2 Temenos e templo
FONTENROSE, Joseph Eddy. Didyma: Apollo’s Oracle, cult, and companions. Berkeley: University of California Press, 1988.
O CAMINHO SAGRADO
1. A ordenança de culto dos Molpoi, datada do século V a.C., menciona pontos ao longo da estrada de Mileto a Didima onde o colégio dos Molpoi fazia paradas para sacrifícios e canto de hinos quando marchavam periodicamente por ela a caminho de Didima, partindo do portão na muralha sul da cidade, seguindo por terra plana até uma elevação, e dali através de um bosque, e numa campina sobre a elevação cantavam hinos às ninfas, após o que faziam paradas em três lugares não identificados e finalmente no grupo de estátuas de Chares, que ladeavam o Caminho Sagrado antes dos limites do temenos de Didima.
2. Karl Wiegand e outros arqueólogos alemães engajados nas escavações de Mileto e Didima traçaram o Caminho Sagrado na maior parte de seu percurso, encontrando longos trechos dele, e a elevação mencionada na inscrição dos Molpoi é To Psychiko na crista de Stephania, a cordilheira que atravessa a península milesiana de oeste a leste, e segundo Wiegand a parada numa campina para cantar hinos às ninfas ocorria antes que os Molpoi alcançassem o ponto mais alto de seu caminho, e a estrada então seguia por terras altas em declive gradual por cerca de quatro quilômetros e meio até uma ravina chamada Dyo Bryseis (Duas Fontes) e então seguia para o sul descendo a ravina e contornando a colina de São Constantino para alcançar o mar em Panormos ou logo ao norte dele, e de Panormos corria cerca de três quilômetros e meio para sudeste até Didima, onde após passar pelo portão do temenos finalmente terminava na entrada do recinto do templo de Apolo, e o comprimento total do Caminho Sagrado era de 16,4 quilômetros ou onze milhas romanas, e era aparentemente pavimentado em todo o seu percurso, com largura variando de quatro a sete metros.
3. Cerca de trezentos metros ao norte do templo de Apolo o Caminho Sagrado alcançava a fronteira do temenos didimeu, e desde o início havia sem dúvida algum tipo de portão ou estrutura de entrada, e por volta de 100 d.C., provavelmente quando Trajano mandou reparar o Caminho Sagrado, um portão, talvez em forma de arco, foi construído, chamado Strassentor nos relatórios de escavação, e as fundações dessa estrutura foram descobertas em 1907, e evidência de uma estrutura de entrada anterior pode ser a referência na inscrição dos Molpoi a portões em Didima no século V a.C., mas a palavra pode significar a entrada do recinto de Apolo ou a porta do templo, e da entrada do temenos o Caminho Sagrado corria para sudeste por cerca de duzentos metros até um ponto cerca de 150 metros ao norte do canto noroeste do templo de Apolo, e dali seu curso se curvava para leste, finalmente curvando-se em torno da entrada no lado leste do recinto do templo, e as escavações do Instituto Alemão de 1975-1979 desenterraram cerca de oitenta e cinco metros do Caminho Sagrado dentro do temenos, com cerca de cinco metros de largura nessa seção, e a estrada mais antiga data do período arcaico, séculos VII ou VI, e no século I a.C. essa parte do Caminho Sagrado foi reconstruída, e a nova construção incluía um pórtico no lado oeste da estrada e uma série de salas que se abriam para ela, que podem ter sido lojas ou armazéns, ou podem ter sido anexadas ao santuário de Artemis atrás delas, e havia também estruturas no lado leste, e tais estruturas provavelmente ladeavam o Caminho Sagrado desde tempos antigos e certamente desde não mais tarde que o século III a.C., pois fundações helenísticas foram desenterradas nas escavações recentes.
