User Tools

Site Tools


esoterismo:ghyka:1931:11

11 Impulso, ritmo, duração

Le Nombre d'or (1931)

IMPULSO VITAL, RITMO E DURAÇÃO

1. Por trás do cintilar decepcionante e grimacante dos Esquemas, matrizes de números e grades de probabilidades, desse Universo físico reduzido ao epifenômeno do epifenômeno, que ondula eternamente seguindo o inflexível Princípio de Menor Ação para passar dos estados menos prováveis aos estados mais prováveis, ao equilíbrio perfeito, ao nirvana simétrico da morte entrópica, aparece, escapando à inexorável lei e agindo como uma força proveniente de uma dimensão exterior, a única realidade diretamente dada, o Espírito, o Sopro, o Pneuma da Vida.

2. E se examinamos esse Cosmos físico, Macrocosmo das Formas de Einstein-Weyl-de Sitter, tornado de novo finito, esférico e mesmo, se se quiser, geocêntrico como o dos pitagóricos, em que para além da Via Láctea se encontravam as almas tornadas gênios que haviam completado o ciclo das encarnações palingenésicas, vemos que esse impulso vital extradimensional deixa à sua passagem pelo mundo da pseudomatéria traços morfológicos que diferem, mesmo do ponto de vista simplesmente matemático, das configurações de equilíbrio cristalino impostas aos sistemas inorgânicos pelo Princípio de Menor Ação.

3. Esses tipos geométricos e esses ritmos pulsantes, que nunca se encontram na matéria não organizada, que aparecem como a garra e o signo das reações da Vida, crescimento e geração, e que fazem ondular a tapeçaria de geodésicas hamiltonianas como o sopro de uma direção exterior, são, como se constatou várias vezes, a simetria pentagonal e as pulsações e espirais de crescimento aparentadas a essa mesma simetria pentagonal, por vezes decagonal, por intermédio da série aditiva a dois tempos de crescimento homotético ideal, a série fi, ou de sua aproximação assintótica de termos inteiros, a série de Fibonacci ou série F, tendo ambas como número diretor o raio da seção dourada.

4. Isso vale especialmente para as plantas, os organismos marinhos e o corpo humano.

5. Foi portanto por uma intuição genial que os pitagóricos escolheram o pentagrama como símbolo condensado da Vida, e que seus descendentes espirituais, neopitagóricos, gnósticos e cabalistas, dele fizeram o emblema do homem enquanto microcosmo.

6. Mas se a Vida deixa no mundo das formas traços ritmados de sua passagem e lembranças de sua própria lei do Número, parece que inversamente certas periodicidades de ordem astronômica têm uma ação indiscutível sobre os seres vivos, sem que seja necessário ocupar-se aqui dos grandes ciclos, como a Grande Ano dos pitagóricos, de 25.920 anos, aproximação do ciclo devido à precessão dos polos da eclíptica, e o ciclo de Drayson, de 31.756 anos, que são considerados capazes de trazer uma recorrência perfeita das grandes estações, com as eras glaciais como invernos e os dilúvios como primaveras, determinando assim migrações, extinções de raças e destinos de civilizações.

7. O papel das estações e da sucessão dos dias e das noites no ritmo da vida parece suficientemente evidente, e há também recorrências e ações mais complexas devidas às manchas solares, com ciclo de onze anos, e a um ciclo meteorológico de cerca de setenta anos devido à combinação do precedente com as recorrências das posições respectivas do sol, da terra e da lua.

8. Mesmo sem adotar as teorias de Fliess e de Swoboda sobre a influência determinante de certas datas e de certos ciclos de dias na vida de cada homem, é impossível estudar um pouco cientificamente a influência do ciclo lunar de vinte e oito dias sobre a mulher, a geração e o amor em geral sem se dar conta do fundo de verdade das crenças populares a esse respeito.

9. Conhece-se a regularidade verdadeiramente astronômica com que cada ano, na véspera da lua cheia que precede o solstício de verão austral, certa zona do Pacífico Sul vê subir aos milhões à superfície, cobrindo o mar de um formigar de formas enlaçadas, o grande verme marinho palolo dos indígenas das ilhas Fiji e Samoa, que dele são muito gulosos e aproveitam esse solstício nupcial para encher suas canoas com o maná vivo.

