expansão colonial fez dela uma rede internacional, uma sociedade supranacional protegida pelo segredo, o que despertou a suspeita das autoridades, em certos casos justificada, como no da Ordem dos Illuminati de Adam Weishaupt, veículo de política radical.

9. Os maçons atribuíram-se genealogias grandiosas, remontando a Noé ou ligando os essênios e terapeutas aos Templários, segundo a lenda de que estes, defensores do Templo de Salomão, modelo da simbologia maçônica, teriam recebido na Terra Santa a sabedoria oriental e a geometria pitagórica e, após a dissolução da Ordem e a execução de Jacques de Molay, levado seus segredos à Escócia, transmitindo-os aos maçons contra as forças autoritárias, lenda que gerou graus templários, ordens neotemplárias e uma mitologia popular de Eco a Dan Brown.

10. Após a Revolução Francesa, a maçonaria e as sociedades secretas tornaram-se alvo de teorias conspiratórias, inauguradas em 1797 por Barruel e Robison, que atribuíram a queda da aliança entre trono e altar a conspirações maçônicas e iluministas, iniciando uma longa história de teorias conspiratórias esotéricas e antiesotéricas, como as mistificações de Léo Taxil sobre um culto maçônico diabólico e, com o antissemitismo, o mito de uma conspiração judaico-maçônica, ocultista e diabólica, cujo exemplo mais notório, os “Protocolos dos Sábios de Sião”, influenciou Hitler e ainda circula.

O Oculto Modernista

1. Com a revolução midiática do século XVIII e o enfraquecimento da censura, a literatura esotérica tradicional tornou-se acessível a públicos crescentes, ao lado de uma literatura cética que ridicularizava o oculto, e o oculto modernista caracterizou-se por tentativas complexas e paradoxais de combinar fontes antigas com a ciência e o racionalismo pós-iluministas, resistindo ao desencantamento do mundo, mas atraído pelos modelos científicos e dividido entre a ruptura com a Tradição e sua reinterpretação à luz moderna.

2. Os dois movimentos mais inovadores do esoterismo oitocentista nasceram de cientistas iluministas, o primeiro deles o sueco Emanuel Swedenborg, naturalista de formação cartesiana que, após uma crise religiosa em 1744 diante do abismo materialista, teve uma visão de Cristo e dedicou o resto da vida a obras visionárias sobre o sentido da Bíblia, o céu e o inferno, formulando uma teoria das correspondências entre visível e invisível sem relação causal e descrevendo com naturalidade viagens celestes e conversas com espíritos e anjos, cuja influência, além da Nova Igreja, alcançou escritores, artistas e autores espiritualistas, ocultistas e metafísicos até hoje.

3. O segundo movimento nasceu do médico alemão Franz Anton Mesmer, inventor do magnetismo animal, segundo o qual um fluido sutil universal permeia os organismos e a doença resulta de bloqueios em seu fluxo, restaurado por passes manuais que provocavam uma crise violenta, e seu discípulo Puységur descobriu que o tratamento podia induzir um transe sonambúlico em que os pacientes exibiam capacidades paranormais e contatos visionários com seres espirituais, fenômeno de enorme influência no esoterismo do século XIX.

4. Do mesmerismo, combinado com concepções swedenborgianas do além, nasceram três grandes movimentos, o primeiro deles o espiritismo, popularizado a partir das irmãs Fox em 1848, que permitiu a cidadãos comuns explorar o mundo invisível e a sobrevivência da alma sem mediação eclesiástica, desenvolvido teologicamente por Andrew Jackson Davis e Allan Kardec, inspirador de grandes tradições religiosas no Brasil, e que deu origem à pesquisa psíquica e à parapsicologia.

5. O segundo foi o estudo empírico e experimental da alma por meio do sonambulismo artificial, origem da psicologia e da psiquiatria, cujo conceito de inconsciente surgiu no mesmerismo romântico alemão como lado noturno da natureza oposto à consciência diurna iluminista e cuja linhagem leva a Charcot, Flournoy e Jung, permanecendo essas disciplinas por mais de um século ligadas ao estudo dos fenômenos ocultos até que a psicanálise e o behaviorismo cortaram esses laços e produziram histórias oficiais anacrônicas que os marginalizam como pseudociência.