TEMENOS
1. O temenos de Apolo Didimeu e suas divindades companheiras abrangia toda a área de asilo, excluindo a extensão de César, e encerrava a vila de Didima, e de Estrabão se aprende que o circuito do sēkos encerra um assentamento de uma vila e um bosque dispendioso tanto dentro quanto fora, e outros sēkoi encerram o Oráculo e os santuários, e aqui se deixou a palavra sēkos sem tradução, que significa “recinto”, geralmente um recinto sagrado, e Estrabão pode significar toda a área de asilo, o recinto do templo de Apolo, ou apenas o templo de Apolo, e é impossível que pudesse haver uma vila dentro do templo no tempo de Estrabão, embora o áditon hipetro fosse grande o suficiente para várias casas, pois não havia estruturas residenciais nele antes do cerco gótico de 262/3, e o uso residencial do templo exceto em tempo de emergência é certamente impensável, e nenhuma fundação de casas foi encontrada dentro de cem metros do templo de Apolo, e portanto Estrabão deve ser entendido como significando toda a área de asilo, a própria Didima, exceto por algumas residências e um bosque fora dos limites do temenos, embora pareça que ele confundiu todo o temenos com o sēkos do Didimeion.
2. Várias inscrições didimeias indicam uma divisão tripla da população de Didima, a saber: a administração do culto, os residentes no temenos, e os vizinhos, proschōroi, presumivelmente aqueles que viviam fora dos limites do temenos em terras seculares, e provavelmente não havia muralha em torno de todo o temenos, embora se tenha notado um portão onde o Caminho Sagrado entrava no temenos, e os limites eram marcados por pedras de fronteira, várias das quais foram encontradas.
3. Dentro do grande temenos de Didima, o temenos de Apolo no sentido mais amplo, situavam-se os santuários, sēkoi, hiera ou temene menores, do Didimeion, o grande templo de Apolo, e de várias divindades companheiras de Apolo, e Artemis Pítica, Zeus Soter, Angelos e Phosphoros tinham santuários ou temene em Didima, e sem dúvida havia outros, como Leto, e como Estrabão diz, outros sēkoi encerravam o manteion e os santuários de outros deuses, e seu “outros” parece distinguir esses sēkoi do sēkos que encerra uma vila, pelo qual ele significa o temenos de Apolo, seja no sentido maior ou menor, e portanto ele parece distinguir o manteion do Didimeion, e Rehm supôs que ele significava o chresmographion ou a casa do profeta, e Hahland pensa que ele significava um recinto em torno da fonte sagrada, e parece mais provável que Estrabão não estivesse bem informado sobre Didima e seus santuários, e aparentemente nunca visitou o lugar, e assim escreveu uma descrição confusa, e como toda a vila era chamada Naos, Templo, ele parece ter confundido todo o temenos com o Didimeion.
4. O bosque sagrado ficava imediatamente a oeste, noroeste e sudoeste do templo de Apolo, e nenhuma evidência de edifícios adjacentes ao templo foi encontrada nessa seção, e assim com toda a probabilidade esse terreno era coberto de árvores, e a vila, na medida em que restos de casas foram encontrados, ficava entre o templo e o portão do temenos e a oeste do bosque, e até onde o temenos se estendia ao sul do Didimeion ainda é desconhecido, e talvez nessa direção ficassem santuários de outros deuses, mas, como se verá no capítulo 7, o santuário e talvez o templo de Artemis Pítia situava-se a noroeste do templo de Apolo, e além de templos, vila e bosque, o temenos continha altares, estátuas, edifícios públicos, lojas, banhos, pórticos e bancos de pedra.
O TEMPLO ARCAICO
1. Como já se notou, o templo arcaico foi construído na segunda metade do século VI a.C., e os principais restos são as fundações das paredes norte, sul e oeste do áditon, telhas de mármore, fragmentos de tambores de colunas, capitéis e blocos de arquitrave, e esses achados revelam uma colunata dipteral de ordem jônica repousando sobre um krepidoma de dois degraus e encerrando um naos que consistia inteira ou majoritariamente de um áditon hipetro, e fora isso não há certeza sobre o comprimento e a largura da estrutura como um todo ou do naos em particular, ou sobre a altura das colunas, o número de colunas e o plano interior, e os arqueólogos que estudaram os restos chegaram a três reconstruções diferentes, uma das quais deve ser rejeitada em vista de achados mais recentes.