10. Os romanos já haviam notado o ciclo lunar de certo equinodermo comestível do Mediterrâneo oriental que emite regularmente sua desova no momento de cada lua cheia, e a linuche unguiculata do Haiti sempre descarrega seus ovos às oito horas da manhã.

11. Parece indiscutível que, não de uma maneira cientificamente previsível para os destinos individuais como quereriam os astrólogos, as constelações, isto é, as posições recíprocas dos astros num dado momento, e os ritmos que regulam essas posições têm uma ação muito importante sobre o ciclo da Vida terrestre, e mesmo sobre as paixões e os destinos dos homens e das nações.

12. A escolha de Hécate, a sombria hipóstase lunar da Ártemis trácia, como deusa que preside aos encantamentos e aos enfeitiçamentos, era bastante justificada.

13. Pode-se dizer que há, ao menos sobre nosso globo, um Macrocosmo vivente, uma biosfera em ação composta do conjunto dos seres vivos, incluindo a substância pseudomaterial de seus corpos, substância infinitamente tênue e gasosa, puras formas ondulantes, e os ritmos provenientes de seu impulso vital e de seu pneuma, quer se considere esse macrocosmo vivente como um só organismo, uma personalidade coletiva de psiques comunicantes, quer como a justaposição de organismos independentes, parecem ser, do ponto de vista do crescimento e da geração, influenciados pelos ritmos planetários e estelares evocados acima.

14. Deixando de lado a questão da origem da Vida, do porquê e do como de sua aparição sobre nosso planeta, vê-se que à hipótese ou constatação da evolução por adaptações sucessivas, cada vez mais bem-sucedidas, às condições exteriores de meio, clima e alimento, da quantidade de vida inicial, esporos esparsos ou Grande Esponja, Bathybius ancestral, biosfera concreta cercando com sua armadura gelatinosa o oceano mundial, veio juntar-se, explicando-a e justificando-a, a concepção bergsoniana da evolução criadora, impulso vital, feixe vertical, fogo de artifício contínuo de que recaem como escórias as formas corporais um instante iluminadas pela eterna chama.

15. Consideraram-se no tomo I os ritmos prosódicos e musicais como emanations e reflexos das fases próprias desse sopro, desse impulso vital, e notou-se que eles introduzem na expressão artística ou lírica modulações no tempo ou antes na duração.

16. Esse conceito de duração psicológica como modelo segundo o qual forjamos a posteriori um conceito de tempo científico ou absoluto que escoa realmente num sentido irreversível, independentemente das consciências observantes e perceptivas, é também especificamente bergsoniano, sendo a Vida que introduziria em nosso Universo, o Macrocosmo completo desta vez, Pensamento, Vida e pseudomatéria, não mais apenas o mundo hamiltoniano das sombras inorgânicas, a duração.

17. Viu-se no capítulo I que Platão e os pitagóricos acreditavam numa espécie de Alma universal, Pan-Psique, em que aos homens se acrescentavam de um lado os animais e todas as criaturas vivas, por mais ínfimas que fossem, e de outro os daimones, super-homens ou gênios, os deuses e enfim Deus.

18. A teoria bergsoniana do impulso vital e as ideias modernas sobre as personalidades coletivas estão longe de estar em contradição com essa hipótese de almas coletivas ou mesmo de uma Alma Universal, de que seriam emanadas todas as almas individuais, destinadas talvez a reunir-se-lhe um dia, após terem percorrido e esgotado o que os gnósticos chamavam os ciclos da geração terrestre, o jogo das formas pseudomateriais.

19. Essa questão das almas ou antes das personalidades coletivas merece que se pare um pouco nela, o que levará primeiro a discriminar logicamente entre as noções de personalidade e de consciência.

20. A consciência, não a consciência moral, mas o sentimento de existir e de ser, awareness, que pode desenvolver-se em pensamento que se observa, consciência de ter consciência, consciousness, não implica necessariamente o sentimento da personalidade, enquanto a personalidade implica a consciência, podendo-se definir a personalidade, o sentimento de ter uma personalidade, como o sentimento de estar isolado em relação ao resto do universo e o sentimento de ser um com seu próprio passado, com a memória de seu passado e com sua duração consciente.