6. O terceiro foi o Novo Pensamento, nascido nos Estados Unidos com o mesmerista Phineas Quimby, que substituiu a teoria fluídica pela crença no poder ilimitado da mente sobre a matéria, afim às ideias protestantes sobre os milagres da fé, estendendo-se da cura de doenças à superação da pobreza e originando a Ciência Cristã e numerosas igrejas, enraizando-se na cultura popular americana, com gurus de autoajuda como Norman Vincent Peale, influente até sobre Donald Trump, e alimentando a produção comercial Nova Era sobre a criação da própria realidade pelas crenças.

7. Figuras iluministas como Swedenborg e Mesmer lançaram paradoxalmente as bases de tradições esotéricas alternativas à ciência e à racionalidade, com papel decisivo do Idealismo e do Romantismo alemães, em que o “mundo dos espíritos” de Goethe e Schelling remetia a Swedenborg, a filosofia crítica de Kant declarava inacessível à razão o mundo numênico, conclusão recusada pelos idealistas posteriores, e o mesmerismo e o sonambulismo marcaram românticos como Justinus Kerner e Eschenmayer e sua paciente Friederike Hauffe, a “Vidente de Prevorst”.

8. As tradições esotéricas antigas, medievais e renascentistas permaneceram vivas na cultura intelectual alemã da primeira metade do século XIX, ao passo que na Inglaterra e na França eram vistas como curiosidades até que, após meados do século, foram redescobertas por grupos influenciados pelo espiritismo e pelo sonambulismo em busca de uma terceira via entre o cristianismo dogmático e a ciência positivista, o ocultismo, cuja vertente francesa, fortemente católica e repleta de abades reais ou fictícios marcados pelo trauma revolucionário, partilhava, do conservadorismo ao progressismo, a nostalgia de uma Tradição universal perdida expressa simbolicamente.

9. Eliphas Lévi, ex-padre e revolucionário católico socialista, alcançou fama esotérica após 1848 com obras fundamentais sobre magia e Cabala, como “Dogma e Ritual da Alta Magia” e “História da Magia”, amplamente retomadas por ocultistas posteriores, e Papus, o “papa do ocultismo”, articulou a confusa rede de organizações ocultistas da França finissecular, influente nas artes, na literatura e na música, ao lado de autores como os neopitagóricos Fabre d'Olivet e Saint-Yves d'Alveydre, cujas especulações sobre uma elite espiritual secreta e a cidade subterrânea de Agartha influenciaram teorias conspiratórias, e do extravagante Sâr Péladan, criador da Ordem do Templo da Rosa-Cruz e dos Salões de arte simbolista.

10. Os ocultistas franceses fascinavam-se por tudo o que a Igreja condenara como herético ou demoníaco, como Jules Doinel, fundador de uma Igreja Gnóstica, e Stanislas de Guaita, autor de livros sobre magia negra e o Templo de Satanás, figura que, como rebelde romântico e símbolo de emancipação, atraiu poetas, artistas e ocultistas, enquanto a história social do satanismo é dominada por relatos em grande parte fictícios, como a missa negra de Huysmans, e por grupos modernos que veem Satanás como entidade real, como o Templo de Set, ou como símbolo de transgressão, como a Igreja de Satanás de LaVey.

11. A obsessão francesa com a Tradição culminou em René Guénon, que, após passar por várias ordens ocultistas, rejeitou o espiritismo e a Teosofia como compromissos corruptos com a modernidade, defendeu uma Tradição espiritual universal fundada em princípios metafísicos irrefutáveis, rejeitou totalmente o mundo moderno e viveu como sufi recluso no Egito, originando o tradicionalismo, produto tipicamente moderno de sua rejeição da modernidade, que levou Julius Evola ao fascismo e ao nazismo, Frithjof Schuon a comunidades reclusas, Nasr e Huston Smith à defesa acadêmica e, desde os anos 2000, retorna nos meios de extrema direita, como em Aleksandr Dugin.

12. Os ocultistas anglófonos, mais abertos a valores liberais e progressistas como democracia, reforma sexual, feminismo e anticolonialismo, devem muito à mitografia anticristã de libertinos iluministas como Payne Knight, Dupuis e Volney, que substituíram a revelação pelo estudo comparado da religião como fenômeno natural nascido do culto solar e fálico, permitindo ver o ocultismo como sabedoria superior de raiz pagã oposta ao exclusivismo cristão, e médiuns como Emma Hardinge Britten e Helena Blavatsky, desiludidas com a pobreza doutrinal do espiritismo, buscaram nas tradições herméticas e ocultas anteriores a Swedenborg uma ciência oculta antiga oriental e ocidental capaz de superar o materialismo positivista.