2. As fundações sobreviventes das paredes do áditon arcaico têm trinta e três metros de comprimento nos lados norte e sul e cerca de dezenove metros no lado oeste, indicando uma largura de áditon de dezesseis ou dezessete metros, e Knackfuss e Gruben acreditavam que as paredes norte e sul se estendiam cerca de dezessete metros mais para o leste, e que a parede leste tinha uma porta que dava acesso a degraus que desciam ao piso do áditon, e supunham que a pia de água benta da igreja bizantina posterior erguia-se da fonte sagrada do templo antigo, que teria que estar cerca de vinte e um metros a leste do naiskos, mas agora se sabe que a fonte sagrada estava muito mais perto do naiskos, e as escavações de 1962 mostraram que as paredes de fundação do áditon arcaico não se estendiam mais para o leste do que os restos visíveis.
3. Como o lado leste do áditon é aproximadamente a linha que une as duas extremidades leste das fundações das paredes, incluindo um lance de degraus, surge a questão de se essa linha também marca a parede oeste do pronaos no nível do estilobata, ou se uma câmara coberta intervinha entre pronaos e áditon, ou melhor, o lance de degraus que descia ao piso do áditon cerca de dois metros abaixo, como no templo helenístico.
4. Tuchelt adota a primeira reconstrução, supondo um pronaos de três naves com duas fileiras de colunas, quatro em cada fileira, modificando assim as duas fileiras de seis colunas cada no pronaos mais longo de Gruben, e ao postular um pronaos de três naves Gruben e Tuchelt seguem o modelo dos templos jônicos arcaicos da Jônia, como o Artemision de Éfeso e os dois templos de Hera em Samos, e o pronaos dava acesso direto à escada do áditon através de uma porta em sua parede oeste, e o comprimento total do naos era de cerca de cinquenta e nove metros, e em contraste com a reconstrução de Gruben de um krepidoma com cerca de oitenta e nove metros de comprimento, carregando uma fileira dupla de colunas com vinte e uma em cada fileira nos lados, oito em cada fileira frontal, seis em cada fileira traseira, 102 colunas no total, Tuchelt tem um krepidoma com cerca de setenta e dois metros de comprimento, carregando uma fileira dupla de colunas, dezessete em cada fileira nos lados, fileiras frontal e traseira como no plano de Gruben, oitenta e seis colunas no total, e tanto Gruben quanto Tuchelt supõem um espaçamento intercolunar de 4,36 metros, que expressa a proporção normal do diâmetro inferior das colunas externas para o espaçamento intercolunar, conforme determinado a partir de medições de fragmentos sobreviventes de tambores e bases, e Gruben assim determina o comprimento do estilobata, supondo que o Didimeion arcaico tinha vinte e uma colunas em cada fileira lateral como no templo helenístico, e a altura das colunas, como Gruben a calcula a partir das proporções normais do diâmetro inferior da coluna para a altura, era de quase 15,5 metros.
5. Contrariamente a Gruben e Tuchelt, Fehr reconstrói uma câmara entre pronaos e áditon como no Didimeion helenístico, concluindo razoavelmente que a estrutura posterior foi construída sobre um plano muito semelhante ao do templo do século VI, mas em escala muito maior, e como no templo helenístico, o piso da câmara estava cerca de 1,5 metros acima do nível do pronaos, com uma abertura no lado leste não acessível a partir do pronaos, e como o templo posterior tem um pronaos de cinco naves com quatro fileiras leste-oeste de três colunas cada e um comprimento antal de cerca de um sexto do comprimento das paredes do naos, e como o limite leste do áditon é determinado pelas fundações sobreviventes das paredes, a câmara interveniente tinha que ser proporcionalmente maior, cerca de um quarto do comprimento do naos, cerca de cinquenta e nove metros, em vez de um quinto, e portanto não poderia ter sido uma única sala com duas colunas no centro, e Fehr supõe não apenas uma câmara com duas colunas no meio, proporcionalmente menor que a câmara posterior, mas também uma antecâmara com duas colunas centrais no lado oeste e um salão entre câmara e antecâmara, e como no templo posterior, corredores abobadados corriam do pronaos ao áditon nos lados norte e sul do naos, e então um lance de nove degraus subia do áditon à antecâmara, aberta no lado oeste, e uma única porta dava acesso ao salão a partir da antecâmara, e duas portas à câmara a partir do salão, e nos lados norte e sul do salão havia lances de degraus que levavam a salas superiores, e o krepidoma tinha setenta e dois metros de comprimento, como na reconstrução de Tuchelt, mas tinha 108 colunas na colunata dupla, como no Didimeion posterior, decastilo, com vinte e uma colunas em cada fileira nos lados, e o espaçamento intercolunar era de 3,27 metros.
