ACORDE ESPIRITUAL
Vitray-Meyerovitch, MPI
O Mathnawi, que o canto da flauta abre como uma sinfonia de contraponto erudito, é comparado por Rumi a um oratório espiritual, e é por imagens musicais que se expressa a união mística das almas.
- Rumi afirma que ele e Husam-ud-Din, que simboliza o Amado divino, têm duas bocas como a flauta de pã, sendo uma escondida entre os lábios, e o canto provém dos sopros.
- Debussy disse que a música é feita para o inexprimível e que ela mesma é uma espécie de misterioso silêncio.
- Um mestre taoista, para revelar o Tao, tomava dois lutos, e após afiná-los e colocá-los em cômodos diferentes, mostrava que ao tocar uma nota em um, a mesma nota ressoava no outro.
O que se trata de criar no discípulo é um estado de receptividade que favoreça a comunhão e a sintonia com o mestre, para que lhe seja devolvido o eco de sua própria disposição espiritual (hal).
- Rumi retoma o tema árabe clássico do acampamento abandonado, afirmando que o amante conversa com as ruínas da morada da amada e com os traços de sua habitação, desejando ruínas que respondam como a montanha por um eco para ouvir o nome repetido.
- Toda maiêutica pressupõe esse acordo espiritual que termina no compartilhamento de uma interioridade, designado pelos místicos persas como ham-dami, literalmente ser do mesmo sopro.
- Aflaki relata que Mawlana disse não ser o corpo visível aos olhos dos amantes místicos, mas sim o gosto e o prazer que se produzem no coração do discípulo com as palavras e ao ouvir o nome do mestre.
- Mawlana também disse que deve ser procurado na alegria, pois os místicos são os habitantes do país da alegria.
Em direção a essa alegria, que é fundamentalmente a reconstituição da unidade profunda de um ser e de sua totalidade essencial, a alma que busca deve tender com todo o seu desejo.
- Deve-se implantar o amor dos santos no coração e não entregar o coração a nada além do amor daqueles cujo coração é alegre, evitando a vizinhança do desespero e a direção da obscuridade.
- O coração conduz à vizinhança dos homens do coração, e deve-se alimentá-lo com a conversa com aquele que está em acordo com ele.
- Tudo começou pelo grito da alma faminta pedindo alimento e apressando-se, pois o tempo é uma espada cortante.
- Esse apelo já é em si uma resposta, assim como a prece é sua própria resposta, pois aquele que busca o Amigo já o encontrou, sendo Deus o verdadeiro Buscador.
- Tal busca só dá frutos se a alma responder com seu próprio esforço, não permanecendo dependente da atração divina.
- Quem deseja sentar-se com Deus deve sentar-se com os Sufis, e o primeiro passo para se aproximar de Deus é amar Seus amigos.
Essa afinidade profunda que atrai os espíritos uns para os outros, reveladora de seu verdadeiro natural, e que faz cada pássaro voar para seu próprio congênere, impele o buscador, buscado por Deus, em direção a um mestre.
- Os espíritos que são de mesma natureza que os profetas se movem gradualmente, como sombras, em direção a estes últimos.
- Como os profetas eram os congêneres dos céus, eles foram em direção aos espíritos e corações elevados.
- A inclinação do discípulo para seu mestre espiritual é tão instintiva quanto a inclinação dos bebês em relação à sua mãe.
Mawlana fala da suavidade que nasce, em sua presença, no coração do ouvinte, e retoma várias vezes a inclinação da alma para o que lhe traz o sabor espiritual (dhawq) que a leva a uma adesão que a compromete inteiramente.
- Em uma de suas cartas, Rumi conta a história de um homem que, ao ver uma árvore com frutos estranhos sem saber seu nome, decidiu se sentar à sua sombra porque seu coração e sua alma se tornaram frescos e verdes desde que seu olhar caiu sobre ela.
- Graças a essa experiência existencial, a essa captação simultânea do eu e da realidade como inviscada ao eu por conaturalidade, torna-se possível a atualização das verdades transcendentais no espírito do discípulo.
- A conhecimento assim adquirido traz consigo sua própria certeza, assim como no início o apelo já era uma resposta.
Rumi exemplifica essa certeza inata com várias situações de reconhecimento imediato.
- Se se é o amigo íntimo da alma de alguém, as palavras cheias de significação não são uma simples afirmação, e o outro reconhece a voz de seu próprio parente assim como o homem sedento não pede prova de que a água é aquosa.
- A mãe que amamenta não precisa provar ao bebê que é sua mãe para que ele se reconforte com seu leite.
- Quando no coração de uma comunidade existe um sabor espiritual proveniente de Deus, o rosto e a voz do Profeta são como um milagre que constitui uma prova.