21. Pode-se procurar classificar os diferentes graus de consciência dos organismos vivos segundo seu nível de evolução, desde a vaga sensação vegetativa de que podemos supor dotado um cogumelo até o penso, logo existo do homem sapiens, e mesmo no indivíduo não consciente de sua temporária personalidade podemos supor esse rudimento de sistema do mundo em que há estados e momentos penosos e há estados agradáveis.

22. Esses diversos graus de consciência podem também ser encontrados num mesmo indivíduo em diversas fases de sua história, sendo o zero da gradação não o sono sem sonhos, mas o caso de vida suspensa de certos organismos dessecados, como os rotíferos, que uma vez umedecidos podem voltar a viver após anos de morte aparente, ficando evidentemente suspensas durante o estado de dessecação a personalidade, a consciência e a subconsciência.

23. Mas pode-se também, e é o que interessa agora, considerar os organismos compostos de vários indivíduos ligados fisiologicamente e procurar determinar até que ponto à pluralidade dos indivíduos corresponde uma pluralidade de consciências, com ou sem consciência global, sendo esse o problema das personalidades coletivas.

24. Um exemplo típico de organismo colonial que suscita esse problema é o caso dos sifonóforos, compostos de certo número de indivíduos ou zooides, cada um dos quais é um hidroide ou pólipo que, se destacado dos outros, pode reproduzir-se por brotamento e reconstituir uma colônia.

25. Mas na colônia os zooides têm formas e funções diferentes, havendo divisão do trabalho, e os indivíduos se repartem em motores, caçadores que lançam filamentos-lasso de fluido paralisante, comedores, que engolem e digerem para a comunidade, e geradores, machos e fêmeas, algo análogo à república dos térmitas, salvo que os indivíduos estão todos ligados fisiologicamente, o que permite precisamente que alguns comam por todos, funcionando a colônia, nadando e dirigindo-se como um só indivíduo.

26. Os organismos marinhos, especialmente as medusas coloniais de que os sifonóforos são uma variedade, apresentam muitos exemplos desse gênero, em que de um lado os indivíduos ou pólipos componentes se comportam como se tivessem uma vida consciente separada, e de outro a colônia resultante age ela mesma como um animal unitário possuindo sua consciência e sua personalidade próprias.

27. O problema da personalidade coletiva assim posto conduz a uma classificação em que os indivíduos de primeira ordem compreendem os protozoários, organismos unicelulares, com uma célula e uma consciência, e os metazoários não coloniais, organismos multicelulares que compreendem os animais superiores e o homem, com grande número de células, uma consciência e uma personalidade.

28. Aí se coloca uma classe intermediária em que o indivíduo, como na tênia, se compõe de uma cabeça ou escólex possuindo uma massa nervosa principal e de uma série de segmentos idênticos chamados proglotes, contendo cada um um sistema completo de órgãos geradores e motores, e um segmento destacado do resto do animal continuará a viver independentemente, podendo tornar-se um animal completo.

29. Os indivíduos de segunda ordem compreendem os organismos coloniais formados de indivíduos idênticos, sem outra diferenciação além do sexo quando há, associados e ligados fisiologicamente, sem divisão do trabalho, abrangendo colônias de organismos unicelulares, como certas diatomáceas coloniais que, embora se reproduzindo indefinidamente por simples segmentação, permanecem ligadas em cadeias.

30. O laço psicológico, puramente vegetativo, entre os indivíduos da colônia é aí muito frouxo, e em geral não se pode falar de cooperação ou associação propriamente dita, mas em certos protozoários coloniais como o Volvox globator a colônia, móvel, age como um todo, estando os membros da colônia encerrados numa membrana orgânica transparente secretada em comum.

31. Compreendem também colônias de organismos multicelulares idênticos, como os antozoários sociais, os madréporas ou corais propriamente ditos, em que todos os pólipos de uma colônia de corais são ligados por um soro fisiológico circulante entre seus alvéolos e mesmo por uma membrana carnuda que cobre o exoesqueleto calcário, e os ascídios coloniais, em que os indivíduos componentes da colônia flutuante são idênticos aos indivíduos solitários da espécie, salvo que, em vez de possuírem cada um o saco, membrana-envoltório de que provém a denominação da ordem, estão todos envolvidos numa membrana comum.