6. Decidir entre as reconstruções de Tuchelt e Fehr está além da competência do autor, mas ele considera muito provável que o novo Didimeion fosse construído sobre o plano do templo arcaico, e assim se inclina a favorecer a reconstrução de Fehr em suas linhas principais, mas sua complexa estrutura coberta entre pronaos e áditon é demasiado conjectural para pronta aceitação.
7. Havia cinco pilastras nas paredes norte e sul do áditon, lado interno, espaçadas cerca de seis metros, e um pequeno templo interno, o naiskos, ficava na parte ocidental do áditon, com cerca de quinze metros de comprimento e cinco metros de largura, e Gruben e Fehr acreditam que foi construído ao mesmo tempo que o templo arcaico, isto é, após 550 a.C., com o propósito de guardar a imagem de Apolo, e que o Apolo de Kanachos substituiu a figura original de Apolo, mas Drerup e Tuchelt oferecem boas razões para datá-lo mais cedo, talvez por volta de 575, apesar da circunstância de que sua posição não é simétrica em relação às paredes do primeiro templo, o sekos, pois sua parede norte está muito próxima da parede norte do sekos, e as paredes do naiskos são equidistantes em ambos os lados das paredes do áditon arcaico, e pode ser que o naiskos fosse destinado ao templo que substituiria o sekos e foi construído primeiro, e então talvez o início da construção do Didimeion tenha sido adiado por cerca de um quarto de século.
8. As colunas de canto do peristilo do Didimeion arcaico eram decoradas com relevos de korai acima da base, e as arquitraves eram decoradas com relevos de Górgona e leões, e em frente ao templo ficava o grande altar de cinzas dentro de um baixo muro de circuito.
O TEMPLO HELENÍSTICO
1. O templo que os milesianos começaram a construir após 330 a.C. foi concebido em grande plano, pois queriam construir um templo que igualasse qualquer outro em tamanho e magnificência, e conseguiram construir o terceiro maior, sendo superado apenas pelo Heraion de Samos e pelo Artemision de Éfeso, um dos sete maravilhas do mundo, e a Jônia era uma terra de templos enormes, pois além dos já mencionados havia o templo de Apolo em Klaros, o Artemision de Magnésia do Meandro e, logo fora da Jônia, o Artemision de Sardis, e o comprimento total do Didimeion, medido ao longo da camada inferior do krepidoma na euthynteria, é de aproximadamente 118 metros, a largura total cerca de sessenta metros, e o estilobata tem 109,34 metros de comprimento e 51,085 metros de largura, e a altura das colunas mede 19,7 metros, enquanto o Artemision de Éfeso tinha um comprimento total de 125,16 metros e uma largura de 64,79 metros, seu estilobata media cerca de 112 por 55 metros, e sua altura de coluna 18,4 metros, e essas medições mostram que a superfície do estilobata do Artemision é maior, e se se mede a partir dos eixos das colunas de canto, as dimensões do Didimeion chegam a 107,75 por 48,55 metros, as do Artemision a 107,11 por 50,48 metros, e portanto o Didimeion tem quase o mesmo perímetro na colunata externa, e dentro da colunata as paredes do templo do Didimeion, incluindo as paredes antas, medem perto de 87,5 metros de comprimento e 29,2 metros de largura, enquanto as do Artemision medem aproximadamente setenta e um por vinte e três metros, e portanto o naos, o templo propriamente dito, do Didimeion é muito maior.