13. A Sociedade Teosófica foi criada no apartamento de Blavatsky em Nova York em 1875, quando Britten concluía “Ghost Land” e “Art Magic”, e Blavatsky publicou em 1877 o best-seller “Ísis sem Véu”, num momento em que a Índia, berço da civilização e da sabedoria oculta, era ainda a Índia exótica do imaginário orientalista, e a sociedade era um pequeno grupo voltado para temas “ocidentais” como a Cabala egípcia e a invocação dos seres elementais de Paracelso, em grande parte inspirados na literatura vitoriana, como o “Zanoni” de Bulwer-Lytton.

14. A viagem de Blavatsky e Henry Steel Olcott à Índia em 1879 transformou a Sociedade Teosófica numa grande organização internacional, acolhida pelas elites bengalis por partilhar o objetivo de emancipar o hinduísmo e o budismo contra missionários e preconceitos coloniais, e, como mostra “A Doutrina Secreta” de 1888, a Teosofia desenvolveu uma ambiciosa doutrina de evolução espiritual universal que sintetizava tradições indianas e europeias, atraindo inúmeros membros indianos que a reinterpretaram em suas línguas e contribuindo mais do que se reconhece para o estudo comparado das religiões e a tradução de textos indianos.

15. Sob Annie Besant e Charles Webster Leadbeater, a Teosofia passou do estudo comparado das religiões a um cristianismo esotérico oriental-ocidental baseado nas “observações” clarividentes de Leadbeater, culminando no culto messiânico de Jiddu Krishnamurti, que renunciou ao papel de Instrutor do Mundo em 1929, e, em reação a esse culto e às controvérsias sobre Leadbeater, a maioria dos teósofos alemães seguiu Rudolf Steiner, fundador da Sociedade Antroposófica, de base cristã, idealista e clarividente, inspiradora das escolas Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina alternativa e de novas direções na arquitetura e nas artes.

16. Os ocultistas da segunda metade do século XIX desenvolveram também novas formas inovadoras de prática mágica, apesar de reivindicarem raízes antigas, destacando-se o afro-americano Paschal Beverly Randolph, pioneiro do uso da energia sexual e de substâncias psicoativas para o autodesenvolvimento mágico, e a Ordem Hermética da Golden Dawn, criada por MacGregor Mathers, cuja magia cerimonial baseada nas dez sefirot se tornou modelo de inúmeras práticas ocultistas até hoje.

17. Além das mulheres que lideraram o espiritismo e a Teosofia, a Golden Dawn teve membros femininos centrais, como Florence Farr, Maud Gonne e Mina Bergson, e Anna Kingsford, antivivisseccionista, feminista e uma das primeiras médicas, fundou em 1884 uma Sociedade Hermética, termo que nesses meios indicava a preferência pelas tradições ocidentais, como a Cabala cristã e a filosofia oculta europeia, em vez das espiritualidades orientais promovidas pela Teosofia.

18. Aleister Crowley, o mais notório mago ocultista do século XX, deixou a Golden Dawn pela Ordo Templi Orientis de Theodor Reuss, que transformou em veículo de magia sexual, e, rebelando-se contra sua educação cristã rigorista, apresentou-se como a Grande Besta do Apocalipse e profeta da Thelema, religião revelada em 1904 pela entidade egípcia Aiwass e destinada a substituir o cristianismo, sendo controverso até entre ocultistas por sua experimentação transgressiva, mas de enorme influência, com ordens que ainda reivindicam a O.T.O. original.

19. As organizações ocultistas de antes e depois da Segunda Guerra respondem ao desencantamento das sociedades seculares cultivando a imaginação para aceder a realidades paralelas de encantamento mágico, com foco no desenvolvimento interior do mago mais que na ação sobre o mundo, adquirindo a magia, sob influência da psicologia popular, novos sentidos, como também no sistema esotérico original de Gurdjieff e Ouspensky, com cosmologia neognóstica e treinamento pessoal para libertar a mente do controle social, cujas técnicas se integraram à busca de autorrealização posterior aos anos 1960.