32. Os indivíduos de segunda ordem compreendem ainda os organismos coloniais compostos de indivíduos ligados fisiologicamente como acima, mas com diferenciação morfológica e divisão do trabalho segundo a função atribuída ao indivíduo, caso em que entram os sifonóforos mencionados, pertencentes à família das medusas coloniais, que fornece os exemplos mais interessantes de colônias móveis de indivíduos com diferenciação morfológica muito avançada.

33. Cada indivíduo age segundo sua função determinada como se fosse dotado de uma consciência independente, e a colônia se comporta além disso como se, acima das individualidades componentes, possuísse uma individualidade e uma consciência sobrepostas, correspondentes ao sistema global considerado como um animal isolado, possuindo os pólipos componentes em geral como órgão comum a campânula da supermedusa, que pode servir de órgão de propulsão rápida sob a água, de flutuador cheio de ar à superfície ou mesmo de vela em certas variedades.

34. Outro caso interessante de animal colonial em que os indivíduos componentes e a colônia considerada como um todo manifestam personalidades sobrepostas é o polyzoário colonial de água doce chamado cristatella mucedo, em que os polipídeos componentes, mais elevados como nível de desenvolvimento fisiológico que os pólipos hidrozoários, se erguem como as árvores de uma pequena floresta sobre uma sola muscular comum, de perfil de lesma, que faz comunicar fisiologicamente os membros da colônia, compostos de duas sortes de indivíduos, comedores e reprodutores, e permite ao conjunto dirigir-se rastejando exatamente como uma lesma.

35. Os indivíduos de terceira ordem compreendem os organismos sociais ou coloniais com diferenciação morfológica dos indivíduos segundo suas funções, como na classe precedente, não estando mais os indivíduos ligados fisiologicamente de maneira visível, caso dos insetos sociais, himenópteros como as abelhas e ortópteros como as formigas e os térmitas.

36. O caso dos térmitas é o mais interessante, havendo trimorfismo de indivíduos sexuados, operários e soldados, sendo estes em certas variedades de duas espécies, guerreiros normais de grossas mandíbulas e metralhadores ou antes lança-chamas que arremessam jatos de líquido corrosivo.

37. Basta estudar atentamente a vida social desses insetos extraordinários, por exemplo em A Vida dos Térmitas de Maeterlinck, para ver quanto a transição da classe precedente, organismos coloniais em que os indivíduos comunicam fisiologicamente, a esta é natural, poder-se-ia dizer insensível.

38. O que Maeterlinck chama a alma da colmeia ou a alma do termiteiro parece reger o funcionamento dessas comunidades de insetos com uma formidável segurança de direção, e o instinto coletivo aí parece consciente, implacavelmente consciente, de modo que tudo se passa como se a consciência da comunidade existisse, e mesmo sua personalidade.

39. Chega-se assim por uma gradação toda natural a um segundo tipo de organismos coletivos de terceira ordem, em que, como no caso precedente, os indivíduos componentes não estão ligados visivelmente e em que a diferenciação morfológica não aparece, mas apenas a especialização funcional, a saber, a sociedade humana organizada sob forma de clã ou de Estado nacional.

40. Aqui também a transição é natural e parece fazer-se de um grau ao grau seguinte de flexibilidade num sentido favorável à perpetuação da espécie, não havendo diferença de essência do ponto de vista do laço psíquico entre os indivíduos componentes das coletividades nos indivíduos de segunda e de terceira ordem.

41. Como os tipos E e F manifestam para um observador exterior uma unidade de fim e uma consciência global tão nítida e tão visível quanto as colônias dos tipos C e D, é lícito, como hipótese, crer na existência real dessa alma ou consciência global coletiva, sobreposta às consciências individuais, supondo que, embora o laço fisiológico tangível esteja desfeito e suprimido entre os indivíduos componentes, o laço e a comunicação psíquica existam talvez ainda, tornando a hipótese plausível os fenômenos de telepatia e as reações e psicoses coletivas.

42. Em todo caso, tudo se passa como se essas consciências globais de sociedades ou de Estados existissem, e diz-se que a França sofre, a França espera, a França não admitirá, a França se lembra, como se a personalidade global consciente França existisse além das personalidades dos cidadãos franceses.