2. O krepidoma do Didimeion consiste em sete camadas de pedras, cada uma das seis superiores sendo mais curta que a camada abaixo, resultando em sete degraus íngremes em cada lado, exceto na frente, lado leste, onde os degraus do krepidoma são interrompidos por um lance de treze degraus mais curtos ladeados por muros divisórios de pedra nos eixos das paredes norte e sul do naos, e a colunata é dipteral, como se disse, de ordem jônica, com vinte e uma colunas em cada fileira ao longo dos lados norte e sul, dez em cada fileira na frente e atrás, totalizando 108 colunas no peristilo, três das quais ainda estão de pé, e com doze colunas no pronaos há 120 colunas exteriores no total, e algumas bases de colunas na fileira frontal, lado leste, são dodecagonais com painéis decorados, alguns dos quais têm um desenho de Tritão e Nereida, e os capitéis também eram decorados, e nos capitéis de canto frontais as volutas são substituídas por cabeças esculpidas, com a parte frontal de um grifo substituindo a voluta externa, e a voluta oposta consistindo em duas cabeças de deuses, a de Apolo na frente e a de Zeus atrás, no capitel de canto sudeste, e provavelmente a cabeça de Artemis na frente e a de Leto atrás no capitel de canto nordeste, e nas laterais desses capitéis de canto há cabeças de touros esculpidas, e a entablatura frontal tinha um friso de esplêndidas cabeças de Górgona, e essa Górgona é suficientemente sinistra, mas humana em traços, não tão terrivelmente grotesca quanto as Górgonas do templo arcaico.
3. O pronaos, ou prodomos, como se disse, era preenchido com doze colunas, que eram dispostas em três fileiras latitudinais de quatro colunas cada, formando cinco naves de frente para trás, e por essa razão era chamado dodekastylos nas inscrições, e tinha quinze metros de profundidade e quatorze metros de largura, e sua parede ocidental é quebrada por uma abertura de oito metros de largura, cuja soleira está um metro e meio acima do nível do pronaos, e não havia degraus que levassem a ela, e através dessa abertura o interior da câmara coberta ou cella, doravante chamada câmara leste, era visível para pessoas de pé no pronaos.
4. A câmara leste mede cerca de quinze por oito metros, sendo seu comprimento perpendicular ao eixo do templo, e em seu centro havia duas colunas de ordem coríntia que sustentavam o teto, e na parede oeste havia três portas, fechadas por folhas giratórias, chamadas trithyron numa conta de construção, e aparentemente foi para essas portas que um filho de Ptolemeu Theos, provavelmente Ptolemeu XIII, enviou presas de marfim pesando vinte talentos e vinte minas, por volta de 41 a.C., e ele as enviou para a grande porta, o que não pode significar a ampla abertura no lado leste da câmara, já que esta não tinha porta para fechá-la, e nenhuma outra porta além do trithyron, ao que parece, pode ser significada, e anteriormente, em 54, Ptolemeu XII Theos havia enviado trinta e quatro presas de marfim pesando vinte talentos e vinte minas a Apolo, provavelmente para o mesmo propósito, e o marfim era aparentemente destinado ao embelezamento do trithyron, e as três portas dão acesso a um lance de vinte e dois degraus, com 15,5 metros de largura, exceto os dois inferiores, que cruzam o áditon, e que descem ao áditon, e esses degraus, como o áditon, estão sob o céu aberto.
5. Em cada lado da câmara leste há uma porta que dá acesso a uma caixa de escada, e cada caixa de escada encerra ou encerrava um lance duplo de escadas, e seu teto é coberto com um padrão de quadrados e chaves, geralmente chamado padrão meandro, e as contas de construção dão o nome de “labirinto” a essas caixas de escada, e as escadas estão melhor preservadas na caixa sul, onde o lance superior pode ser visto, e se essas escadas levavam a uma câmara superior, como Haussoullier supôs, não era uma sala sob o teto, já que as duas colunas evidentemente sustentavam o teto, como mostra o tamanho das bases, e Knackfuss conjecturou que elas subiam a um terraço com parapeito no telhado, mas possivelmente davam acesso a uma sala de sótão acima do teto da câmara leste.
