User Tools

Site Tools


esoterismo:pernety:1758:start
You were redirected here from PERNETY.

Fábulas

PERNETY, Antoine-Joseph. Les Fables égyptiennes et grecques dévoilées et réduites au même principe avec une explication des hiéroglyphes et de la guerre de Troye. 2 v. Paris: Chez Bauche, 1758.

Prefácio

1. A filosofia nasceu com o próprio mundo, pois o homem sempre pensou e se admirou diante do espetáculo do Universo e da vida em sociedade, mas, voltando-se para si mesmo, percebeu que a conservação de seu próprio ser exigia buscar remédios contra as doenças e, notando que os alimentos, perecíveis pela mistura de partes heterogêneas, traziam consigo um princípio de morte junto ao princípio de vida, precisou meditar longamente sobre os seres do Universo para descobrir aquele fruto de vida capaz de conduzi-lo quase à imortalidade.

2. Não bastava perceber esse tesouro oculto sob o invólucro que o esconde aos olhos do vulgo, sendo indispensável despojá-lo de sua casca para obtê-lo em sua pureza primitiva, o que se alcançou seguindo de perto os procedimentos da Natureza na formação e na destruição dos indivíduos, de modo a reconhecer que esse fruto de vida é a base de todas as gerações naturais e aquilo em que tudo finalmente se resolve.

3. Tomando a Natureza como guia infalível, empreendeu-se imitá-la, e essa descoberta abriu um vasto campo de conhecimentos e tornou possíveis verdadeiros prodígios, já que se passava a ver a Natureza como num espelho e a tê-la sob as próprias ordens.

4. O desejo de encontrar um remédio para todos os males da humanidade e de prolongar os limites da vida foi o primeiro objeto das ardentes pesquisas humanas e formou os primeiros filósofos, e seu descobridor, julgando que Deus não concedera esse conhecimento a todos e não queria vê-lo divulgado, comunicou-o apenas a pessoas escolhidas e discretas, como fez Hermes Trismegisto, de modo que o segredo se espalhou pelo mundo entre os druidas gauleses, os gimnosofistas da Índia, os magos da Pérsia, os caldeus da Assíria e sábios gregos como Homero, Tales, Orfeu e Pitágoras, sempre restrito a um círculo estreito, enquanto ao restante do mundo chegavam apenas raios dessa abundante fonte de luz.

5. Conhecido esse agente fundamental da Natureza, foi fácil aplicá-lo conforme as circunstâncias, e como os metais e as pedras preciosas adquiriram valor na sociedade por sua beleza, brilho e raridade, usaram-se os conhecimentos filosóficos para multiplicá-los, transmutando metais imperfeitos em ouro e prata e fabricando gemas, segredo guardado com o mesmo escrúpulo que o da panaceia universal, tanto porque um não podia ser revelado sem revelar o outro quanto porque sua divulgação traria inconvenientes infinitos à sociedade.

6. Para transmitir esses segredos de geração em geração mantendo-os ocultos do público, nem a tradição oral, frágil e sujeita ao obscurecimento, nem a escrita em línguas e caracteres conhecidos, exposta à perda e ao roubo, ofereciam segurança, restando apenas o recurso dos hieróglifos, símbolos, alegorias e fábulas, que, admitindo várias interpretações, instruíam alguns e deixavam os demais na ignorância, caminho adotado por Hermes e por todos os filósofos herméticos depois dele, que, segundo Orígenes, entretinham o povo com fábulas cujos nomes de deuses serviam de véu à sua filosofia.

7. Esses hieróglifos e fábulas apresentavam aos filósofos e a seus iniciados a teoria de sua arte sacerdotal, enquanto aos demais transmitiam diversos ramos da filosofia que os gregos foram buscar entre os egípcios.

8. Embora os usos, os caracteres e os modos de pensar variem conforme os países, os filósofos da Índia e da Europa inventaram hieróglifos e fábulas a seu gosto sempre com o mesmo objetivo, e os escritos posteriores, compostos em linguagem enigmática, tornaram-se tão ininteligíveis quanto os próprios hieróglifos, mas a insistência em evocar as fábulas antigas revela seu verdadeiro objeto, pois, embora a matéria da arte seja indicada apenas por suas propriedades e nunca por seu nome, as operações e as cores sucessivas que as acompanham não foram mantidas em segredo e forneceram o material para imaginar os deuses e heróis da fábula e suas ações, razão pela qual a explicação dessas fábulas exige expor previamente princípios gerais de física e um tratado de filosofia hermética, de modo a familiarizar o leitor com o procedimento, a linguagem, os enigmas e as metáforas dos filósofos.

9. Diante da questão de saber se a filosofia hermética é ciência, arte ou puro ente de razão, o preconceito que a considera quimera não constitui prova, e seria mais vergonhoso desprezá-la sem conhecê-la do que admitir sua possibilidade fundada na razão e atestada por numerosos autores de boa-fé, sendo inegável que as ideias de uma medicina universal e da transmutação dos metais bastaram para inflamar a imaginação humana e gerar fábulas, que desde Orfeu e Homero falam positivamente de um remédio para todos os males e cujas circunstâncias se ajustam às cores e operações descritas pelos filósofos de modo mais verossímil que em qualquer outro sistema, cabendo aos próprios filósofos herméticos, e não a quem apenas interpreta suas fábulas, fornecer a demonstração capaz de convencer os incrédulos.

esoterismo/pernety/1758/start.txt · Last modified: by 127.0.0.1