- Quando o Profeta puxa um grito do exterior, a alma da comunidade se prostra em adoração no interior, pois a alma, essa estrangeira, pela percepção imediata dessa voz maravilhosa, ouviu da boca de Deus a afirmação de sua proximidade.
- É a vida sem preço que provém dessas notas espirituais, dessa melodia interior dos profetas e dos santos, diante da qual as almas mortas nos corpos se levantam em seus sudários, sendo sempre a voz de Deus, embora provenha da boca de um de Seus servos.
- Só aquele que apreendeu as realidades por essa intuição direta conhece em verdade, pois quem não provou não sabe.
Rumi considera a influência do mestre sobre os discípulos ora como uma comunicação silenciosa, ora como conselhos de direção que se juntam à comunicação do estado espiritual (hal).
- Na comunicação silenciosa, o bem-amado pede ao amigo que não pense em nada além de vê-lo, que se sente à vontade, pois as palavras são espinhos na sebe que cerca a vinha, e o mestre confundirá as palavras para conversar sem elas.
- Quando o mestre se faz acompanhar de conselhos, a lua falante conduz mais rapidamente os viajantes noturnos no bom caminho, tornando-se luz sobre luz.
- O importante é a transformação que se opera no discípulo quando ele se associa com os místicos, pois a companhia dos santos o torna santo, transformando rocha ou mármore em joia ao chegar ao coração do santo.
Entre o murshid e o murid se estabelece, no seio de seu acordo (ham-dami), uma espécie de osmose espiritual, onde as qualidades boas e más passam de um coração a outro de maneira misteriosa.
- O cão dos Companheiros da Caverna recebeu dos Dorminhocos uma disposição que o fez tornar-se um buscador de Deus.
- Quando o pão inanimado se associa à vida, ele se torna vivo e é transformado em substância de vida.
- Na intimidade de pessoa a pessoa, o mestre conhece o pensamento do discípulo, pois o coração do discípulo se torna um véu cheio de buracos diante do sábio, e o mestre vê o pensamento por essa janela.
A participação no mesmo estado (hal) dá lugar a um mimetismo interior, ilustrado pela anedota de Fihi-ma-fihi sobre o medo de uma criança diante de uma sombra negra.
- A mãe aconselha o filho a atacar a aparição, mas o menino pergunta o que fazer se a mãe da sombra tiver dado o mesmo conselho a ela, ou se tiver aconselhado o silêncio para não se desmascarar.
- A mãe responde que, na presença da sombra, deve-se guardar silêncio e deixá-la falar, esperando que algumas palavras caiam de seus lábios, ou que caiam da própria boca involuntariamente.
- Se da própria consciência se formarem uma palavra e um pensamento, por esse pensamento se poderá conhecer a sombra, pois, sendo impressionado por ela, é seu reflexo e seu estado de espírito que passaram para o próprio espírito.
O Mathnawi se encerra com a evocação desse conhecimento que só pode ser obtido pela troca muda de uma alma a outra, como na resposta de um discípulo sobre como reconhecer alguém na noite.
- O discípulo responde que se senta diante da pessoa em silêncio, faz da paciência uma escada para subir mais alto, e se em sua presença jorrar do coração um discurso que ultrapassa o reino da alegria e da tristeza, sabe que ele lhe foi enviado das profundezas de uma alma iluminada.
- O discurso do coração vem de lá porque há uma janela entre o coração e o coração.
Esse modo de ensino pela comunicação do estado (hal) do mestre é o tema do relato sobre Otman, que se tornou califa e subiu um dia à tribuna.
- Otman permaneceu silencioso, olhou os assistentes sem falar e fez descer sobre eles um estado e um êxtase tão grandes que não ousavam ir embora, não estavam conscientes uns dos outros, nem sabiam onde estavam sentados.
- Cem sermões não teriam produzido um resultado tão bom, pois eles tiraram proveitos e descobriram mistérios que muitas ações ou discursos não teriam podido fazer descobrir.
- Otman, ao descer, disse que para eles era melhor um imame eficaz do que um imame eloquente, pois o objetivo das palavras é ser úteis, comover e conduzir à conversão dos costumes, objetivo que foi alcançado sem palavras infinitamente melhor do que as palavras poderiam ter feito.
Aflaki relata a anedota em que o sheikh Shihab-ud-Din Sohrawardi visitou o Sayyed Burhan-ud-Din Tirmidhi e não foi pronunciada uma só palavra.
- O sheikh Sohrawardi respondeu aos discípulos que, entre pessoas de êxtase, o que é necessário é a linguagem que exprime a situação espiritual, e não a da palavra.
- A palavra sozinha, sem o êxtase, não basta para resolver as dificuldades do coração, e na presença do vidente a vantagem é o silêncio.