6. Nos lados direito e esquerdo da parede oeste do pronaos há duas portas no nível do piso do pronaos, que dão entrada a corredores abobadados como túneis que descem sob as caixas de escada até pequenas salas sem teto que se abrem para o terceiro degrau do lance que sobe do áditon à câmara leste, e essas passagens escuras fornecem o único acesso fácil ao áditon, e dali à câmara leste, a partir do pronaos.
7. O áditon, aberto ao céu, mede quase cinquenta e quatro metros de comprimento desde as portas oeste da câmara leste até a parede oeste do áditon, e vinte e dois metros e meio de largura, e seu comprimento, excluindo a escada de vinte e dois degraus no lado leste, é de cerca de quarenta e sete metros, e seu nível de piso está cerca de quatro metros abaixo do da câmara leste, e as paredes em três lados tinham cerca de vinte e cinco metros de altura, incluindo o pódio, e sobre o pódio, com cerca de 5,2 metros de altura, está assentada uma parede sustentada por largas pilastras com mais de dezoito metros de altura, dez em cada uma das paredes norte e sul, três na parede oeste, e pilastras em forma de L nos cantos noroeste e sudoeste, e o espaçamento interaxial é de cerca de cinco metros, como na colunata externa, e os capitéis das pilastras são alternadamente decorados com motivos de cabeça de grifo e gavinhas de videira, e entre os capitéis há um friso de grifos, nem todos exatamente iguais, entre liras, e são grifos admiráveis, dos quais John Ruskin certamente teria aprovado, pois o mostrado na Figura 10, por exemplo, é certamente um grifo “verdadeiro”, e esse animal poderia viver e voar.
8. Na parte ocidental do áditon ficava o naiskos, com cerca de 14,2 metros de comprimento e 8,5 metros de largura, e era uma estrutura de mármore, tetrastilo, prostyle, de ordem jônica, e as colunas tinham mais de sete metros de altura, e a altura total era de dez metros, e a parede oeste estava cerca de 4,5 metros da parede oeste do áditon, e as paredes norte e sul terminam cerca de 1,5 metros atrás das colunas e têm cerca de 11,5 metros de comprimento, e o pronaos tem cerca de dois metros de profundidade, e o naos ou cella oito metros de comprimento e 5,6 metros de largura, e como já se indicou, esse edifício abrigava a imagem de bronze de Apolo que Kanachos fez, e um tipo de moeda milesiana do século III d.C. mostra um templo tetrastilo dentro do qual aparece a imagem de Apolo de frente, e o naiskos foi construído antes das paredes do áditon, e nele cultos e cerimônias oraculares eram provavelmente realizados antes que a câmara leste e o áditon estivessem prontos para uso.
9. Sob o piso do naiskos foi encontrado um bothros, uma cova, e no fundo foi colocada uma placa de mármore, e sobre ela a cova foi preenchida em duas camadas com terra misturada, ossos de pássaros, pedaços de ferro, moedas de bronze helenísticas e objetos de ouro e prata, e uma placa de mármore separava as duas camadas, e outra placa de mármore foi colocada no topo, e os bothroi eram empregados em cultos ctônicos, os de deuses e daimones do submundo, heróis e mortos, como altares de cova para fazer sacrifícios, mas esse bothros didimeu foi preenchido e coberto de uma vez por todas, e foi preenchido com terra junto com os ossos de pássaros e outros objetos mencionados, não com cinzas, como alguns bothroi em outros lugares, nos quais cinzas sacrificiais eram depositadas como especialmente sagradas, e as cinzas espalhadas sobre a placa de mármore no topo desse bothros vieram da queima cristã do naiskos após o Didimeion deixar de ser um santuário pagão, e parece provável que o bothros tenha sido cavado para a consagração do naiskos no século III a.C., e os ossos de pássaros, restos de pássaros queimados inteiros, podem ter simbolizado os poderes divinatórios de Apolo, mas foi um sacrifício único, feito para esta ocasião e propósito particulares, pois vítimas de pássaros eram raras e certamente não costumeiras no culto de Apolo Didimeu, e como Wiegand e Knackfuss sugeriram, o conteúdo da cova eram objetos sagrados que não podiam ser descartados em um receptáculo menos sagrado, e talvez viessem do naiskos do século V que foi removido e substituído pela estrutura do século III.