43. Os que não crêem na existência real dessas consciências globais dos tipos E e F, que nunca será provada, pois só entidades da mesma ordem poderiam percebê-las percebendo-se primeiro a si mesmas, podem em toda tranquilidade aplicar-lhes a qualificação de epifenômenos, sendo ainda um caso em que essa afirmação não implica contrassenso.

44. Antes de deixar essa questão das integrações, fusões e divisões de consciências ou de personalidades, citam-se ainda exemplos que ilustram a incidência da biologia experimental sobre um problema aparentemente puramente metafísico, encontrando-se casos de divisão ou fusão de indivíduos não só em protozoários como as paramécias, que têm fases alternadas de reprodução por segmentação e depois por conjugação sexual, fundindo-se os dois indivíduos que se acasalam de modo a formar um novo indivíduo rejuvenescido, mas mesmo em organismos multicelulares.

45. Por exemplo, muitos vermes, estrelas-do-mar e anêmonas-do-mar, cortados em dois, podem reconstituir dois novos indivíduos completos, e certo verme parasita do fígado conhece também a geração alternada, comportando uma das fases a conjugação sexual completa de dois adultos que se fundem e se tornam um só indivíduo, podendo-se perguntar em todos esses casos qual é o laço entre as consciências e as memórias dos novos indivíduos diretamente formados por secção ou fusão e as de seus pais.

46. As personalidades dos indivíduos saídos de um mesmo stock podem continuar a comunicar tanto no espaço quanto no tempo, e é possível que a memória coletiva de uma espécie ou de um grupo seja um fenômeno desse gênero.

47. Se se quer considerar a humanidade inteira como uma personalidade coletiva destacada à frente do rio da Panpsique para tentar sua orgulhosa aventura, pode-se dizer que ela parece dilacerada entre um ideal de inseto, o termiteiro comunista, e um ideal de demiurgo construtivo, como César, Napoleão e Mussolini.

48. Registrou-se portanto a intervenção na evolução última do pensamento europeu de um terceiro mago, não mais desta vez no domínio da ciência abstrata ou da física matemática, mas no da metafísica, sendo Bergson também em certo sentido um cabalista, no sentido nobre da palavra, pela acuidade ancestral, pelo fio de bisturi de sua inteligência, pelos paradoxos abissais que seu pensamento costeia sem nele escorregar e enfim pela base científica rigorosa de sua formação intelectual.

49. É com efeito pela matemática e pela biologia que ele reconheceu a insuficiência da explicação mecanicista da vida e da consciência, mostrando também, e isso é outra maneira de enunciar o critério matemático da transcendência da vida enunciado várias vezes no curso deste trabalho, que no mundo físico-químico ou pseudomaterial determinista a Vida introduz e insere a indeterminação e a escolha.

50. Esse impulso vital é um empurrão de por detrás, como o do vento nas velas de um navio que navega vento em popa ou à feição, numa direção que não é a do tempo científico, que não tem direção, mas a da duração, podendo-se também dizer que o empurrão, de outro ponto de vista, o do crescimento, se manifesta de dentro para fora, ou antes, o que matematicamente dá no mesmo, provém de uma dimensão exterior transcendente.

51. É por isso que no mundo físico a quatro dimensões admitido como consequência das teorias de Einstein-Weyl, uma das quatro dimensões, qualquer uma delas, correspondente ao antigo tempo científico, é afetada do coeficiente imaginário raiz de menos um, sendo paralela à duração psicológica do observador, exterior ela também e transcendente em relação ao espaço ordinário representado pelos três outros eixos.

52. Essa Vida, vento em popa, de desfecho desconhecido, tornou-se de novo, pela indeterminação bergsoniana, uma magnífica aventura, a Evolução criadora, e vê-se passar na rota desconhecida encruzilhadas e bifurcações, como o misterioso ramo dos insetos sociais, abelhas, formigas e térmitas, em que a inteligência e a paixão individual abdicaram diante do instinto coletivo.