O Esoterismo após a Segunda Guerra Mundial

1. As atividades esotéricas modernas manifestam um meio cúltico ou “ocultura”, traço permanente das sociedades liberais contemporâneas em que muitos cidadãos, insatisfeitos com as visões de mundo e os modos de vida promovidos pelas instituições dominantes, buscam outras fontes de sentido em redes fluidas de grupos e indivíduos que procuram inspiração e explicações para o enigmático, recolhendo informações de todas as tradições espirituais, inclusive as esotéricas marginalizadas, num vasto mercado de produtos espirituais da indústria cultural em que os materiais do conhecimento rejeitado são incessantemente reciclados, reembalados e reinterpretados.

2. Essa ocultura, formada nos anos 1950, tornou-se incontornável com a contracultura dos anos 1960 e 1970, quando muitos se viram como parte de uma revolução espiritual iminente rumo à Era de Aquário, ideia milenarista nascida nos meios teosóficos ingleses com Alice Bailey e cultivada em comunidades como Findhorn, ligada ao fascínio pelos discos voadores e a comunidades que aguardavam a salvação extraterrestre, tudo integrado ao domínio do “inexplicado” e difundido maciçamente pela ficção científica e pelos quadrinhos de super-heróis.

3. Um novo desenvolvimento da cultura pop esotérica remonta a “O Despertar dos Mágicos” de Pauwels e Bergier, de 1960, cujo sucesso gerou a revista “Planète” e publicações similares, fundadas num realismo fantástico que borrava deliberadamente as fronteiras entre o real e o imaginário, abrindo caminho para a exploração das ciências ocultas, mas também para narrativas pseudo-históricas de tradições secretas e conspirações, como o mito do Santo Graal e de Rennes-le-Château transformado em ficção por Dan Brown, e para o fascínio por civilizações desaparecidas como Atlântida e Lemúria, pelo ocultismo nazista e pelos potenciais sobre-humanos do homem.

4. Elemento padrão desse gênero é a desconfiança das autoridades oficiais, inclusive historiadores e acadêmicos, tidos por ingênuos ou cúmplices na ocultação de uma verdade sempre ligada a conspirações sinistras e a uma luta maniqueísta entre bem e mal por trás dos acontecimentos, impulsionando após 1960 uma série infindável de narrativas conspiratórias que, dos Templários, maçons, Illuminati, jesuítas e judeus, passam ao assassinato de Kennedy, aos óvnis ocultados, às redes satânicas pedófilas, ao 11 de Setembro, à Nova Ordem Mundial, aos reptilianos de David Icke, à pandemia de Covid-19 e ao QAnon, muitas delas com elementos da história do esoterismo e todas esotéricas no sentido de obsessão por segredos.

5. Entre os movimentos esotéricos mais estáveis do pós-guerra destaca-se o (neo)paganismo, nascido na Inglaterra com a Wicca de Gerald Gardner, apresentada como renascimento de um culto pagão subterrâneo e combinando o ocultismo de Crowley com o fascínio pelos cultos de fertilidade, que nos Estados Unidos ganhou feições feministas de religião da Deusa com Starhawk e Zsuzsanna Budapest e se diversificou em revivalismos regionais como o druidismo e o Ásatrú, constituindo hoje uma subcultura ecológica e plural, mas com setores nórdicos voltados à direita e à extrema direita, e popular sobretudo online e entre jovens.

6. Muitos outros novos movimentos religiosos esotéricos surgiram no pós-guerra, como a Igreja Universal e Triunfante, de base teosófica, que construiu abrigos nucleares em Montana, a Cientologia de L. Ron Hubbard, mistura de crenças esotéricas e ficção científica envolta em controvérsias, e organizações rosacruzes de raízes anteriores como a Rosicrucian Fellowship de Max Heindel, o Lectorium Rosicrucianum holandês e a AMORC.

7. Do espírito rebelde e anárquico da contracultura americana, prolongado no punk inglês, surgiram o discordianismo, baseado na “Principia Discordia” de 1963 e na trilogia satírica “Illuminatus!”, e a paródica Igreja do SubGênio, “religiões inventadas” ou psicodélicas que buscam subverter a cultura de consumo pelo “culture jamming” e ampliar a consciência por psicodélicos e outras técnicas, ao lado de autores como Hakim Bey, criador da Zona Autônoma Temporária, da magia do caos inglesa, influenciada por Austin Osman Spare e pelo pós-modernismo, e de grupos ativistas como o Thee Temple ov Psychick Youth de Genesis P-Orridge, ligado ao Throbbing Gristle e ao Psychic TV.