10. O templo não tinha opistódomo como geralmente entendido, mas esse nome foi dado em Didima à parede oeste do áditon, e o piso do áditon foi coberto com um pavimento em séculos posteriores, mas no século III a.C. um bosque de loureiros, ao que parece, crescia no áditon, e isso é provavelmente verdadeiro para o Didimeion arcaico.
11. A fonte sagrada brotava na parte ocidental do áditon, logo a nordeste do naiskos, onde uma câmara de fonte foi construída no século V, e a princípio os escavadores supuseram que ela se situava na parte oriental do áditon, mais ou menos onde a pia da igreja bizantina foi colocada na Idade Média, e isso pode ser verdadeiro para um período da história do santuário, mas é provável que a fonte mudasse de posição uma ou duas vezes, e notou-se que foi renovada por volta de 331 a.C. e novamente em 262/3 d.C., isto é, o riacho subterrâneo deixaria de brotar num lugar e reapareceria em outro, e segundo o folclore milesiano, as águas dessa fonte brotavam de uma nascente no Monte Mykale do outro lado do Golfo Latmico, de onde fluíam subterraneamente e sob o Golfo para brotar novamente no áditon em Didima.
12. É evidente que o plano do Didimeion helenístico era próximo ao do templo arcaico, embora fosse um edifício muito maior, e tanto mármore quanto calcário foram empregados na construção, e nesse templo, acredita o autor, apenas Apolo Didimeu era adorado, e outros deuses de Didima tinham seus próprios santuários.
OUTRAS ESTRUTURAS
1. A oito metros em frente ao nível mais baixo do krepidoma jazem as fundações de uma grande estrutura circular, que tem uma circunferência externa de cerca de vinte e cinco metros, um diâmetro correspondente de quase oito metros, uma circunferência interna de cerca de 17,5 metros e um diâmetro interno de quase 5,6 metros, e os restos mostram aberturas para portões ou portas nos lados leste e oeste, e Wiegand, Knackfuss e a maioria dos estudiosos tomaram essa estrutura como o altar ao qual Pausânias se refere em seu relato do altar de cinzas em Olímpia, dizendo que o altar didimeu era composto do sangue das vítimas sacrificiais, e como nesse espaço os escavadores encontraram ossos carbonizados junto com astragaloi votivos e fragmentos de vasos datados dos séculos VII e VI, é provável que este fosse um altar como o olímpico, composto das cinzas amontoadas das vítimas e do combustível usado para consumi-las, não umedecido com água do rio como em Olímpia, mas com o sangue das vítimas, para formar uma massa cônica coesa, e a data dos fragmentos indica que esse altar foi construído na época do templo mais antigo, e ficava exatamente no eixo do templo do século VI, posição incomum para o altar de um santuário grego, que quase sempre fica fora do centro, e em Olímpia o altar de cinzas ficava a nordeste do templo de Zeus, e de fato a leste do Pelopion, e ligeiramente ao sul do eixo do templo helenístico, e Pausânias diz que o tebano Herakles fundou esse altar, e foi o Herakles ideu quem fundou o altar olímpico, segundo uma versão da lenda de fundação, e um relevo do teatro milesiano do século II d.C. mostra ao lado de uma representação do Apolo de Kanachos um cone encimado por uma chama, que pode ser destinado ao altar de cinzas de Didima.
2. Fehr, no entanto, discorda da interpretação da estrutura circular como altar, considerando-a pequena demais em comparação com os altares de Samos e Éfeso, e acredita que era um tholos, um edifício redondo no qual enviados e visitantes importantes de outras cidades eram banqueteados, explicando assim os ossos carbonizados, e aponta que Pausânias não diz que o altar de cinzas didimeu era dedicado a Apolo Didimeu, e não há indicação nos restos da altura das paredes, e os estudiosos supuseram um muro baixo circundando o monte de cinzas, mas se isso era um tholos, o muro era muito mais alto, e a estrutura tinha telhado, e parece ao autor, no entanto, que os ossos carbonizados são decisivos, pois era ali que ficava o altar de cinzas, e se o espaço fechado é grande o suficiente para um salão de jantar, é certamente grande o suficiente para um altar, e os ossos não são facilmente explicáveis como refugo de mesas de jantar, pois não teriam sido removidos inteiramente do edifício.