53. Teria bastado que esses insetos se tivessem desenvolvido um pouco mais em dimensões, como as vespas que num romance de Wells tocaram a alimentação dos gigantes, que tivessem adquirido, além de seu instinto social quase infalível, uma centelha de pensamento organizador, como as formigas gigantes que num conto de Conan Doyle tomam posse de uma cidade no Alto Amazonas e mantêm em respeito tropas e navios enviados para desalojá-las, para que numa luta sem mercê entre os insetos comunistas e o homem este fosse vencido, exterminado ou reduzido a entocar-se em retiros inacessíveis.

54. Mas a família humana parece ter escapado a essa guerra de extermínio por parte dos himenópteros ou ortópteros sociais, temendo mais as ofensivas dos infinitesimalmente pequenos, bacilos ou bactérias, que as das formigas ou dos térmitas.

55. Esse ramo humano, que guardou, segundo a fórmula de Bergson, o máximo de indeterminação vivente, que se recusou a especializar-se morfologicamente num domínio determinado, a deixar-se crescer garras, telescópios, asas ou nadadeiras, mas que pela potência inventiva de seu pensamento chegou a forjar e construir os órgãos materiais que, prolongamentos facultativos do corpo, lhe asseguraram a dominação e a realeza material sobre o planeta, tendo evitado os becos sem saída biológicos, evitará também, espera-se, os impasses ou vias mortas sociológicas, como a ossificação num bem-estar puramente material ou o retorno ao ideal do termiteiro preconizado pelos comunistas.

56. Ele parece reservar-se a possibilidade de todos os imprevistos, e mesmo como desfecho, ou como estágio, uma raça de super-homens, daimones, gênios intermediários entre o homem e a divindade, como os que entrevia os antigos.

57. Reservando a questão dos homens-deuses como o Cristo e o Buda, pode-se classificar nessa categoria de gênios Pitágoras, Platão, Leonardo da Vinci, Shakespeare e Goethe, e também Alexandre, César, Napoleão e talvez Mussolini.

58. Nas memórias de Lord d'Abernon é evocada uma conversa íntima com o general von Kluck sobre os méritos respectivos dos generais aliados e alemães durante a última guerra, sabendo-se que os militares alemães, que admitem de bom grado os méritos do marechal Joffre e gostam de dizer que perderam a guerra em setembro de 1914, evitam por uma curiosa censura automática, resultante de um traumatismo psíquico ainda não curado, discutir as qualidades de Foch, e não vêem a segunda batalha do Marne, a sinfônica batalha da França de 1918, como ação estratégica, mas como uma série de acidentes infelizes devidos ao derrotismo interior, ao bloqueio, à má-fé do presidente Wilson e mesmo ao acaso.

59. Ora, forçado a maior precisão por uma pergunta direta do embaixador da Inglaterra, o general von Kluck respondeu que é difícil julgar o marechal Foch, pois há algo do daimon nele.

60. Foi dito que a concepção bergsoniana da aventura da Vida, da duração psicológica e das diferentes durações psicológicas como únicos tempos dotados de direção, concorda perfeitamente com o quadro do mundo a quatro ou cinco dimensões de Einstein-Weyl, em que o tempo científico, puramente convencional, é qualquer um dos eixos, munido do coeficiente imaginário de transcendência, raiz de menos um, porque se o faz coincidir em direção com a duração do observador.

61. Não haveria nesse caso como ritmos no Universo senão os ritmos ou periodicidades percebidos pelas diversas consciências, seja nelas mesmas, seja no exterior, e as periodicidades não percebidas, não vividas como desenrolares balizados na duração de uma consciência, não existiriam enquanto ritmos, pois nelas não haveria duração nem tempo, apenas uma pseudoperiodicidade espacial, dada de uma vez por todas, como num trecho finito de arquitetura ou como no texto harmônico de uma melodia anotada no papel.

62. E ainda o trecho arquitetônico e a sonata são os traços de ritmos viventes vividos ao menos uma vez, tendo então coincidido com uma duração vivente, ou o reflexo de uma duração, e podendo sempre ser ressuscitados como experiência ritmada para uma nova consciência, enquanto o pseudorritmo morto, o dos astros por exemplo, seria dado e desenrolado de uma vez por todas, não tendo os fenômenos naturais, periódicos ou não, nem devir, nem direção, nem antes, nem depois, se se retiram do Universo as consciências perceptivas.