8. Outra tradição esotérica de resistência social surgiu nas comunidades afro-americanas com o Templo da Ciência Moura, fundado em Chicago nos anos 1920 por Noble Drew Ali, que dizia ter sido iniciado no Egito e publicou o “Circle 7 Koran”, inspirado em textos teosóficos e na maçonaria negra, cujo catecismo atribuía aos americanos de pele escura uma linhagem angélica “árabe” e aos de pele clara a descendência de Adão e Eva expulsos de Meca.

9. Muitos elementos do Templo passaram à Nação do Islã, fundada em 1930 por Wallace D. Fard, segundo quem o Deus cristão fora inventado pelo diabo e o único Deus vivo era o homem negro, e desenvolvida por Elijah Muhammad, que via em Fard o próprio Alá, numa mitologia que invertia a supremacia branca ao fazer dos brancos demônios criados artificialmente pelo cientista Yacub e anunciar o retorno de Fard numa nave para instaurar uma utopia negra, tornando-se um grande movimento nos anos 1960 graças a Malcolm X, assassinado após romper com sua ideologia antibranca.

10. Da doutrina de Fard sobre os cinco por cento de mestres justos derivou a Nação dos Cinco Por Cento, ou Nação dos Deuses e Terras, fundada no Harlem por Clarence 13X, segundo a qual os homens negros são deuses encarnados e as mulheres negras “Terras”, mensagem profundamente empoderadora para jovens dos guetos, embora o movimento fosse retratado como gangue perigosa, e seu sofisticado sistema simbólico e linguagem codificada, a Matemática Suprema e o Alfabeto Supremo, estratégia de guerrilha semiótica contra a opressão branca, tornou-se gíria central do hip-hop e do rap, exemplo de segredos esotéricos ocultos à vista de todos.

11. Com o arrefecimento da expectativa da Era de Aquário no final dos anos 1970, a expressão Nova Era passou a designar todas as ideias e práticas alternativas do meio cúltico, incluindo o fascínio pela nova física, cujos paradoxos quânticos e relativistas pareciam anunciar uma visão espiritual e holística concorde com a sabedoria antiga, e, com a neoliberalização dos anos 1980, a Nova Era tornou-se uma grande indústria, tornando aceitáveis para muitos consumidores ideias como a reencarnação, outras dimensões espirituais e a evolução espiritual cósmica.

12. A crítica contracultural e a esperança de transformação espiritual permanecem vivas sobretudo no (neo)xamanismo, popularizado por Mircea Eliade como tradição universal de cura e visão por estados alterados, por Carlos Castaneda e seus relatos de iniciação com plantas de poder, pelo xamanismo essencial de Michael Harner, baseado em tambores após a guerra às drogas, e pela respiração holotrópica de Stanislav Grof, entrando nos anos 1990, com a cultura rave e as novas tecnologias, numa fase tecnoxamânica exemplificada pelos festivais Burning Man e Boom, por líderes como Terence McKenna e Daniel Pinchbeck e pela difusão global da ayahuasca, que fazem das espiritualidades xamânicas e enteogênicas um fenômeno maior da cultura alternativa.

13. O milenarismo esotérico persiste, passando da Era de Aquário à Convergência Harmônica de 1987, ao fim do calendário maia em 2012 e à expectativa da Singularidade, e, diante da sucessão de crises posteriores ao 11 de Setembro, da crise financeira ao terrorismo islamista, ao populismo autoritário, às guerras culturais nas redes sociais, ao capitalismo de vigilância, à mudança climática, à pandemia, às guerras na Ucrânia e em Gaza e à ascensão da inteligência artificial, o esoterismo contemporâneo assume tons mais sombrios, agressivos e pessimistas, como mostram as visões gnóstico-dualistas do mundo como prisão governada por elites malignas, as teorias conspiratórias extremas e o ressurgimento de movimentos tradicionalistas de extrema direita que pretendem destruir a democracia liberal.

14. O esoterismo contemporâneo está vivo na cultura popular, na internet e nas redes sociais, com conceitos desvinculados de suas tradições e livremente reciclados, reembalados e reinterpretados sem consideração por seu sentido original, adaptações que, por mais bizarras que pareçam aos historiadores, fascinam como produtos da imaginação esotérica atual, permanecendo estudada caso a caso sua presença em romances, quadrinhos, música, cinema, arte e videogames e aberta a questão do que revela sobre o subespírito da época, de modo que o esoterismo contemporâneo deixou de ser objeto apenas da pesquisa histórica para tornar-se dimensão vital do próprio presente.

esoterismo/hanegraaff/2026/2.txt · Last modified: by 127.0.0.1