3. Diante do templo e além do altar havia um terraço para oferendas votivas, cujo muro de contenção em forma irregularmente arqueada, com cerca de 125 metros de comprimento, varia de 2,5 a 3,5 metros de altura e está no máximo a cerca de trinta metros do degrau mais baixo da frente do templo, mas a apenas quatro metros do canto nordeste, e é quebrado em sua metade sul por três lances de degraus, e o muro é arcaico e fazia parte do temenos do século VI, se não foi construído antes, e sobre o terraço foram encontradas bases e fragmentos de esculturas votivas e também as fundações de dois pórticos, e algumas dessas esculturas eram figuras grandes como o grupo de Chares no Caminho Sagrado.
4. Os assentos no lado sul do estádio começam onde o muro de contenção do terraço votivo termina logo ao sul do canto sudeste da colunata do templo, e os degraus sul da plataforma do templo, como se viu, serviam como assentos no lado norte, e o espaço entre eles, no qual ocorriam competições, tem quinze metros de largura, e havia sete fileiras de assentos em cada lado, e três fileiras ainda podem ser vistas no lado sul, a mais baixa das quais pode ser traçada por sessenta metros, e muitos assentos trazem os nomes, provavelmente inscritos entre 100 a.C. e 100 d.C., daqueles para quem eram reservados.
5. As contas de construção mencionam um chresmographion, que parece ter sido um edifício separado, e seu local é desconhecido, mas uma inscrição aponta para uma posição a noroeste do templo, e como o nome indica, ele tinha algo a ver com a forma escrita dos oráculos falados, e sobre sua possível função mais se diz no capítulo 5.
6. Pedras usadas para a basílica construída no templo no século V d.C. foram retiradas de um edifício demolido conhecido como a casa do profeta, e essas pedras foram inscritas com os nomes de profetas, com informações sobre as circunstâncias de seus mandatos, e com versos ocasionais escritos em honra de profetas individuais, e tantas são as pedras encontradas que o edifício pode ser descrito como de ordem dórica com quatro colunas na frente, e essas colunas carregavam listas de profetas dispostas de modo que a palavra prophetes aparece na primeira coluna à esquerda, o nome do profeta na segunda, seu patronímico na terceira, e para alguns a palavra autoetes na quarta, e os profetas nomeados serviram no século I a.C., mas o edifício pode ter sido construído no século III, e anexo a ele havia um pórtico chamado “a stoa da casa profética” nas inscrições, e embora tanto se saiba sobre a casa do profeta, não se sabe onde ela ficava, mas muito provavelmente seu local era perto do templo.
7. Wiegand identificou a casa do profeta com o chresmographion, e essa identificação foi geralmente aceita, mas Tuchelt duvida que a casa do profeta pudesse ter servido a todos os propósitos que foram propostos para ambas essa casa e o chresmographion, um escritório para escrever oráculos, uma sala de espera para consultantes, um arquivo e uma residência do profeta em exercício, e é provável que esses fossem edifícios separados, embora possivelmente próximos um do outro.
8. No temenos de Didima havia santuários e altares de Artemis Pítia, Zeus Soter e outros deuses e deusas, e vários edifícios públicos não religiosos foram erigidos, pois contas de construção de cerca de 180-175 mencionam uma casa dos prítanes, também chamada prytaneion, isto é, prefeitura, e esse edifício representava a prefeitura da cidade, e aqui os prítanes, principais magistrados, e seus convidados faziam suas refeições quando presentes em Didima, e aqui também havia sem dúvida uma lareira para sacrifícios cívicos e salas para registros, e possivelmente um tribunal para casos surgidos em Didima, e Didima também tinha um ginásio, um makellon, açougue ou matadouro, uma basílica, salão colunar do período romano, banhos e outras estruturas de propósito desconhecido, e havia provavelmente também um tamieion, um escritório para os controladores, e pode-se imaginar Didima por volta de 200 d.C. como uma cena impressionante de atividade religiosa.