63. Ou ainda, é apenas artificialmente que se fazem coincidir essas aparentes periodicidades num tempo que não existe com a direção do devir e da duração psicológica dos observadores.

64. No entanto, as fases desses ritmos mortos astronômicos, desprovidos de causa e de impulsão vivente, podem tão bem coincidir com as fases dos ritmos viventes que delas ressalta mais que um paralelismo artificial e uma engenhosa manipulação de eixos de coordenadas, pois o ritmo das estações e os ritmos lunares são, em relação aos psiquismos dos seres vivos, mais que simples periodicidades percebidas, influenciando muito diretamente seu metabolismo, seus ciclos de crescimento e reprodução e os sentimentos que lhes estão ligados.

65. Encontramo-nos portanto bruscamente, tendo combinado esses aspectos do tempo na teoria da Relatividade e na concepção bergsoniana da duração que pareciam dever encaixar-se tão bem, diante da antinomia seguinte: de um lado, pois o tempo como escoamento contínuo dotado de direção não existe fora de suas representações no pensamento das consciências observantes, não há ritmos no tempo nem periodicidades naturais existindo objetivamente, mas de outro lado os processos não só fisiológicos mas psicológicos dos seres vivos, os ciclos de sua evolução individual e coletiva, parecem ser ao menos influenciados, se não regulados, por ritmos naturais situados fora de toda duração e de toda pulsação vivente, como as periodicidades astronômicas, embora estas, como se acaba de constatar, não tenham realidade.

66. A antinomia é bastante séria, sendo talvez a única antinomia séria no audacioso arranha-céu da metafísica matemática de hoje, e só se vêem duas maneiras de escapar-lhe.

67. A primeira, brutal e nítida, declara que à luz da nova cosmogonia e da nova física, e independentemente da epistemologia bergsoniana e de sua duração psicológica, não só o tempo foi jogado pela borda fora, mas o espaço também, e nossa antinomia se encontra assim varrida com o ensaio, que não tem mais sentido, de construir um universo físico objetivo independente do pensamento.

68. Cita-se a esse respeito uma passagem em golpe de bisturi de um artigo de H. Wildon Carr, segundo a qual o conceito de um universo finito acarreta novos conceitos para o espaço e o tempo, devendo-se agora encará-los como engendrados pela massa e pela energia radiante, e não como condições preliminares da massa e da energia radiante.

69. É possível que não seja o pensamento que pertença à natureza, mas a natureza que pertença ao pensamento, e a questão final é se, não havendo pensamento consciente, haveria um universo, sendo impressionante na nova cosmogonia não a realidade, mas a unidade do mundo físico, pois sem pensamento observante essa unidade não só não teria sentido, mas a própria realidade não encontraria seu lugar nesse mundo.

70. Eddington sugere assim que não só a unidade do mundo físico mas mesmo a permanência das chamadas leis da natureza, como a conservação da energia, provêm da estrutura de nosso espírito, que dessas leis só retira truísmos resultantes de definições convencionais, donde a reflexão de S. Alexander de que, se todo esse aspecto de equilíbrio e permanência formulado nas leis da natureza vem apenas de uma tendência ao permanente que reside no espírito, há algo de quase milagroso nessa capacidade suposta do espírito de engendrar assim a noção de permanência sem ser impelido pela experiência das coisas exteriores.

71. A outra solução, menos radical e menos antropocêntrica, introduz como hipótese físico-matemática Deus, sendo os ritmos astronômicos os reflexos e os traços de um ato criador ou de um pensamento transcendente, não mais ondas mortas e ondulações hamiltonianas de equilíbrio, mas, tendo uma vez participado de uma duração irreversível como as formas materiais da vida ou os traços da vida, flores e conchas, podem ser acordadas em fases com durações viventes ou ao menos percebidas como periodicidades reais por estas e mesmo influenciá-las.

72. Os ritmos astronômicos, que, se o mundo fosse desprovido de vida consciente, não teriam mais existência no tempo que a espiral fóssil de uma concha de amonita, são revividos como ritmos pela simples presença da vida e podem inserir-se como ritmos nas durações psicológicas, como a placa de gramofone se torna de novo ritmo e pulsação para quem a põe no aparelho e a escuta.

73. Pois a hipótese da divindade, de uma consciência divina ou ao menos transcendente, que não é necessária ao vitalismo bergsoniano do ponto de vista da criação, uma vez que, constatado e admitido o impulso vital como fato experimental, toda a evolução criadora dele decorre sem nenhuma necessidade de um criador inicial consciente, é por outro lado bastante tentadora quando se trata de decidir a dificuldade resultante do problema das relações entre si das durações psicológicas vividas por cada organismo vivente.

74. Trata-se de correntes paralelas mas distintas, como os tempos particulares dos observadores dotados de velocidades diferentes na teoria relativista, ou bem se misturam elas, essas durações vividas por cada um dos participantes da aventura da vida, apesar de seus desencontros e turbilhões, como os filetes de água num grande rio, sendo precisamente os reflexos e as emanações de uma mesma Duração transcendente, a da consciência global que não podemos realizar diretamente, mais do que a consciência ou irritabilidade rudimentar de uma das células de nosso corpo pode realizar a consciência unitária que a transcende.

75. Em todo caso, como a continuidade aparente de um espaço geométrico e como o escoamento aparente de um tempo astronômico de direção irreversível, o ritmo, esse ritmo que se viu enquanto número desempenhar papel tão importante na expressão prosódica e musical, é introduzido no domínio da sensação pela qualidade essencial e pela impressão consciente típica da Vida individual ou coletiva, pela sensação de duração em vias de ser vivida.

76. Ou antes, à diferença dessas duas ilusões, espaço contínuo e tempo, ele, o Ritmo, é a emanação direta da Vida, seja da Vida-Geração, seja da Vida-Pensamento, aquela que permite ao homem, único entre os organismos viventes que conhecemos, ver-se, exprimir-se em sua consciência de ter consciência e transcender-se, ultrapassar a si mesmo.

77. Ritmo-Gamos e Ritmo-Logos, conduzindo ao Conhecimento.

78. E a harmonia ritmada da sinfonia cósmica coloca-nos enfim o dilema final: essa harmonia é a emanação e o ritmo do Deus que vive a Aventura conosco enquanto Alma do Mundo, e de que somos verdadeiramente os reflexos e as correspondências microcósmicas, ou bem todo esse drama, tão maravilhosamente organizado, se passa apenas em nosso pensamento, e a harmonia e a unidade estão apenas em nós, sendo todo o mundo exterior à consciência incognoscível ou mesmo imaginário.

79. É a melancólica parábola de Eddington das pegadas misteriosas sobre a areia movediça do conhecimento científico, nas quais, eternos Robinsons, só reencontraríamos nossos traços solitários.

80. Enquanto Robinsons, ao menos, estamos em companhia na ilha deserta, companhia que não parece ser a fantasia elucubrada de um só de nós, de mim que escrevo ou de vós que ledes, a menos que todos então sejamos simples imagens passando na indolente devaneio de um deus que não se dignasse criar.

81. No entanto, o amor, aguilhão do gênio da espécie ou busca da alma-irmã, dá-nos a impressão de que mesmo neste mundo de cenários epifenômenos, neste cosmos proteu em que, tendo-se esvaído toda materialidade, fomos bruscamente convidados a passar da usina materialista a uma farândola de puros espíritos, ou ao menos de puros desejos de viver vestidos de ondas, vozes outras que simples ecos respondem à nossa.

82. Como diz François de Miomandre, a vida é a um tempo cotidiana e cósmica, e a consciência dessa existência formidável quase só a atingimos pelo amor humano, que nos dá um instante uma exaltação que nos faz comungar com o universal, após o que recaímos no opaco e no cotidiano, sendo o pesar desse estado paradisíaco e breve quase a única coisa que explica a tristeza espalhada como uma máscara de cinza sobre os rostos humanos.

83. Assim, mesmo que nunca deva soar a hora do banquete divino em que, como o épopte de Eleusis, seríamos acolhidos pelo sorriso do ser amado que nos espera do outro lado do rio, podemos dizer que o único sentimento que nos dá neste mundo a impressão da realidade, de uma centelha de realidade absoluta, é o Amor.

esoterismo/ghyka/1931/11.txt · Last modified: by 127.0.0.1